Autor Tópico: Onde chegou o "politicamente correto"...  (Lida 2308 vezes)

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Re: Onde chegou o "politicamente correto"...
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 17:38:56 »
tenso, falta bom senso para as pessoas... fico pensando se os demais vereadores realmente estavam prestanto atenção no discurso ou se apenas procuravam manifestações de preconceito, pq durante a fala nem me toquei no "negro"... tenho a opinião que tal "cruzada" contra o preconceito, pode gerar efeitos contrários...
/------------------/--------------------/

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 20:17:19 »
Ele deveria ter dito: " o centro de Campinas está naquela cor que não pode ser nominada" :biglol:
É um exagero mesmo e, ao meu ver, acaba por criar preconceito ao invés de acabar com ele. Hoje já não se pode dizer "a situação está preta" por exemplo. Outro dia, nas reportagens sobre as chuvas, um reporter disse que a "situação estava obscura" (acho que ele não sabia o significado de obscuro). Até em Guerra nas Estrelas chegou esse nosense: o Lado Negro da Força virou o Lado Sombrio da Força nas novas traduções. :(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 22:26:17 »
Se as pichações foram feitas com tinta negra... :)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 01:12:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 00:06:25 »
É um político que não sabe se comunicar. Não adianta querer levantar um aspecto da estética da cidade e criar transtornos nas mais tênues e delicadas relações políticas existentes, como a racial. Eu apóio a inteverção feita pela casa para zelar pelo bom entendimento da discussão intencionada. Toda a imprensa acompanha os debates da câmera, além dessa disponibilização na internet.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 03:29:45 »
É um político que não sabe se comunicar. Não adianta querer levantar um aspecto da estética da cidade e criar transtornos nas mais tênues e delicadas relações políticas existentes, como a racial. Eu apóio a inteverção feita pela casa para zelar pelo bom entendimento da discussão intencionada. Toda a imprensa acompanha os debates da câmera, além dessa disponibilização na internet.

Eu até entendo, e creio que ele foi infeliz em continuar a discução, e ficar voltando e repetindo e gritando "preto, preto" e bla bla bla... mas é falta de bom-senso isso... se fosse algum termo derivado da diferenciação racial tipo "a negada que mora lá" ou "a coisa ta preta" coisa do gênero... Mas não era um termo, ele dizia na forma literal mesmo, estava preta a cidade pq estava pichada... todos entenderam isso... não podemos banir palavras, e no fundo o preconceito estava na cabeça de quem ouviu.

se eu disser "o pessoal da festa estava pulando feito macaco" estarei sendo racista ?
"macaco" ja foi usado para denominar perjorativamente os negros, mas se eu empregar em outro sentido... não estarei sendo preconceituoso, o preconceito está na interpretação... irei postar mais tarde um texto que escrevi sobre isso.
/------------------/--------------------/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 12:44:54 »
Aquilo que uma vez foi só piada, como falar em "feijão afro-brasileirinho" parece estar se tornando realidade. A idiotice criou esse "trauma" onde algumas cores estão inextricavelmente ligadas às pessoas com uma cor parecida de pele.

O pior é que acho que teria um bocado de gente que concordaria que o cara estava sendo "ofensivo" e deveria tomar mais cuidado com as palavras. Imagino total verossimilidade do Vicentinho falar algo assim, comentar o vídeo falando sobre como o racismo está intrincado no pensamento geral e até em expressões populares. Há algum tempo vi ele defendendo esse tipo de coisa, parecia copiada de umas coisas que o Malcom X teria colocado segundo o filme.

