Autor Tópico: Homem moderno saiu da África bem antes do estimado  (Lida 1817 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Homem moderno saiu da África bem antes do estimado
« Online: 28 de Janeiro de 2011, 09:21:42 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/866842-homem-moderno-saiu-da-africa-bem-antes-do-estimado.shtml

O Homo sapiens saiu da África bem antes do que se imagina. A teoria vigente é que eles teriam migrado pela costa da África, em direção à do mar Mediterrâneo, por volta de 60 mil anos atrás.

Agora, segundo um trabalho a ser publicado na revista americana "Science" (edição desta sexta-feira), essa migração pode ter remontado a 100 mil e 125 mil anos, na península arábica.

Os indícios constam em ferramentas descobertas nos Emirados Árabes Unidos e estudadas por uma equipe internacional chefiada por Hans-Peter Uerpmann, da Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, na Alemanha.

Os artefatos foram encontrados por um outro grupo científico, coordenado por Simon Armitage, do Royal Holloway da Universidade de Londres.

O período no qual o homem moderno começou a emigrar do continente africano e a sua dispersão pelo Mediterrâneo e ao longo da costa da península arábica são questões fundamentais sobre a evolução do homem moderno.

No sítio arqueológico de Jebel Faya, foram achados um conjunto de ferramentas, em particular sílexes talhados em ambos os lados para cortar ou cavar, machados sem empunhadura e raspadeiras.

Usando uma técnica conhecida por datação por luminiscência por estímulo óptico, que permite medir há quanto tempo um objeto não está exposto à luz, descobriu-se que as ferramentas de pedra tinham origem há 100 mil a 125 mil anos atrás.

Segundo o estudo, os Homo sapiens teriam chegado à península arábica a partir do Chifre da África, já que naquela época o nível do mar era bem mais baixo.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Homem moderno saiu da África bem antes do estimado
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 14:28:16 »
Nesse caso... será que não chegaram às Américas antes do que é atualmente aceito [40k anos atrás]?
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2011, 18:27:03 »
40 mil? Com base em Clóvis, o mais aceito, não são nem 15 mil... e Luzia, que seria a mais antiga, acho que teria só 30 mil...

(se bem me lembro)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2011, 18:59:13 »
40 mil? Com base em Clóvis, o mais aceito, não são nem 15 mil... e Luzia, que seria a mais antiga, acho que teria só 30 mil...

(se bem me lembro)
Falei merda, né? :/
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2011, 19:30:01 »
Eu achei que pudesse ter se referido reforçar a hipótese de ~30k para Luzia, ou que tivesse havido algum novo achado ou maior suporte para isso...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2011, 20:36:47 »
Lembro de um documentário do Discovery "A Origem do Homem", que fala sobre as Evas genéticas, onde já informa sobre uma migração mais antiga que teria atingido a Arábia e o Iêmem, mas que teria sido um beco sem saída, todos foram extintos. Nós seríamos descendentes da segunda (e terceira e quarta...) leva de migrantes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2011, 21:57:43 »
Esse é um assunto bem interessante sobre o qual acho que ainda falta (como tantos outros) um trabalho de divulgação um pouco mais profunda e mais interessante.

Queria visualizar aspectos diversos das teorias migratórias diversas em gráficos animados, como aqueles do Hans Rosling, só que sobre a riqueza das nações.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2011, 01:59:09 »
Nesse caso... será que não chegaram às Américas antes do que é atualmente aceito [40k anos atrás]?

Falei merda, né? :/

Talvez não. A Niède Guidon afirma que há evidências de ocupação humana no Piauí com idade estimada em cerca de 45.000 anos.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2011, 13:31:01 »
Estou citando de cabeça, não encontro a referencia, mas lembro que li um estudo propondo que o deserto do Sahara seria "sazonal", aumentando e recuando através das eras. Quando o desero recua, formam-se um tipo de corredor no meio do Sahara até a costa do Mediterrâneo. Esse ultimo "recuo" teria sido a uns 50 ou 60 mil anos atrás (acho).
Alguem lembra disso, e isso poderia ter influencia no deslocamento do homem primitivo?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!