Autor Tópico: Maioria dos prontuários médicos é mal preenchida, diz pesquisa  (Lida 477 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Maioria dos prontuários médicos é mal preenchida, diz pesquisa
« Online: 28 de Janeiro de 2011, 09:25:42 »
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/866111-maioria-dos-prontuarios-medicos-e-mal-preenchida-diz-pesquisa.shtml

A maioria dos prontuários de pacientes não é preenchida de forma completa pelos médicos, segundo pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de Pernambuco.

O prontuário é um direito do paciente, segundo o Código de Ética do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Entre os riscos que o paciente corre quando o prontuário não é bem preenchido estão erros na administração de remédios e falta de continuidade no tratamento.

Os próprios médicos podem ser prejudicados, em casos de questionamentos sobre as condutas adotadas e processos jurídicos.

A pesquisa analisou 750 prontuários de internação de adultos e crianças em cinco hospitais de Recife.

Desses, 60% estavam incompletos, em branco ou ilegíveis, contrariando o que estabelece o CFM.

Devem estar no documento informações como identificação do paciente, exames, evolução do caso e procedimentos adotados.

O estudo deu notas aos prontuários de acordo com os itens que eles deveriam conter. Para elaborar esses requisitos, o pesquisador se baseou em protocolos das escolas de medicina do país.

Dois dos hospitais avaliados eram públicos, dois eram particulares e um era filantrópico (público, mantido por instituição privada). Os nomes das instituições não foram revelados.

Os hospitais particulares tiveram o maior número de prontuários péssimos: 68,3% do total. Nos dois hospitais públicos, 60% dos documentos receberam a pior nota. No filantrópico, 59,5% das fichas eram péssimas.

MOTIVOS

Segundo Adriano Cavalcante Sampaio, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE e autor da pesquisa, esses números revelam que o problema, já conhecido, é mais profundo do que se imaginava.

A pesquisa também entrevistou os médicos para saber os motivos das falhas. Eles alegaram falta de tempo e de cobrança dos hospitais.

O presidente da Sociedade Panamericana de Medicina Hospitalar, Guilherme Barcellos, afirma que a visão antiga da medicina não estimulava o compartilhamento das informações, e isso tem mudado só recentemente.

O multiemprego piora a situação. "O médico trabalha em dez lugares ao mesmo tempo, mas em nenhum de forma plena, e deixa os prontuários para o final", afirma.

Sampaio cita falhas na formação dos profissionais, que não estimula a qualidade ética do atendimento. "Se você respeita o paciente, você respeita o direito dele."

Para Antonio Carlos Lopes, professor de clínica médica da Unifesp, muitos médicos têm má vontade. "O prontuário acaba virando uma "colcha de retalhos"."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Maioria dos prontuários médicos é mal preenchida, diz pesquisa
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 11:32:59 »
É anedótico, mas eu confesso que não presto atenção em prontuário de hospitais quando eu vou e/ou levo alguém da minha família para uma consulta, mas uma coisa eu não deixo de fazer: Se a receita estiver ilegível (para minha leitura, pelo menos), eu solicito ao médico refazê-la.

Já aconteceu de eu ter que passar por uma outra consulta somente para ter uma outra receita legível, já que os farmaceuticos das drogarias que fui não entenderam... E olha que tenho parentes que são farmaceuticos.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2011, 14:42:46 »
Não sei a estatísitica, mas aqui no Rio nos hospitais que frequento (e frequento os melhores da rede privada) uns 80% são indecifráveis ou com descriões burocráticas inúteis.

PS- minha letra é uma das indecifráveis, no consultório uso impressora para tudo, caneta só para a assinatura.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2011, 16:20:55 »
Fora o dinheiro que se perde com isso. Aqui um hospital chega a perder 40% das AIH apenas porque elas são preenchidas de forma ilegível e incorretamente, quando preenchem o CID. E para decifrar apenas o dono da letra, que muitas vezes quando aparece para isso no próximo plantão já passou o prazo da AIH.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!