Autor Tópico: Casal de ateus faz acordo e escola libera filhos de aula  (Lida 2055 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Casal de ateus faz acordo e escola libera filhos de aula
« Online: 27 de Fevereiro de 2011, 17:31:41 »
http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2011/02/27/casal-de-ateus-faz-acordo-e-escola-libera-filhos-de-aula.jhtm

Os pais de dois alunos de Pranchita, no interior do Paraná, fizeram um acordo com a direção da escola pública onde os filhos estudam para que eles deixassem de frequentar as aulas de religião.

Metade das escolas do país tem ensino religioso

A professora Eliane Lambert Junkes, 26, e o marido, o caminhoneiro Alberi Junkes, 40, são ateus e defendem o direito de os gêmeos, de sete anos de idade, não serem 'doutrinados' sobre a existência de Deus.

A mãe de Marco Antônio e João Antônio não admite que as aulas de ensino religioso comecem com uma oração nem que Deus seja tratado como uma entidade real e superior, que zela pela humanidade e tem poderes para julgar as ações dos homens.

O acordo foi feito no ano passado --as crianças foram às aulas por quase três anos-- e permitiu que, nesse horário, os meninos frequentem a biblioteca. Eliane diz que a decisão foi amigável.

'Não quero que eles sejam doutrinados a crer. Ninguém precisa ser bom na vida porque tem alguém superior olhando. As pessoas devem ser boas porque isso é correto', afirma a professora.

Eliane acredita que os filhos, quando amadurecerem, poderão adquirir conhecimento suficiente para decidir qual papel a religião terá em suas vidas.

'Quando eles crescerem, teremos condições de conversar melhor', diz.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

A mãe dos garotos afirma que, se as aulas tivessem outro tipo de abordagem, como a história das religiões, não se oporia ao aprendizado.

'A história das religiões é importante para contar o processo de formação do homem. Jamais vou privar meus filhos do conhecimento, mas não é o que acontecia na escola', afirma.

Procurado pela Folha, o diretor da Escola Municipal Márcia Canzi Malacarne, Everaldo Canzi, declarou que não daria entrevista por telefone porque considera o tema 'complexo e amplo'.

Ele negou, no entanto, que as aulas tenham o objetivo de 'doutrinar' os alunos a crer e disse que a 'diversidade das crianças é respeitada'.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Casal de ateus faz acordo e escola libera filhos de aula
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 17:47:48 »
A doutrinação é também frequente nas aulas de História e/ou Geografia. Por sorte, no fundamental, só tive professores imparciais.  :ok:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 18:06:12 »
Magnifico, mais uma vitória do ateísmo!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:02:31 »
A doutrinação é também frequente nas aulas de História e/ou Geografia. Por sorte, no fundamental, só tive professores imparciais.  :ok:

Isso me lembra uma professora de história que eu tive que era totalmente antiamericana (ou antiestudunidense conforme o gosto do freguês). Fui parar na diretoria duas vezes por discutir com ela por eu ser contra a forma com que ela ensinava.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:10:47 »
Afastar os zumbis das crianças  :twisted: Eles adoram um inocente e suculento cérebro jovem.
Não deseje.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:50:55 »
.
Tentar fazer com que as crianças frequentem "aulas" (sic) de religião é um crime lesa-infância e lesa-humanidade. Muito mais num pais não muçulmano e estado laico.

É de lutar para tirar esta porcaria dos currículos! ONTEM!
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:51:58 »
Eu tive aulas religiosas mas eram optativas, ai nem assisti.
Acho que o "doutrinamento" acontece em todas as matérias, mas para falar a verdade acho que nas matérias de exatas é pior, as de humanas são parciais sempre tendendo para "a esquerda" sempre contradizendo aquilo vem da mídia, mas a pessoa sempre acaba tendo duas visões... na exatas as coisas são apresentadas como "leis que sempre foram assim" não existe espaço para teorias alternativas e nem questionamento...
/------------------/--------------------/

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 22:03:55 »
.
Tentar fazer com que as crianças frequentem "aulas" (sic) de religião é um crime lesa-infância e lesa-humanidade. Muito mais num pais não muçulmano e estado laico.

