Estou em outro forum (crente ) debatendo sobre antibióticos e me veio esta pergunta e não sei responder, alguém poderia me ajudar?
Até aí, tudo bem. A seleção natural não está em disputa. Ela pode ser observada. A sua extrapolação - que é a formação de novas espécies - é que precisa de provas.
A pergunta é a seguinte: as bactérias que sobrevivem ao antibiótico são uma nova espécie ou são a mesma espécie com um traço que antes não era dominante em sua população?
Já ouvi dizer que existem evidências de colônias de bactérias que tenham realmente se tornado uma nova espécie. Mas nunca me mostraram nada. Você conhece alguma coisa?
Entra em questão algo polêmico, conceito de espécie! Mas no caso de bactérias o termo espécie caiu em desuso, justamente pela falta de concenso relativo a esse conceito.
O termo usado pra colônias diferentes de bactérias é linhagem. Novas linhagens surgem após algumas poucas gerações.
Trabalhos, existem vários. A melhor forma de conseguir é no site:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ J Clin Microbiol. 2005 May;43(5):2303-6
Molecular characterization of vancomycin-resistant Enterococcus faecium isolates from Korea.
Antibiotic resistance: multidrug efflux proteins, a common transport mechanism?
Nat Prod Rep. 2005 Aug;22(4):439-451. Epub 2005 Jul 21.
Antimicrobial drug resistance in salmonella-infected aortic aneurysms.
Ann Thorac Surg. 2005 Aug;80(2):530-6.