Autor Tópico: Por que cinema 3D não funciona e jamais funcionará  (Lida 3417 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Por que cinema 3D não funciona e jamais funcionará
« Online: 01 de Fevereiro de 2011, 01:25:10 »
Que ótima notícia. Eu precisava mesmo de um argumento melhor do que "eu não gosto" pra ficar puto com essa mania de tudo 3D:

O Roger Erbert, que bloga no Chicago Sun-Times recebeu uma carta do Walter Murch, editor de obras primas como Apocalypse Now e O Paciente Inglês, dando um argumento que ele (e eu) considera definitivo contra o cinema 3D.

Além de ser mais caro, os olhos precisam fazer separadamente duas coisas que nunca são feitas de forma desconexa, que são focalizar a visão na tela a uma distância fixa e convergir os olhos para pontos a distâncias que mudam de cena para cena.

O foco é dado pelo cristalino, uma lente dentro de cada olho, e a convergência é o movimentos dos dois olhos para olharem para o mesmo ponto.

Normalmente, o foco e a convergência andam juntos: se tem um saleiro no parapeito da sua janela a 1m de você e você olha pro saleiro, seus olhos apontam para o saleiro (ficando ligeiramente "vesgos") e o focalizam a essa distância também. Com isso, a paisagem ao fundo fica desfocada:

Quando você muda o foco para a paisagem seus olhos convergem para um ponto bem mais distante, ficando quase paralelos e o foco também muda:

O problema é que no cinema, o foco está sempre na tela, a uma distância fixa. Mas as imagens que passam pros óculos nos fazem ter que convergir os olhos a distâncias diferentes a cada corte, e isso dá um certo trabalho, pois é uma situação completamente antinatural. Murch compara a esfregar círculos na barriga enquanto dá tapinhas no topo da própria cabeça. Exige processamento "de software". Com isso, a edição dos filmes 3D fica mais lenta, com cenas mais longas entre os cortes, o que pode quebrar o ritmo de ação. Esse esforço também acaba cansando o espectador e causando dores de cabeça.

Além disso, como os óculos são polarizados, a intensidade de luz que atinge os olhos do espectador é menor, o que faz com que os filmes 3D sejam mais escuros.

Argumentos que faltavam para que meu preconceito contra essa moda 3D passe a ser uma crítica bem fundamentada :D
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 01:27:56 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Por que cinema 3D não funciona e jamais funcionará
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 01:33:32 »
Obviamente ele não assistiu Avatar, em 3D. Aquilo é surreal.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 01:35:34 »
Continua com o problema do foco, luminosidade, cansaço e dor-de-cabeça.

Além disso, parece que o deslocamento lateral da imagem é mais prejudicado que o vertical, devido à diferença das imagens, isso acaba dando uma ilusão maluca no cérebro e isso acaba distraindo o espectador.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 04:59:19 »
Tbm nao gosto dessa bobageira toda de filmes "3D". Ja assisti uma vez, um sobre esquilos espioes (era o único "3D" em cartaz ok), e não vi nada de mais. Apenas algumas cenas que davam uma impressam que a imagem "pulava" da tela e nada mais. Sem falar que eu nao gostei de ficar com aquelas porcarias de óculos na cara.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 09:38:39 »
Assisti "Up - Altas Aventuras" em 3D porque queria ver qual era e adorei, pois houve ali muita sensibilidade na hora de montar as cenas. Assisti "Avatar" e achei extremamente bem-feito, por mais que a história fosse bobinha. E ficou nisso :-)

A enorme maioria desses filmes são caça-níqueis malfeitos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 09:51:06 »
Aquele das corujas é legalzinho

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:03:45 »
Não daria para evitar esse problema do foco mexendo com a profundidade de campo? O bom é que isso talvez ajudasse também na questão da
luminosidade. Tirando isso, o artigo parece provar que o teatro é impossível...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dalai Manha

• Nível 06
  • *
  • Ouve, vê e compartilha, se queres viver em paz
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:30:28 »
Acho que essa tecnologia tem apenas que amadurecer, assim como as que vieram antes dela. Além do mais teremos holografia pra competir em algumas áreas desse mercado, o que aumenta a competição e pode trazer mais inovação.

Será que dá tempo de mudar para Marte?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:36:09 »
Geralmente quanto maior é o recurso tecnológico/efeito especial menor é a qualidade da estória e do filme.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:37:14 »
Geralmente quanto maior é o recurso tecnológico/efeito especial menor é a qualidade da estória e do filme.
Mas o inverso não acontece.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Egon Braun

• Nível 02
  • *
    • Meaningful songs to daily feed the soul...
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 15:47:08 »
 Pra mim, perfeição 3D só no teatro mesmo. Eu sinceramente ainda não consegui ver algo que realmente valesse a pena. Vi Tron esperando algo fantástico e saí decepcionado. Quando fiquei sabendo dos filmes 3D pensei que iria ser algo que saísse da tela mesmo ... e o máximo que vi foi profundidade entre o cenário e os atores ... sinceramente ao meu ver não vale a pena.

O que vi de mais legal em 3D foi a borboleta no final de Alice no País das Maravilhas e o menino lançando a vara de pescar na abertura da Dreamworks.
A new song everyday for you -- egonbraun.tumblr.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:32:25 »
É questão de pra onde vai o dinheiro... mais recurso tecnológico = mais dinheiro gasto, então eles vão "enxugando" de outras partes que alguns cineastas consideram menos importantes - como roteiro.
[E é por isso que eu assisto tanto filme velho...]

