Autor Tópico: Substância da maconha melhora o apetite de pacientes com câncer  (Lida 1759 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Substância da maconha melhora o apetite de pacientes com câncer
« Online: 23 de Fevereiro de 2011, 18:42:37 »
Substância da maconha melhora o apetite de pacientes com câncer
Eficiência do THC foi analisada em testes clínicos no Canadá.
Quimioterapia afeta a percepção de sabor nos alimentos.

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, provaram que o tetrahidrocanabinol (THC), substância presente na maconha, pode melhorar a sensação de gosto e a qualidade do sono em pacientes com câncer que recebam quimioterapia. O trabalho foi divulgado na edição deste mês de uma publicação científica da Sociedade Médica de Oncologia Europeia.

O estudo piloto foi conduzido entre maio de 2006 e dezembro de 2008, com 21 pacientes adultos, todos eles portadores de algum tipo de câncer em estágio avançado - com exceção de tumores no cérebro. A seleção também deu preferência a pessoas que passaram a se alimentar menos por pelo menos duas semanas, como resultado da doença.

Onze pacientes receberam uma pílula com a substância, a principal responsável pela ação alucinógena das plantas Cannabis. O restante foi medicado com placebos. A pesquisa foi conduzida com a metodologia duplo-cego, pela qual os médicos e os pacientes não ficaram sabendo quem ingeriu as cápsulas com THC e quem tomou as pílulas falsas.

O tratamento durou 18 dias. Cerca de 73% dos pacientes que receberam THC afirmaram estar mais interessados em comida contra apenas 30% dos que ingeriram placebos. A substância também fez os alimentos parecerem ter um gosto melhor para 55% dos voluntários. Só 10% dos que não foram submetidos aos efeitos do THC relataram a mesma satisfação na hora de comer.

O apetite aumentou em 64% dos medicados com a substância e nenhum deles disse estar com menos fome. Já no grupo do placebo, 50% dos pacientes reclamou da perda da vontade de comer e 20% não notaram nenhuma mudança.

A quimioterapia causa perda de apetite nos pacientes porque afeta o cheiro e o gosto dos alimentos. Ao comer menos, os portadores de câncer acabam sofrendo com a diminuição do peso e com quadros de anorexia.

Segundo a médica Wendy Wismer, da universidade canadense, este é o primeiro teste aleatório e controlado a mostrar que o THC aumenta o apetite em pacientes com câncer, além de ajudar no sono e relaxamento. Ela ainda afirma que o trabalho é importante pois não existem, atualmente, tratamentos contra as alterações de sensibilidade provocadas pelas drogas quimioterápicas.

O teste clínico feito pela equipe canadense é de fase 1, com poucos participantes. Novos estudos em humanos - de fase 2 e 3 - são necessários para comprovar a eficiência do THC na melhora do apetite e do sono em pacientes passando por quimioterapia.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/substancia-da-maconha-melhora-o-apetite-de-pacientes-com-cancer.html

É larica. :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
Re: Substância da maconha melhora o apetite de pacientes com câncer
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 19:47:09 »
rsrsrs

aproveitando a oportunidade... se quiser se aprofundar no "motivo da larica" dá uma olhada na pesquisa do Dr Renato Malcher-Lopes

Estudo explica elo entre maconha e fome

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14752.shtml

PUBLICIDADE
 RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

Um neurocientista brasileiro conseguiu elucidar em detalhe o mecanismo bioquímico que conecta a regulação do apetite aos chamados endocanabinóides --substâncias naturais do organismo que imitam a ação dos derivados da a maconha. Renato Malcher-Lopes, do Instituto Cérebro Mente de Lausanne, na Suíça, evita usar a expressão "larica", mas seu estudo de fato ajuda a explicar a fome súbita que usuários da droga sentem após consumi-la.

"Nós mostramos que o endocanabinóide da área do cérebro que controla o apetite é regulado por dois hormônios muito relevantes para a fisiologia dos animais: os glucocorticóides e a leptina", disse Malcher-Lopes à Folha. Trabalhando com fatias de cérebro de rato cultivadas em laboratório, o pesquisador mostrou que enquanto os glucocorticóides fazem aumentar a concentração de canabinóides, a leptina a faz cair.

Em estudo no periódico científico "The Journal of Neuroscience", o cientista mostra passo a passo quais são as enzimas envolvidas nesse processo. "A industria farmacêutica pode agora olhar para cada uma delas e tentar buscar alterar suas atividades específicas", diz Malcher-Lopes.

