O que é um carnaval desenvolvido?
Acho que voce tem razão. Quando fiz a pergunta achei que a palavra não estava apropriada, mas não achei uma melhor ainda. Vamos colocar este "desenvolvido" entre aspas. Talves "porque o carnaval do nordeste cresceu mais que o do sul?". (apelo popular, apelo turistico, apelo sexual etc...etc...etc...)
Talvez por uma junção de fatores....clima ameno o ano inteiro...que dá aquela "moleza"....mistura mais intensa de etnias, trazendo costumes "festeiros" diversos....situação economica mais pobre historicamente, o que incentivou os dias de "escape" da realidade......
A cultura brasileira no geral é MUITO "festeira". Festas, férias, folgas, ócio e lazer aqui não apenas são valorizados, como são louvados e dão até status. (A sociedade brasileira supervaloriza o ócio provavelmente por associá-lo a riqueza e preeminência social).
Em minha opinião, este traço cultural citado é um pouquinho mais forte no Nordeste, onde a cultura permeneceu mais ibérica (com traçoa africanos consideráveis) enquanto no Sul-Sudeste houve uma influência maior de europeus não-ibéricos.
Há um outro fator importante: a "fórmula" diferente que o carnaval adotou nas regiões brasileiras.
No eixo Rio-São Paulo, o governo passou a financiar e promover somente o desfile das escolas de samba em detrimento de outros eventos (essa prática remonta a Era Vargas, onde o desfile das escolas de samba* foi tratado como grande manifestação cultural ideal para simbolizar o Brasil, cuja "identidade nacional" ainda estava em processo de construção pelo governo...).
As cidades nordestinas, por terem ficado de fora desse uso "cívico" do carnaval que foi implementado no Eixo Rio-São Paulo, mantiveram aquele carnaval à moda antiga, mais espontâneo e popular.
É por isso que o carnaval do Nordeste costuma fazer mais sucesso com a maioria dos brasileiros...
* Um fato curioso: o ritmo do samba teve que ser reformulado para se adequar a um desfile! O samba original (aquele ritmo que vemos em quase todas as músicas que não sejam de escolas de samba) não se adequava a um desfile. Foi então criado esse compasso semelhante a uma marcha.
Na década de 30, houve inclusive debates entre sobre qual era o "verdadeiro samba"! Os adeptos do samba original chamavam o samba carnavalesco de "marcha", e os adeptos do samba carnavalesco chamavam o samba original de "maxixe"...