Autor Tópico: Movimentos Sociais, ritos de rebelião e a luta contra o preconceito.  (Lida 1326 vezes)

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Movimentos Sociais, ritos de rebelião e a luta contra o preconceito.
« Online: 27 de Fevereiro de 2011, 15:00:57 »
Inspirado no post sobre o "moralmente correto", transcrevo aqui uma parte de um texto que escrevi à tempos atrás, o texto é bem grande então faço um recorte da parte que achei interessante para a discussão, caso alguém se interesse ou o ache vago posto ele completo.

Uma critica que faço aos movimentos é como eles articulam os preconceitos, sabendo que a raiz de tais preconceitos estão na admissão de idéias sem os devidos questionamentos, numa crença fundada na tradição no irracionalismo, numa submissão social, os movimentos se contentam muitas vezes em apenas combater a tradição com outra "tradição", tentar forçar uma idéia que "racismo não esta com nada", sem uma devida justificação, um racista tem que ser confrontado com idéias novas, argumentos, dados, não podemos apenas "podar" os preconceitos deixando as raízes vivas para crescerem uma árvore ainda maiores, como disse no post anterior... criar uma outra tradição, um novo hábito, a longo prazo criariam os mesmo problemas... é necessário a esterilização do campo do preconceito. Ja foi dito por muitas bocas sábias que idéias compartilhadas, a moralidade social e etc são fundamentais para garantirem a coesão social, evitando a fragmentação e atomoziação da sociedade, de fato, não contesto tal idéia, apenas levanto uma indagação: Adquirir passivamentes idéias, verdades e moral é o único modo de garantir a manutenção social ? (Mas isso é tema para outro post).

Vimos então que muitas vezes os Movimentos Sociais ao invés de combater preconceitos os invertem e tentam os preconizar do mesmo modo do preconceito. Agora nos cabe a segunda pergunta: Os efeitos causados por suas ações poderiam ser contrários aos almejados ? Criando assim um paradoxo ? Ao meu ver: Sim, e para argumentar sobre usarei o conceito de "rituais de rebelião" criado pelo antropólogo Africano: Max Gluckman.

Rituais de Rebelião, de maneira resumida seria um questionamento da distribuição numa ordem, sem contudo o questionamento desta ordem, ao contrário, uma afirmação da ordem. Seria eu protestar contra um rei, pedindo sua cabeça, sem contudo questionar a monarquia. Ao fazer isso, mesmo de forma indireta eu reforço a ordem monárquica.

O movimento negro por exemplo, ao invés de questionar a dicotomia entre raças, muitas vezes a reforça, apenas questionando sua hierarquia (como podemos ver no própio nome do movimento), se questiona o fato do branco ser "superior" ao negro, mas não o fato de existir uma diferença entre as raças, ao se dizer: "Somos todos iguais" se reforça o sentido que somos classificados de maneira diversa. Assim como o movimento feminista, que ao procurar e defender uma igualdade de tratamento reforça uma desigualdade sexual, "ser tratado igual ao homem" é admitir uma diferença entre gêneros, ser "tão capaz, ou mais quanto" é afirmar uma dualidade.
Mas no que isso influenciaria nos preconceitos ? Ao não modificar a ordem, apenas invertendo as pósições dentro de tal ordem, ainda se mantém o caminho aberto para uma negação da negação anterior. Para exemplificar, usarei algumas afirmações:

-"Os brancos são superiores aos negros" - Afirmação preconceituosa.
-"Os brancos sao iguais aos negros" - Negação da afirmação e manutenção da dicotomia
-"Os brancos não são iguais aos negro" - negação da negação, volta ao sentido inicial.

Isso não poderia ocorrer caso a ordem dicotômica fosse quebrada, se a classificação por raças não existisse, não existira racismo.

Chegamos então ao ponto final, onde entra a emancipação do pensamento ?
Pois bem, creio eu que a emancipação intelectual seja umc aminho alternativo e mais eficaz de não só combater o racismo, especismo, sexismo como muitos, se não, todos os males sociais.
/------------------/--------------------/

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Movimentos Sociais, ritos de rebelião e a luta contra o preconceito.
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 17:35:29 »
Esse é um dos motivos que sempre critico a censura, pois ela não acaba com idéias, apenas cria tabus sobre as mesmas, além de ser uma violenta agressão a liberdade.

Sobre esses movimentos sociais, acho que eles estão longe de serem uma unanimidade. Eu, por exemplo, sou negro e sou totalmente contra a censura e privilégios(cotas e afins), e conheço muita gente que compartilha da mesma idéia. Porém, uma, talvez, minoria ache melhor manter privilégios.  Notamos o mesmo na historiografia, aonde muitos criticam o eurocentrismo mesmo querendo impor um afrocentrismo(isso é mais comum nos E.U.A).
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Re: Movimentos Sociais, ritos de rebelião e a luta contra o preconceito.
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:47:01 »
Acho que quando houver uma diminuição dessa "cassação" ao preconceito, os casos diminuiriam... os movimentos sociais deveriam procurar a emancipação intelectual e não o proibimento de certos pensares
/------------------/--------------------/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!