Além de detalhar a cadeia bioquímica de reações envolvida no processo, o grupo de Malcher-Lopes descobriu que o aumento de apetite pelo consumo de maconha aumenta por meio de duas vias. A primeira delas, que já era explicada pela ciência, é fazendo que os usuários sintam mais prazer com o sabor da comida. "Mas o endocanabinóide também inibe o dispositivo que o cérebro tem para levar o animal a parar de comer", explica o pesquisador.

Além da maconha medicinal usada por pacientes com problema de falta de apetite, como doentes de Aids, já existem drogas que se valem do mesmo princípio, mas para cortar a fome, bloqueando sinais de endocanabinóides no cérebro. Agora que se sabe como esses medicamentos atuam, é possível planejar melhor sua aplicação, adequando-a aos horários de alimentação, por exemplo.

Encruzilhada metabólica

O trabalho de Malcher-Lopes, apesar de se voltar mais à explicação molecular do controle do apetite, pode ajudar a investigar outros fenômenos hormonais no organismo.

"Os canabinóides estão aparecendo cada vez mais como uma grande encruzilhada metabólica", diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisa do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, em fase de implantação. "Eles também têm relação com estresse, sono, memória e, provavelmente, controle emocional".

Segundo Ribeiro, o estudo dessas moléculas tem crescido muito nos últimos 15 anos, desde que se descobriu que elas existiam naturalmente no cérebro. Enquanto em 1991 o banco de dados PubMed listava apenas um estudo sobre endocanabinóides, em 2005 já havia 70 trabalhos.

O crescimento da área deixa Malcher-Lopes entusiasmado com a possibilidade de aplicação de seu estudo. "É como se a gente tivesse descoberto um botãozinho dentro do cérebro que regula uma série de sistemas hormonais muito relevantes para a sobrevivência do animal em situações diárias e de estresse", diz.

Depois de aperfeiçoar sua técnica, o cientista pretende trabalhar com animais vivos para confirmar seus estudos. "Queremos procurar estratégias farmacológicas para tratar diversas mazelas, associadas tanto ao excesso de estresse quanto ao excesso de peso."

currículo do Dr Renato Malcher-Lopes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4798269A1
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 12:37:49 »
Interssante o estudo, eu não sabia que existiam canabinódes naturais no cérebro. Talvez isso explique, em relação ao TCH, pq algumas pessoas se tornem dependentes químicos e outras não.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 13:09:08 »
Realmente a  pesquisa/descoberta sobre endocanabinoides é recente.

Toma cuidado pois não existe DEPENDÊNCIA QUÍMICA de maconha. Existe sim a dependencia FÍSICA e PSICOLOGICA, mas é bem diferente.

Edit: Escrevi uma tremenda besteira

Dependencia fisica e quimica é a mesma coisa ( não sabia até agora)

Fica assim então:

Maconha está associada à  dependencia Psicologica, Cocaina à dependencia química (ou física)

Referência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Substance_dependence

Desculpe! :vergonha:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 13:23:18 por Bob Cuspe »
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 14:56:21 »
É um efeito conhecido o dos endocanabinóides em relação ao apetite.
Existia no mercado inclusive uma medicação que bloqueia os receptores canabinóides, inibindo fortemente o apetite - era o Rimonaban (Acomplia)
FOi retirado do mercado pois aumentava a chance de suicídio em pacientes previamente deprimidos e/ou com história de ideário suicida prévio
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 00:12:59 »
Não só apetite... esse sistema endocanabinoide atua no sistema hormonal e imunológico também.

Parece que o G1 tá afim de levantar a bandeira da maconha medicinal:

Garoto de 2 anos recebe comida com maconha para fins medicinais

Droga foi prescrita a Cash Hyde, que luta contra tumor no cérebro.
Pais afirmam que uso aumentou o apetite e melhorou o sono do filho.

Do G1, em São Paulo

imprimir O norte-americano Cash Hyde, com apenas dois anos e seis meses de idade, é uma das pessoas mais jovens no mundo a receber comida misturada com maconha para fins medicinais. Ele passou por uma cirurgia para retirar um câncer no cérebro e passa atualmente por tratamento para evitar que o tumor retorne.