O que eu achei engraçado é que ele fica extremamente ofendido e se exalta, e a partir daí as frases dele acabam ficando "piores"; se editassem o vídeo dava para fazer o cara ser linchado publicamente facinho. "Eu quero uma cidade BRANCA, não uma cidade NEGRA e IMUNDA". :histeria:

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 17:44:58 »
LOL

Mas falando sério, quantas pessoas, com um nível baixo de interpretação, vão achar isso racismo? Me lembro que uma vez uma senhora acusou de racismo um motorista de ônibus negro, por ele ter dito "minha nega" ou algo do tipo.  :hein:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2011, 23:44:30 »
Já esses dias no mercado eu vi um senhor fazendo o caminho inverso. Ele tinha um saco de carvão na mão e disse para a caixa:
- Só esse afro-descendente aqui, por favor.

Rachei de rir.

O vídeo mostra bem o que é a política brasileira. Discussões fúteis e um monte de gente nem dando bola.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Onde chegou o "politicamente correto"...
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2011, 12:20:48 »
Ontem fiquei sabendo que até feministas, que comumente levam o politicamente correto até o máximo imaginável, podem ser politicamente incorretas. Quando referem a pessoas do sexo feminino como "mulheres". O correto, não-opressivo, seria usar o termo "pessoas corporalmente fêmeas" (female-bodied persons).

Temma

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2011, 16:18:50 »
O cara não está preocupado com as pichações, e sim em atacar o politicamente correto. Metade do discurso ele passa reiterando o uso do termo negro, e ironizando a questão.

a coisa toda soa mais como esses blogueiros e foristas que ficam reclamando do politicamente correto e passam a usar termos provocadamente dúbios, só pra "causar"

E é engraçado como conservadores tentam caracterizar o politicamente correto dando destaque sempre às situações mais caricatas, pra mostrar o quanto é vil e sufocante a "ditadura politicamente correta". O que não vejo é ponderarem sobre o quanto o seu não-uso pode ser vil e sufocante aos grupos historicamente discriminados. Essa última quase sempre excluída de suas análises.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2011, 17:04:33 »
A coisa é o seguinte, como num dial de rádio, há um limite de banda. Tanto o politicamente correto como a mais crua grosseria não sintonizam nada.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:06:29 »
Para mim, o sujeito estava trollando mesmo. E nego (opa) botou pilha trollando também.

É um registro do ótimo trabalho e seriedade da classe política...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2011, 19:08:11 »
O cara não está preocupado com as pichações, e sim em atacar o politicamente correto. Metade do discurso ele passa reiterando o uso do termo negro, e ironizando a questão.

Você assistiu o vídeo?

Ele fala de pichações, comete o "crime" de usar o termo "negro" significando cor em vez de raça, então é advertido pela polícia PC, esses sim então causaram o desvio do "discurso" do tópico original para explicações que ele se sentiu compelido a dar para deixar claro* que não é racista.

* - a situação é análoga a alguém criticar o uso do termo "claro" como em "ficou claro" ou "esclarecido", no sentido de compreensão, como sendo racismo ao deixar implícito que o claro é melhor/ideal, resoluto, enquanto o obscuro/escuro/negro é inferior, inaceitável, confuso.

a coisa toda soa mais como esses blogueiros e foristas que ficam reclamando do politicamente correto e passam a usar termos provocadamente dúbios, só pra "causar"

Isso existe muito mesmo, talvez tanto quanto, uma total falta do bom e velho bom-senso de ambos os lados do espectro.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2011, 22:13:39 »
Ele foi infeliz na colocação. Segundo, que história é essa de que só tem tinta negra nas pichações?   :hein:

Eu até entendo, e creio que ele foi infeliz em continuar a discução, e ficar voltando e repetindo e gritando "preto, preto" e bla bla bla... mas é falta de bom-senso isso... se fosse algum termo derivado da diferenciação racial tipo "a negada que mora lá" ou "a coisa ta preta" coisa do gênero... Mas não era um termo, ele dizia na forma literal mesmo, estava preta a cidade pq estava pichada... todos entenderam isso... não podemos banir palavras, e no fundo o preconceito estava na cabeça de quem ouviu.

se eu disser "o pessoal da festa estava pulando feito macaco" estarei sendo racista ?
"macaco" ja foi usado para denominar perjorativamente os negros, mas se eu empregar em outro sentido... não estarei sendo preconceituoso, o preconceito está na interpretação... irei postar mais tarde um texto que escrevi sobre isso.

