Autor Tópico: Geologia - Novos minerais são descritos no Brasil  (Lida 3731 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Geologia - Novos minerais são descritos no Brasil
« Online: 19 de Fevereiro de 2011, 20:34:06 »
O Brasil, por sua ampla superfície territorial, apresenta um dos mais complexos arcabouços geológicos do planeta, e com isto há uma grande variedade de rochas no território brasileiro. Esta ampla variedade de litotipos é acompanhada também das espécies minerais, das quais já foram descritas 54 inéditas.

Entre os mais recentes minerais descritos estão: matioliíta (fosfato de sódio,magnésio e alumínio em cristais de cor azul e formas prismáticas); ruifrancoíta (fosfato de cálcio, ferro e berílio em cristais de cor marrom e formas fibrosas); coutinhoíta (silicato de urânio e tório em cristais de cor amarela e formas placóides) e a menezesita (óxido de nióbio, bário, zircônio e magnésio em cristais de cor vermelha e com formas prismáticas de doze faces). Os três primeiros foram descritos no estado de Minas Gerais e o último no estado de São Paulo. Os nomes dos minerais representam homenagens a pesquisadores e colecionadores na área de mineralogia.

Foto de uma amostra de matioliíta

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 23:47:30 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Geologia - Novos minerais são descritos no Brasil
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:14:37 »
O que faz com que esse tipo de mineral não surja em outras partes do mundo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 17:47:03 »
O que faz com que esse tipo de mineral não surja em outras partes do mundo?

Não sei se é este o caso Dbohr (do mineral ser exclusivo do território brasileiro). Pode até ser.

O mais plausível é que as espécies minerais simplesmente ainda não tenham sido encontradas em outros países.

No entanto não descarto a hipótese de que tais minerais só existam por aqui e, neste caso, a melhor explicação residiria nas sutis diferenças de composição química do magma, da solução hidrotermal, do ambiente de sedimentação ou das condições locais de metamorfismo.
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 20:25:55 »
Oba! Novas pedrinh...
[Aula de Geologia vem à mente. Professora dando esporro no primeiro que quis falar "pedra". Hehe. Bons tempos.]

Geo, ao menos o mineral da foto, pra mim, tem cara de ser sedimentar... será que ele aparece por aqui e não em outros lugares devido a águas profundas no terreno que hoje é o Brasil?

[Se eu estiver falando merda, avise-me...]
Latebra optima insania est.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 00:21:45 »
Oba! Novas pedrinh...
[Aula de Geologia vem à mente. Professora dando esporro no primeiro que quis falar "pedra". Hehe. Bons tempos.]

Meu filho de 6 anos disse há poucos dias: "Papai, as pedras são pedaços de rochas".

Geo, ao menos o mineral da foto, pra mim, tem cara de ser sedimentar... será que ele aparece por aqui e não em outros lugares devido a águas profundas no terreno que hoje é o Brasil?

[Se eu estiver falando merda, avise-me...]

Não é o caso do mineral em questão. A despeito de existirem minerais fosfatados em sedimentos, eles não são gerados neste tipo de rocha, e sim em rochas metamórficas e magmáticas, sendo mais comumente nestas, principalmente em granitos e pegmatitos. Aqui tem um artigo que trata da mineralização de fosfatos em rochas pegmatíticas em Minas Gerais, e que contém matioliíta.

Uma dica Kajsar.

Via de regra, quanto maior e mais bem cristalizado for um mineral, maior a probabilidade de que a sua origem seja magmática.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 03:26:29 »
E que nomezinhos feios........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 14:38:02 »
Depois que um dino decoberto na Argentina foi batizado de Petrobrasaurus puestohernandez eu nao estranho mais nome algum

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2011, 09:01:32 »
E que nomezinhos feios........

São os nomes e ou sobrenomes de pesquisadores.

Eu, particularmente, prefiriria nomear os minerais com palavras que representem o nome do local de coleta ou de alguma feição geomorfológica relevante próxima deste local.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 13 de Março de 2011, 12:11:04 »
Se o cara se chamasse José is ser Joselita?uhauahuahauhauah
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Março de 2011, 12:16:54 »
Se o cara se chamasse José is ser Joselita?uhauahuahauhauah

É possível.

Tudo dependerá da aprovação da Comissão para a Classificação e Nomenclatura de Novos Minerais (Commission on New Minerals, Nomenclature and Classification - CNMNC).
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2011, 13:14:27 »
O que se está a falar tem alguma relação com as chamadas "Terras Raras"?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Março de 2011, 18:39:06 »
O que se está a falar tem alguma relação com as chamadas "Terras Raras"?

Dos minerais que eu citei, não há relação.

A expressão "Terras Raras" tem um histórico um tanto confuso, no qual o tópico da Wiki traz boas informações.

Via de regra são minerais à base de óxidos de elementos químicos que ocupam uma posição bem definida na tabela periódica, quase todos com número atômico entre 57 e 71, geralmente com densidade acima de 5,0 e com brilho metálico.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!