Manhattan,
Achando por achando,
Quem se importa ou confronta as próprias convicções? É confortável não precisar se perturbar com isso e ameaçar os cômodos alicerces da rotina diária de nossas vidas. Pra que prestar atenção ou pensar no que de mais acontece no mundo? Pra que se importar com a constituição que monta o mundo!? A educação, coitada, é somente a via necessária pra quem quer ser um profissional, trabalhar, constituir família, viver... Aprende-se a ser profissional, basta! Se surgir o assunto deus e outros desses discutidos aqui no Fórum (ceticismo, ateísmo etc), melhor e mais rápido é revirar o baú antigo de convicções tolas, mas convenientes, confortáveis e bem acabadas e dar-se por satisfeito; afinal,
– Essa é a minha opinião!
E pra que mais? Depois de um dia de trabalho chegar em casa cansado, abrir um livro de divulgação científica, filosofia! Melhor é assistir uma série, ver um filme, futebol, qualquer coisa que distraia o cérebro. Aprendizado exige tempo, dedicação, sacrifício! E pra que um aprendizado que não traz retorno financeiro e pior, vai contra as queridas crenças!? Se eu acredito em deus, melhor ler a bíblia que o cara que contesta o Cara.
Agora, tanto melhor se houver explicação científica que corrobore a crença! Já viu nas bancas uma revista chamada, mais ou menos assim,
– Espirito, ciência e filosofia?
Bonita a revista, bem organizada e comentada. Não vi coisa que reflita melhor essa perspectiva.
Outra,
Acho que na maioria das vezes, não é que a pessoa acredita saber 10x mais, é só a mais antiga das vaidades... E isso é comum aqui no Fórum.
Por isso que eu acho (que é o que vc parece achar!) que a educação afeta ou não a crença da pessoa. Isso que a gente faz aqui no Fórum é pra quem gosta e se importa em discutir conhecimento.