Pois então VSR, compartilho de uma opinião bem parecida, acho que a palavra por si não possui valor algum, o diferencial é o significado ou o contexto aplicado a elas.
Codex, prazer.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2011, 00:17:05 »
Ridícula a intervenção que foi feita, mas também achei que ele deu um chilique desnecessário. Espero que ele tenha tido um acréscimo no seu tempo porque, se não, ele gastou seus 10 minutos só se defendendo pelo uso do termo e não falou do que se propôs a falar e que era o assunto da pauta: as pichações na cidade. Mais fácil haver uma retaliação contra ele por ter dito no final do vídeo "Que culpa tenho eu de você ser negro?" do que por ele começar dizendo que a cidade está negra. Mas ele mesmo deu ibope à idiotice e acabou alimentando essa polêmica estúpida que houve.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2011, 00:22:31 por Mr."A" »
8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2011, 15:19:57 »
Ele foi infeliz na colocação. Segundo, que história é essa de que só tem tinta negra nas pichações?   :hein:

É bem de longe a mais prevalente, além de ser um "ponto" tão picuinhento só para tentar ser PC que é o fim da picada. É muito comum falar que algo está "preto de sujo", por exemplo, sem que isso signifique qualquer coisa relacionada com pessoas de ascendência subsaariana, apesar da sujeira raramente deixar algo propriamente preto.

É como reclamar que o "quadro negro" comumente é na verdade verde, que a expressão "deu branco" não se refere a nada realmente mais "branco" do que "verde", "gelatinoso" ou "ultrassônico", etc. 

Aliás, por esses critérios seriam pouquíssimas as pessoas negras (ou brancas) que poderiam realmente ser chamadas assim. A gente teria que andar por aí com um daqueles bloquinhos de centenas de mínimas variações de cores para usar a cor exata sempre que for fazer menção à cor da pele de alguém...

Eu até entendo, e creio que ele foi infeliz em continuar a discução, e ficar voltando e repetindo e gritando "preto, preto" e bla bla bla... mas é falta de bom-senso isso... se fosse algum termo derivado da diferenciação racial tipo "a negada que mora lá" ou "a coisa ta preta" coisa do gênero... Mas não era um termo, ele dizia na forma literal mesmo, estava preta a cidade pq estava pichada... todos entenderam isso... não podemos banir palavras, e no fundo o preconceito estava na cabeça de quem ouviu. [...]

Acho que é bem por aí, preconceito e condescendência.

PS.: mesmo "a coisa tá preta" não acho que tem origem racista. Isso parece mais uma daquelas extensões brasileiras das teorias de conspiração léxica popularizadas pelo Malcom X, se não me engano.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:10:14 »
[...]
A gente teria que andar por aí com um daqueles bloquinhos de centenas de mínimas variações de cores para usar a cor exata sempre que for fazer menção à cor da pele de alguém...
[...]

Ou com uma máquina que mistura cores para se tentar obter a tonalidade que um dado indivíduo tenha.  :P
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2012, 13:51:34 »
Pra mim isso tudo é vi.... Quero dizer, Comportamento típico de cidadão de orientação sexual não ortodoxa!  ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2012, 17:16:37 »
Comportamento típico de cidadão de orientação sexual não ortodoxa!  ::)
Uilinilizisse?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2012, 17:20:18 »
Uilinilizisse?
É que assim é difícil de falar! [Uilinilizisse]
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2012, 17:42:34 »
Uilinilizisse?
Pode usar baratagem também...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2012, 17:50:42 »
Uilinilizisse?
Pode usar baratagem também...

... beeeem melhor.... heheheh

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!