Autor Tópico: XADREZ: significado das peças  (Lida 25727 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
XADREZ: significado das peças
« Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:27:17 »
Originalmente, as peças representariam dois exércitos da área geográfica que vai da Pérsia à Índia, pelo menos até à época da expedição macedónica que, em 326 a.C., enfrentou e bateu um exército indiano, com a composição militar sintetizada nas peças de xadrez, na batalha do rio Hidáspes.

O jogo começou por se chamar chaturanga (o jogo do exército) e teria sido inventado na área do vale do Indo cerca do século VI a.C. Sofreu alterações nas regras, movimentação e valor das peças ao longo dos tempos.

PEÕES: 8 levas de infantaria
CAVALOS: 2 levas de cavalaria
BISPOS: 2 levas de elefantes de guerra
TORRES: 2 levas de carros de combate
RAINHA: 1 a guarda real comandada pelo vizir
REI: 1 o rei e a sua escolta de elite

Nesta interpretação, todas as figuras representam unidades de combate. A promoção de um peão a rainha significa a ascensão de uma leva de infantaria a força da guarda real, por ter sobrevivido e atravessado todo o campo de batalha.

Na sua estilização medieval europeia, que está presente nas peças atuais, é possível atribuir às peças um significado adequado aos exércitos dessa época.

PEÕES: 8 levas de infantaria, cada uma subordinada à mesnada que está logo atrás
CAVALOS: 2 mesnadas das ordens de cavaleiros-monges
BISPOS: 2 mesnadas do alto clero
TORRES: 2 mesnadas da alta nobreza
RAINHA: 1 a mesnada real comandada pelo condestável
REI: 1 o rei e a sua guarda pessoal

Nesta interpretação, todas as figuras representam unidades de combate. A promoção de um peão a rainha significa a ascensão de uma leva de infantaria a mesnada real, por ter sobrevivido e atravessado todo o campo de batalha.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: XADREZ: significado das peças
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 21:31:22 »
Sempre achei a história do xadrez interessante e é curioso notar que em alguns países algumas nomenclaturas antigas persistam. Na Rússia ainda chamam o cavalo de elefante, por exemplo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 21:50:38 »
Deve ser engraçado chamar uma peça de elefante e ela ser um cavalo esculpido. :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 22:36:57 »
Deve ser engraçado chamar uma peça de elefante e ela ser um cavalo esculpido. :biglol:

Menos para o cavalo, é claro. :lol:
Foto USGS

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 22:54:54 »
Não há pinturas em túmulos egípcios mostrando pessoas jogando xadrez?
Existe alguma controvérsia quanto a esta origem do jogo?

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2011, 22:58:01 por Wolfischer »

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 00:05:27 »

[Daniken]Na verdade ele está apenas catalogando diferentes tipos de naves alienígenas.[/Daniken]

:lol:
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 00:24:20 »
Está até segurando uma luneta. :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 01:13:54 »
E é bicha, pelo modelito da roupa. :lol:
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 08:18:26 »
Sempre achei a história do xadrez interessante e é curioso notar que em alguns países algumas nomenclaturas antigas persistam. Na Rússia ainda chamam o cavalo de elefante, por exemplo.

É estranho, porque sempre li que o antigo elefante corresponde ao atual bispo. É a primeira vez que leio cavalo=elefante. Tem a certeza que não trocou bispo por cavalo?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 14:22:28 »
e a história dos movimentos ? tem algum porque ou é apenas para conseguir fazer o jogo mesmo ?
/------------------/--------------------/

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 15:14:31 »
Não sei dizer o porquê dos movimentos. Apenas sei que na Idade Média o jogo era menos dinâmico. Não havia roque. Os peões só andavam uma casa no seu primeiro lance. A rainha só andava 2 casas em qualquer sentido. Estou a falar de cor, mas sei que na internet é possível encontrar essas regras antigas de movimentação...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 16:24:40 »

Esse é um antigo jogo de tabuleiro egípcio, parecido com damas, chamado senet. E a pessoa da foto é a Rainha Nefertari.

Senet
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nefertari jogando Senet. Pintura da tumba da Rainha Nefertari do Egito (1295–1255 BC)
O Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos e remonta ao Antigo Egito. Versões do jogo são produzidas atualmente pelas empresas brasileiras L. P. Septímio, Mitra e Origem. É possível encontrar a forma senat (em português) como referência ao mesmo jogo.
O senet é jogado em um tabuleiro de 3 níveis de 6 ou 10 casas, das quais algumas eram marcadas com hieróglifos. Existem as casas benéficas e as maléficas, especialmente às com marcações de água. Pode ser jogado sem adversário (sozinho) ou contra um adversário imaginário.
É comum encontrar representações de pessoas jogando o senet, inclusive a de Nefertari, esposa de Ramsés II, encontrada em sua própria tumba.
[editar]Etimologia

Senet significa passagem. O conceito do jogo está associado a estratégia, novos caminhos e tradição.
wikipedia

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 16:54:58 »
Regras do xadrez original árabe

1. Não havia Dama e, em seu lugar, encontramos o Firzan. O Firzan move-se apenas uma casa em diagonal (para frente ou para trás) e toma desse mesmo modo.

