Mustard, estudos existem, mas normalmente são falaciosos, comparam uma dieta vegetariana com uma dieta onivora totalmente desregulada. Comer só vegetais obviamente é mais saudavel que comer no Mcdonalds em todas as refeições intercalando com Doritos e 3 litros de Coca-Cola por dia. Mas uma dieta onivora balanceada acompanhada de exercicios fisicos é bem mais saudavel que veganismo xiita. Eu me lembro que por aqui tinha um forista, não me recordo o nome, que pregava que comer apenas proteina animal era mais saudavel que o onivorismo, o extremo oposto do veganismo.
MuKa.
Ele seguia a dieta daquele cara que, dizem, morreu de ataque cardíaco e obeso.
Atkins, eu acho...
Era o Atkins, acho também.
Ele era excelente químico - mas da Físico-Química, não da Bioquímica. Foi ele quem inaugurou esse treco de "come muita proteína e muita gordura, mas zero carboidrato, e você emagrece." E usava do doutorado dele como apelo à autoridade.
O pior de tudo? Funciona. Pela falta de carboidratos, o corpo passa a usar processos custosos para transformar a gordura em glicose pra alimentar o cérebro [que é um órgão chato pra dedéu na questão de energia].
Só que isso tudo vem a um preço: deixa o pH do sangue lá embaixo [leia-se, ácido], e você solta corpos cetônicos adoidadamente [leia-se, fica cheirando removedor de esmalte].
Ou seja, fode tanto, mas
tanto com o teu corpo que é melhor continuar acima do peso, mesmo.
Há um problema adicional nos veganos.
Em teoria, você consegue manter uma alimentação equilibrada e balanceada só com alimentos vegetais. Mas a maioria deles, mesmo antes de se tornarem vegetarianos e veganos, já tinha uma alimentação bem porca.
Perdi as contas de quantas vezes dei broncas em veganos pra eles deixarem de ser "sojívoros" e comerem mais nozes, amendoim e lentilha.
E não lembro de
um vegano sequer que ouviu o que eu falava. Continuou "proteína = soja".