Autor Tópico: help!!  (Lida 534 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
help!!
« Online: 28 de Julho de 2005, 14:24:18 »
Estou em outro forum (crente  :roll: ) debatendo sobre antibióticos e me veio esta pergunta e não sei responder, alguém poderia me ajudar?  :)

Até aí, tudo bem. A seleção natural não está em disputa. Ela pode ser observada. A sua extrapolação - que é a formação de novas espécies - é que precisa de provas.

A pergunta é a seguinte: as bactérias que sobrevivem ao antibiótico são uma nova espécie ou são a mesma espécie com um traço que antes não era dominante em sua população?

Já ouvi dizer que existem evidências de colônias de bactérias que tenham realmente se tornado uma nova espécie. Mas nunca me mostraram nada. Você conhece alguma coisa?
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: help!!
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2005, 14:27:27 »
Passa o link para eu ver o contexto todo do debate.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: help!!
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2005, 15:45:02 »
Citação de: café-com-leite
Estou em outro forum (crente  :roll: ) debatendo sobre antibióticos e me veio esta pergunta e não sei responder, alguém poderia me ajudar?  :)

Até aí, tudo bem. A seleção natural não está em disputa. Ela pode ser observada. A sua extrapolação - que é a formação de novas espécies - é que precisa de provas.

A pergunta é a seguinte: as bactérias que sobrevivem ao antibiótico são uma nova espécie ou são a mesma espécie com um traço que antes não era dominante em sua população?

Já ouvi dizer que existem evidências de colônias de bactérias que tenham realmente se tornado uma nova espécie. Mas nunca me mostraram nada. Você conhece alguma coisa?

Entra em questão algo polêmico, conceito de espécie!  Mas no caso de bactérias o termo espécie caiu em desuso, justamente pela falta de concenso relativo a esse conceito.
O termo usado pra colônias diferentes de bactérias é linhagem. Novas linhagens surgem após algumas poucas gerações.

Trabalhos, existem vários. A melhor forma de conseguir é no site:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/

J Clin Microbiol. 2005 May;43(5):2303-6
Molecular characterization of vancomycin-resistant Enterococcus faecium isolates from Korea.

Antibiotic resistance: multidrug efflux proteins, a common transport mechanism?
Nat Prod Rep. 2005 Aug;22(4):439-451. Epub 2005 Jul 21.

Antimicrobial drug resistance in salmonella-infected aortic aneurysms.
Ann Thorac Surg. 2005 Aug;80(2):530-6.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Re.: help!!
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2005, 20:24:26 »
obrigado Psychocandy.  :)
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!