2. Os Alfiles (que ocupam o lugar dos atuais Bispos) saltam exatamente duas casas na diagonal (para frente ou para trás), mesmo que haja peça de permeio. E tomam desse mesmo modo.

3. Peão que atinge a oitava casa, transforma-se em Firzan.

4. Um jogador que perca todas as suas peças, ficando só com o Rei, é considerado derrotado. Como também quando, por afogamento, está impossibilitado de dar o lance.

5. Não existem os lances: tomar en passant e rocar.

6. O Peão não tem o privilégio de saltar duas casas em seu primeiro movimento.

Ou seja, era algo diferente daquilo que eu disse antes.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 20:17:23 »
Agora fiquei com vontade de jogar uma partida com essas regras... mas aqui em casa só eu que gosto =/
/------------------/--------------------/

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #14 Online: 01 de Março de 2011, 00:03:42 »
e a história dos movimentos ? tem algum porque ou é apenas para conseguir fazer o jogo mesmo ?

Eu já ouvi uma suposta explicação para os movimentos do xadrez. Algo do tipo que o bispo anda na diagonal porque a igreja sempre seguiu por caminhos "tortos" na sociedade, a rainha para todos os lados porque a mulher sempre utiliza de todos os meios para obter o que quer e que o rei anda para todos os lados, mas apenas uma casa, porque apesar de poder seguir na direção que quiser ele sempre deve ser cauteloso. Acho que foi meu irmão que me contou isso uma vez, mas acho que nem ele sabe direito de onde tirou isso...rsrs

Alguém confirma isso?
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 01 de Março de 2011, 15:31:05 »

É estranho, porque sempre li que o antigo elefante corresponde ao atual bispo. É a primeira vez que leio cavalo=elefante. Tem a certeza que não trocou bispo por cavalo?

Tem toda razão, eu me equivoquei. É o Bispo, mesmo :-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Março de 2011, 17:25:18 »
Pode ser que os bispos tenham virado (ou voltado a ser) elefantes com a repulsa à religião por parte do comunismo soviético.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 03 de Março de 2011, 09:40:20 »
Entendo que sempre foram chamados de elefantes em russo. Inclusive o design clássico da peça com o chanfro na cabeça representa tanto a Mitra do Bispo quanto as presas de marfim do elefante.

Ou assim li na Wikipedia :)

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2013, 18:24:22 »
E é bicha, pelo modelito da roupa. :lol:

Atualizando o comentário do Geo, eu diria que pelo modelito trata-se de um pós-humano, um belo espécime de pós-humano milênios a.C. :biglol:
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:XADREZ: significado das peças
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2013, 18:45:06 »

[Daniken]Na verdade ele está apenas catalogando diferentes tipos de naves alienígenas.[/Daniken]

:lol:

Está claro que ela está disputando uma partida com um alienígena numa nave em órbita da Terra e o que ela segura é um microfone, uma prova que já havia algo parecido com Skype naquela época. Notem que o símbolo logo acima do microfone é de uma nave espacial e que o tabuleiro se sustenta com feixes de energia, talvez semelhantes aos que foram utilizados na construção das pirâmides. O monitor de tela branca está logo acima do centro do tabuleiro. Ela parece irradiar energia ectoplamática da mão. Telecinesia? Com certeza.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2013, 10:27:01 »

Eu já ouvi uma suposta explicação para os movimentos do xadrez. Algo do tipo que o bispo anda na diagonal porque a igreja sempre seguiu por caminhos "tortos" na sociedade, a rainha para todos os lados porque a mulher sempre utiliza de todos os meios para obter o que quer e que o rei anda para todos os lados, mas apenas uma casa, porque apesar de poder seguir na direção que quiser ele sempre deve ser cauteloso. Acho que foi meu irmão que me contou isso uma vez, mas acho que nem ele sabe direito de onde tirou isso...rsrs

Alguém confirma isso?
Parece um raciocínio feito depois de já existirem os movimentos. Peças mais simples possuem movimentos mais simples, só isso.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:19:17 »

Alguém confirma isso?
Parece um raciocínio feito depois de já existirem os movimentos. Peças mais simples possuem movimentos mais simples, só isso.

Esse tipo de explicação alegórica é posterior à cristalização dos movimentos como são conhecidos hoje, então é algo pelo menos pós-medieval. No entanto, esse procedimento alegórico para induzir uma dimensão moral ao xadrez é tipicamente medieval. Na verdade a explicação acima se aproxima bastante da contida no texto Moralitas de Scaccario.
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!