Pra mim, perfeição 3D só no teatro mesmo. Eu sinceramente ainda não consegui ver algo que realmente valesse a pena. Vi Tron esperando algo fantástico e saí decepcionado. Quando fiquei sabendo dos filmes 3D pensei que iria ser algo que saísse da tela mesmo ... e o máximo que vi foi profundidade entre o cenário e os atores ... sinceramente ao meu ver não vale a pena.

O que vi de mais legal em 3D foi a borboleta no final de Alice no País das Maravilhas e o menino lançando a vara de pescar na abertura da Dreamworks.
Assista o Tron antigo, então... ao menos pra mim empolgou :D
Latebra optima insania est.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 17:42:56 »
Eu vi Tron em 2D e fiquei imaginando como fariam as cenas em 3D, meu amigo viu em 3D e disse que é decepcionante e que as cenas que eu imaginei ficarem legais em 3D não foram feitas em 3D.

A parte engraçada é achar o filme animal por causa das sutis referências ao primeiro filme e a sistemas computacionais, como o Apple ][ no quarto do Flyyn Jr., o top rodando no terminal do arcade, pela Olivia Wilde etc... E os pirralhos que acham que são nerds porque veem Big Bang Theory saindo do filme boiando sem achar graça...

Mas pelo 3D, realmente, não me atrairia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 18:41:56 »
Isso que o Alice foi filmado em 2D.

Até onde eu sei os problemas técnicos do 3D ocorrem em filmes que não usaram corretamente a técnica ou foram filmados em 2D, o que não é o caso do Avatar. O mal-estar ocorre em uma minoria de pessoas.

A crítica do Egbert é contra o "3D way of life" que os filmes estão adotando agora, como se a experiência cinematográfica de uma hora para outra dependesse desse recurso. Filmes feitos minuciosamente para a experiência como o Avatar são interessantes, assistimos durante décadas clássicos cujo recurso do 3D não acrescentaria nada a experiência. Pelo contrário, criaria distração.

O artigo completo dele está aqui:
http://www.newsweek.com/2010/04/30/why-i-hate-3-d-and-you-should-too.html

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 18:46:12 »
Ótimos pontos.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:27:53 »
Avatar apresenta bem o que pode ser feito de bom em termos de 3D, mas no geral acho que é uma moda passageira.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 02:35:54 »
Eu também tendo a pensar assim. Nunca vi nenhum filme em 3D (moro no interior), embora tenha certeza de que a experiência é legal. Mas no geral concordo com o Egbert: os filmes já são em 3D e não vejo motivo do recurso se tornar indispensável.

Mas, por outro lado, as empresas que fabricam televisores estão investindo muito na tecnologia. E talvez o que estamos presenciando agora seja só a ponta do iceberg de uma revolução na experiência cinematográfica. Talvez surjam até filmes cult em 3D.

Divagar e sempre. =)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 13:18:40 »
as pessoas que compram tv 3d a trocentos mil reais nunca deixarão ser uma moda passageira e venderão até a mãe para provar que não gastaram dinheiro à toa. pode anotar.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 13:58:28 »
Curiosamente, essas TVs 3D não vão funcionar se você assistir deitado no sofá.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 13:59:29 »
Acabei de saber que sexta-feira estréia um novo filme do James Camaron, usando a mesma tecnologia 3D de Avatar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 14:18:14 »
3D... pior e mais caro. :nojo:
Lembro-me de quando começaram a aparecer os filmes em 3D (30 anos?) e pouco depois deixaram de se fazer (usava-se uns óculos especiais para os ver). Espero que exista sempre uma versão em 2D, senão vou perder alguns que gostaria de ver.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Março de 2011, 23:46:56 »
Mark Kermode sobre o 3D:

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Março de 2011, 21:54:10 »
3d é legal. Mas apenas para ver um ou dois filmes, nao importa muito se é dia dos namorados macabro ou avatar.
Concordo muito com o snow, basear toda ou  grande parte das producoes de agora em diante no 3D é um erro muito grande. Tem gente que nao se adpta ao efeito e acaba fazendo campanha contra. Mas eu vejo com toda perfeicao que eles prometem, e adivinhem so, nada é acrescentado. O pior sao as cenas bregas, quando um animal engracado ou qualquer coisa semelhante passa perto da tela so para mostrar o 3d. Ja joguei ps3 em 3d e tambem nao senti que isso nada acrescenta a experiencia. Nada contra a tecnologia, mas me incomoda quando a producao perde o foco direcionando toda a "experiencia" do filme nisso. Vale lembrar o fato de que a industria do cinema abusa disso para retomar o espctador para as salas de cinema alem de cobrar mais caro por isso. Garanto que no dia que tivermos 3D na locadora do piratebay a producao de 3d comeca a diminuir em 6 meses a um ano.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Março de 2011, 22:11:24 »
Bom ponto!

Pode ser mesmo que esse massivo investimento em 3D (ou qualquer outra coisa que exija hardware específico e portanto permita aplicar DRM) seja mesmo pra tentar combater a pirataria.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 20 de Março de 2011, 22:35:41 »
Mais uma merda que podemos colocar na conta dos piratas. Ô racinha.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!