Dá até vontade de citar o sempre bom Emil Cioran: "Todos aspiram por remediar a vida de todos; aspira a isso até os mendigos, inclusive os incuráveis; as calçadas do mundo e os hospitais transbordam de reformadores. A ânsia de tornar-se fonte de acontecimentos atua sobre cada um como uma desordem mental ou uma maldição intencional. A sociedade é um inferno de salvadores!" *
No trecho acima, postado pelo colega, há partes realmente boas, como aquela que trata da falsa cisão entre o indivíduo bom e os corruptos, que estão sempre LÁ, longe.
Se você tirasse todas as pessoas do topo envolvidas no comando hegemônico global, seria apenas uma questão de tempo até outro grupo entrar em cena e buscar pela mesma ambição.
Gostei muito deste trecho, como um cético, dito pessimista.
Portanto, o problema não está no indivíduo ou em grupos. Na verdade, está nas condições sob as quais essas pessoas foram acostumadas e doutrinadas. Como seriam de esperar, muitos criticam essa visão com a noção escapista de que é a “natureza humana” que causa essa competição e necessidade de dominância. Isso é incompatível com os fatos. Na realidade, somos quase folhas em branco quando nascemos e é o nosso ambiente que dá forma a quem somos e como nos comportamos.
Bem, isto me irritou bastante;
sou formado em história, mas amo as explanações biológicas sobre o homem... Fosse a natureza tão benéfica, por que é tão difícil um povo ser honesto, justo, correto, ao passo que é extremamente fácil havê-los violentos, rudes, injustos, honestos?
Inferno! a natureza ignora tais discursos! Foram milhões de anos de uma evolução a qual somente permitiu a vencedores sobreviver; e nós carregamos os genes vencedores e comportamos de acordo com os mesmos. Sou da opinição de que somos bastante instintivo ainda.
Em breve, ingênuos bem intencionados sairão dizendo, como sempre: "Ah! o problema é a educação." E o governo, desonesto sempre, para satisfazer a uma demanda criada, aumenta os anos de escolaridade do povo, o qual conclui o Médio sem saber ler. E ainda se diz que há investimentos em educação!
Tem o site deste movimento em português:
http://movimentozeitgeist.com.br/indexneste sítio, há muito sobre o movimento, onde nós poderemos tirar artigos e idéias para debater; só não o faço agora porque estou deixando de fazer o meu trabalho para postar aqui no fórum...