Somente no estado norte-americano de Montana, 51 pessoas abaixo dos 18 anos usam a droga para fins medicinais. Nos Estados Unidos, 28 mil pacientes estão recebendo maconha como parte de tratamento médico, sejam eles adultos ou não.

Segundo os pais de Cash, a maconha ajudou o garoto a suportar os efeitos da quimioterapia, fazendo Cash ter mais apetite e dormir melhor. Antes de iniciar o tratamento com a droga, o menino chegou a passar 40 dias sem comer, chegando ao ponto de não conseguir mais erguer a própria cabeça. Ele sobrevivia com nutrientes injetados diretamente na circulação.

As informações são do portal "KTLA News".

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/garoto-de-2-anos-recebe-comida-com-maconha-para-fins-medicinais.html
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 18:37:35 »
Maconha está associada à  dependencia Psicologica, Cocaina à dependencia química (ou física)

Referência:

Cara, eu tenho cá minhas dúvidas sobre a dependência de maconha. Tem algum estudo conclusivo sobre isso?

Não só apetite... esse sistema endocanabinoide atua no sistema hormonal e imunológico também.

Tem uma noticia por aqui que fala sobre a cannabis diminuir a reistenciado sistema imunologico. Vou procurar depois.

Parece que o G1 tá afim de levantar a bandeira da maconha medicinal:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/garoto-de-2-anos-recebe-comida-com-maconha-para-fins-medicinais.html

que nada, eles publicaram pq é um fato bem fora do comum.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 23:02:46 »

Referência:

Cara, eu tenho cá minhas dúvidas sobre a dependência de maconha. Tem algum estudo conclusivo sobre isso?

É complicado... Existem vários estudos e de fontes sérias mas que porém dividem conclusões. Se procurar por Içami Tiba você vai concluir uma coisa, se procurar por Dartiu Xavier vai concluir outra.

O que eu sei, lendo por aí é que como qualquer droga, existe uma fração de usuários que tende a ser problemática. Por exemplo, a maconha tem efeito negativo e até perigoso em pessoas com prédisposição à esquisofrenia. 0,7% da população tem essa tendência. Para pessoas digamos normais, a tendência é o descontinuar o uso naturalmente certa idade.

O artigo mais completo que eu tive acesso é o da Lancet*, feito em 2007 e atualizado em 2010. Ele avalia diversos aspectos diretos e indiretos, inclusive a dependencia de diversas drogas e junta num ranking de risco.

Um outro exemplo é o Cannabis Policy** que recentemente foi utilizado como referência conclusiva pelo Dr. Renato Laranjeira em debate com o Dr. Sidarta Ribeiro sobre o tema da maconha na Folha de São Paulo. ( Discussão desencadeada pela prisão do músico Pedro Pedrada por cultivo caseiro de cannabis).

O Dr. Renato Laranjeira é dono (ou diretor, sei lá) de clinica Alamedas  e também é coordenador da UNIAD que é patrocinada pela Alamedas  |(... Ele conclui, baseado segundo ele no Cannabis Policy, que a maconha é perigosa, o uso deve ser restringido e os usuários tratados em clínicas.

Acontece que o Cannaby Policy conclui exatamente o contrário: Que os riscos e males do consumo da maconha não justificam a proibição.

*
http://www.bbc.co.uk/news/uk-11660210
Eu tenho esse estudo da Lancet 2010 completo, se quiser que te envie por e-mail manda uma MP

**
http://www.beckleyfoundation.org/pdf/BFDPP_Briefing17_Cannabis_Oct08_EN.pdf (link de um folder do livro)
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 21:40:19 »
*
http://www.bbc.co.uk/news/uk-11660210
Eu tenho esse estudo da Lancet 2010 completo, se quiser que te envie por e-mail manda uma MP

Opa, quero sim.

---------------------------
Edit: já leu um livro chamado "O grande livro da cannabis"?

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 21:18:05 »
Fala Enjoras!

Já passei pro teu e-mail o estudo da Lancet

Nunca lí o livro, mas já ví diversas citações dele em artigos publicados na internet.  Trata de uma abordagem mais histórica da maconha, que alías, é muito interessante.

Já fui acusado aqui no CC de "propor que houve uma conspiração quiça mundial para a proibição da maconha". Depois disso nunca mais postei nada relevante sobre  a história da proibição... :vergonha:
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Março de 2011, 21:41:22 »
Este site parece ser itneressante para informação:

http://www.erowid.org/
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!