Já que qualquer referencial é válido, eles não estão enganados.

Pois é, as pessoas percebem que a ciencia funciona, mas não tem capacidade ou motivação paraentender o porque. Daí vem um sujeito parecendo cientista, se anunciando como cientista e usando termos fora de contexto como "energia" ou "quantico" e o povão prefere acreditar...Na verdade a pseudociencia parasita a ciencia de verdade
Pois é. O problema é que a pseudociência é mais interessante que a ciência para o público-geral, porque para eles não são passados uma ciência instigante. Mas a divulgação de ciência é pouca, e a que existe (como a boa revista Ciência Hoje), já tem de antemão um público seleto.
Não ajuda que na escola a primeira coisa que um garoto aprenda na escola em Física é como calcular quando dois carros se encontrarão e o movimento de bloquinhos, e a parte conceitual seja escamoteada. Em Química, aprender números quânticos nas primeiras aulas, quando se fala de distribuição eletrônica, de forma totalmente jogada. Isto, para um adolescente com hormônios à flor da pele. Não dá.