Autor Tópico: Hadrossauro sobreviveu à extinção de dinossauros, diz estudo  (Lida 1957 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Hadrossauro sobreviveu à extinção de dinossauros, diz estudo
« Online: 31 de Janeiro de 2011, 09:08:22 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/867419-hadrossauro-sobreviveu-a-extincao-de-dinossauros-diz-estudo.shtml

A crença que prevalece é de que os dinossauros desapareceram aproximadamente 65 milhões de anos atrás, depois da colisão de um asteroide contra a Terra, causando condições extremas como o desaparecimento do sol e a morte da vegetação. Mas uma equipe da Universidade de Alberta (Canadá) diz que há animais que sobreviveram mais de 700 mil anos depois do impacto.

Ao usar o método de datação U-Pb em um fóssil de hadrossauro encontrado no Novo México, o grupo chegou à conclusão que os dinossauros não sumiram da face da Terra por causa do asteroide.

De acordo com Larry Heaman, do Departamento de Ciências Terrestres e Atmosféricas da universidade, os pesquisadores consideraram várias razões que explicariam por que o hadrossauro sobreviveu à extinção em massa de dinossauros no fim do período Cretáceo.

Heaman supõe que a vegetação não tenha sumido em algumas áreas, o que possibilitou a sobrevivência de hadrossauros, que se alimentam de plantas.

Ele também acredita que se for aplicado a nova técnica de medição nos fósseis encontrados, o meio científico pode ter que revisar a tese da extinção dos dinossauros.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Hadrossauro sobreviveu à extinção de dinossauros, diz estudo
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 09:55:08 »
E os predadores dele tambem sobreviveram?

Dizem que aqueles com jeitao de avestruz tambem duraram mais um tempo

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 10:20:03 »
5... 4.... 3... 2... 1...

Criacionistas: nós avisamos!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:54:43 »
A idéia não é muito nova e não tem muita credibilidade. Acho que tem só um principal exponente e só. Não sei se isso que está aí é um acréscimo significativo de algo ou é um caso de defesa de "pet theory", se agarrando a tudo que puder ser interpretado forçosamente como evidência, mas descartando problemas diversos e etc e tal.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 12:50:33 »
Nem lí ainda, mas só o fato de o título informar que um dinossauro sobreviveu a extinção dos dinossauros é no mínimo hilário :)
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:39:56 »
Eles tinham saído para visitar os parentes quando ocorreu o impacto K-T. :lol:
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:33:58 »
Geo, deixa eu te fazer uma pergunta... o impacto K-T teve repercussões climáticas por quanto tempo? Cem anos, mil, dez mil, um milhão...?
Latebra optima insania est.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:43:19 »
Geo, deixa eu te fazer uma pergunta... o impacto K-T teve repercussões climáticas por quanto tempo? Cem anos, mil, dez mil, um milhão...?

Há muita controvérsia sobre isto porque não existem registros climáticos diretos, como amostras da atmosfera, do limite entre o Cretáceo e o Terciário.

Além disto há muitos dados indicando que ocorreram algumas grandes erupções de basalto fissural, como o do planalto de Deccan (Índia), em um tempo muito próximo ao do impacto e tiveram contribuição fundamental na extinção da maioria (ou totalidade dos) dinossauros.

O impacto K-T contribuiu para a liberação de dióxido de carbono e de vapor d´água em volumes acima da média atmosférica do período que produziram primeiro um forte efeito estufa. Depois ocorreu uma queda significativa da temperatura por causa dos aerossóis (principalmente rocha pulverizada) lançados na atmosfera pelo impacto.

As erupções basálticas contribuíram para liberar dióxidos de enxofre e de carbono, e que ao se combinarem com o vapor d´água atmosférico, se precipitaram sob a forma de chuvas ácidas ao redor de todo o globo.

E especificamente sobre sua pergunta. Eu estimo que o pico de influência de atuação do impacto K-T não deve ter sido maior que algumas poucas décadas. Já as erupções ocorreram ao longo de pelo menos 300 mil anos, em sua fase principal, segundo estimativas feitas por geólogos suiços e estadunidenses em 2007.
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 00:14:41 »
Obrigado pela resposta, Geo!
Latebra optima insania est.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 08:44:28 »
Tiveram que rebolar muito para sobreviverem, sem luz do sol, chuva de rocha,  mamiferos rindo da cara deles

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 09:49:57 »
Bom, muitos dinossauros sobreviveram, não?
Vejo vários nas arvores em frente a minha casa toda manhã, alem de uns incômodos que ficam rulhando no telhado e deixam meus gatos loucos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 16:05:23 »
Tem uns que sao uma delicia fritos

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 16:24:57 »
Isso me lembra, minha mulher faz uma torta de dinossauro com alho poró que é uma delícia!  :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!