Maconha está associada à dependencia Psicologica, Cocaina à dependencia química (ou física)
Referência:
http://en.wikipedia.org/wiki/Substance_dependence
Cara, eu tenho cá minhas dúvidas sobre a dependência de maconha. Tem algum estudo conclusivo sobre isso?
É complicado... Existem vários estudos e de fontes sérias mas que porém dividem conclusões. Se procurar por Içami Tiba você vai concluir uma coisa, se procurar por Dartiu Xavier vai concluir outra.
O que eu sei, lendo por aí é que como qualquer droga, existe uma fração de usuários que tende a ser problemática. Por exemplo, a maconha tem efeito negativo e até perigoso em pessoas com prédisposição à esquisofrenia. 0,7% da população tem essa tendência. Para pessoas digamos normais, a tendência é o descontinuar o uso naturalmente certa idade.
O artigo mais completo que eu tive acesso é o da
Lancet*, feito em 2007 e atualizado em 2010. Ele avalia diversos aspectos diretos e indiretos, inclusive a dependencia de diversas drogas e junta num ranking de risco.
Um outro exemplo é o
Cannabis Policy** que recentemente foi utilizado como referência conclusiva pelo Dr. Renato Laranjeira em debate com o Dr. Sidarta Ribeiro sobre o tema da maconha na Folha de São Paulo. ( Discussão desencadeada pela prisão do músico Pedro Pedrada por cultivo caseiro de cannabis).
O Dr. Renato Laranjeira é dono (ou diretor, sei lá) de clinica Alamedas e também é coordenador da UNIAD que é patrocinada pela Alamedas

... Ele conclui, baseado segundo ele no Cannabis Policy, que a maconha é perigosa, o uso deve ser restringido e os usuários tratados em clínicas.
Acontece que o Cannaby Policy conclui exatamente o contrário: Que os riscos e males do consumo da maconha não justificam a proibição.
*
http://www.bbc.co.uk/news/uk-11660210Eu tenho esse estudo da Lancet 2010 completo, se quiser que te envie por e-mail manda uma MP
**
http://www.beckleyfoundation.org/pdf/BFDPP_Briefing17_Cannabis_Oct08_EN.pdf (link de um folder do livro)