Autor Tópico: Geologia - Terremoto atinge a cidade de Christchurh, Nova Zelândia  (Lida 1010 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Geologia - Terremoto atinge a cidade de Christchurh, Nova Zelândia
« Online: 25 de Fevereiro de 2011, 18:53:35 »
O terremoto que atingiu a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, deixou um saldo, até o momento, de 113 mortos e cerca de 200 desaparecidos, além de um grande prejuízo material. Ironicamente um dos prédios mais afetados foi a catedral, cuja torre solapou após o tremor que atingiu a cidade com 6,3 na escala de magnitude.

Citação de: USGS
Earthquake Details

Magnitude 6.3

Date-Time Monday, February 21, 2011 at 23:51:43 UTC
Tuesday, February 22, 2011 at 12:51:43 PM at epicenter

Depth:     5 km (3.1 miles)
Region:    SOUTH ISLAND OF NEW ZEALAND
Distances NEAR Christchurch, New Zealand
225 km (140 miles) SSE of Westport, New Zealand
305 km (190 miles) SSW of WELLINGTON, New Zealand
310 km (190 miles) NE of Dunedin, New Zealand

Location Uncertainty horizontal: +/- 12.2 km (7.6 miles); depth +/- 0.6 km (0.4 miles)
Parameters: Nph= 0, Dmin=0 km, Rmss=0.98 sec, Gp= 0,
                     M-type="moment" magnitude from initial P wave (tsuboi method) (Mi/Mwp), Version=D

Source: Institute of Geological and Nuclear Sciences, Lower Hutt, New Zealand
Fonte: USGS

Apesar de ter sido um terremoto com magnitude de média para alta, os estragos causados por ele foram maiores do que o normalmente observado para a magnitude de 6,3. A explicação para isto reside no tipo de subtrato do local e na posição da cidade em relação às grandes estruturas geotectônicas.

A cidade de Christchurch foi erigida sobre depósitos arenosos e siltíticos quaternários que assentam-se em uma planície litorânea, bordejada por alguns maciços gnáissicos e graníticos, em uma configuração que lembra a planície litorânea do estado do Paraná. Estes depósitos são pouco ou nada consolidados e que rapidamente se desagregam quando submetidos a algum tipo de stress.

Em termos geoestruturais a cidade de Christchurch fica próxima ao final leste da falha transcorrente de Greendale. Um aspecto muito interessante, é que há indícios que uma nova falha tenha sido instalada (ou que foi reativada) na região, pois há relatos de que a superfície foi rompida continuamente em certos locais, com um bloco sendo colocado sobre o outro, o que denota um pequeno encurtamento crustal, acomodado por uma falha de empurrão.

Em termos geotectônicos, o leste da Nova Zelândia está próximo da zona de subducção da placa do Pacífico sob a placa da Austrália, em um segmento extremamente ativo em termos sísmicos.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2011, 22:35:44 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Geologia - Terremoto atinge a cidade de Christchurh, Nova Zelândia
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 19:36:55 »
Geologicamente haveria alguma semelhança com o terremoto do México? A cidade foi construida sobre um antigo lago e o terreno parece que é arenoso.

Curiosamente alguns prédios foram totalmente ao chaõ enquanto prédios vizinhos ficaram em pé, parece que tem algo a ver com a frequencia de ressonancia, uma vez que a maioria dos prédios que cairam eram aproximadamente do mesmo tamanho, e os que restaram eram mais altos ou mais baixos. Estive lá uns cinco anos após o terremoto e ainda podia se ver as "marcas" da calamidade!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 19:51:19 »
Passei um tempo lá, em 2008.

Foto da catedral.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 21:03:36 »
Geologicamente haveria alguma semelhança com o terremoto do México? A cidade foi construida sobre um antigo lago e o terreno parece que é arenoso.

Sim, a similaridade é exatamente esta. Quando as ondas sísmicas passam em um local com sedimentos inconsolidados elas fazem com que ocorra uma desagregação dos grãos que, frequentemente, estão envoltos com água intersticial do lençol freático. Isto provoca uma perda de coesão até o ponto do solo se liquefazer, causando assim muitos danos nas estruturas erigidas pelo homem.

Curiosamente alguns prédios foram totalmente ao chaõ enquanto prédios vizinhos ficaram em pé, parece que tem algo a ver com a frequencia de ressonancia, uma vez que a maioria dos prédios que cairam eram aproximadamente do mesmo tamanho, e os que restaram eram mais altos ou mais baixos. Estive lá uns cinco anos após o terremoto e ainda podia se ver as "marcas" da calamidade!

A ressonância, o tipo e a qualidade das fundações e as variações litológicas laterais e verticais são fatores decisivos na capacidade que uma obra de engenharia tem para resistir aos danos gerados pelos terremotos.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 21:07:13 »
Pois é! Eu imaginei que fosse semelhante. Moral da história, essas cidades foram construidas no pior lugar para uma região com histórico de tremores!

E tem muita agua lá no subsolo! Trabalhadores da construção civil cavam e aparece água já a uns três metros!

Eu vi o teatro lá, foi trazido pedra por pedra, vitrais e madeiramento, da Espanha. Ele afundou uns dois metros, mas não quebrou uma única vidraça!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 22:32:17 »
Se eu não tivesse feito biologia, faria geologia. Caramba, como aparece coisa interessante!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!