É de lutar para tirar esta porcaria dos currículos! ONTEM!

Se fosse mulçumano não teria problema...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 22:12:43 »
Eu tive a mesma atitude com o meu filho.
Foto USGS

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 05:13:33 »

Muito estranha a história e a atitude ...
Pelo que eu me lembre, segundo a LDB, tais aulas de religião deveriam ser optativas, mesmo em escolas devocionais. Não deveria sequer existir o "ACORDO" - se os pais ou o aluno não quisessem, tal aula não seria assistida. E tal optatividade deveria ser exposta pela própria escola ...

:vergonha:  :P Desculpe aí, Geo, peguei carona na sua resposta por ela ter sido a última, mas a minha referência é a notícia do tópico.  :ok:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 05:22:40 por HFC »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 06:55:04 »

Muito estranha a história e a atitude ...
Pelo que eu me lembre, segundo a LDB, tais aulas de religião deveriam ser optativas, mesmo em escolas devocionais. Não deveria sequer existir o "ACORDO" - se os pais ou o aluno não quisessem, tal aula não seria assistida. E tal optatividade deveria ser exposta pela própria escola ...

:vergonha:  :P Desculpe aí, Geo, peguei carona na sua resposta por ela ter sido a última, mas a minha referência é a notícia do tópico.  :ok:

Não tem problema HFC, principalmente porque a sua observação foi pertinente.

De fato, a "disciplina" é optativa, mas fica clara a intenção ideologizante, pois que a despeito da sua pretensa ecumenicidade, ela aborda essencialmente o cristianismo e marginalmente o judaísmo. Todas as demais formas de crenças foram "esquecidas". Pelo menos este é o caso da escola que meu filho frequenta.
Foto USGS

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 19:52:05 »
De fato, a "disciplina" é optativa, mas fica clara a intenção ideologizante, pois que a despeito da sua pretensa ecumenicidade, ela aborda essencialmente o cristianismo e marginalmente o judaísmo. Todas as demais formas de crenças foram "esquecidas". Pelo menos este é o caso da escola que meu filho frequenta.

Não sei se você percebeu o mesmo erro de procedimento  na atitude da escola - como a matéria é facultativa, o  único acordo que a escola pode propor se os pais ou o aluno (com idade ou maturidade suficiente para decidir) não quiserem é aceitar a recusa. A escola não pode impor obrigatoriedade alguma a tal matrícula - não pode sequer negociar tal acordo. Ela não tem com que negociar.

Essa foi a idéia que mais me assustou no "acordo". Ainda não entendi porque tal fato precisou de um acordo.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 20:45:43 »
Não sei se você percebeu o mesmo erro de procedimento  na atitude da escola - como a matéria é facultativa, o  único acordo que a escola pode propor se os pais ou o aluno (com idade ou maturidade suficiente para decidir) não quiserem é aceitar a recusa. A escola não pode impor obrigatoriedade alguma a tal matrícula - não pode sequer negociar tal acordo. Ela não tem com que negociar.

Essa foi a idéia que mais me assustou no "acordo". Ainda não entendi porque tal fato precisou de um acordo.

Eu acho que o procedimento da escola reflete uma estratégia e arrisco a dizer que foi implementada pelos proprietários ou diretores como uma exteriorização das suas próprias crenças.
Foto USGS

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:30:15 »
Esse assunto sempre me deixa preocupado pelo seguinte.

As crianças não se sentem excluídas pelas outras que frequentam as aulas?

Você sentiu algum tipo de diferenciação no tratamento de seu filho Geo?

Muitas vezes nem é por inciativa das crianças, mas podem existir pais que proíbem seus filhos de brincar ou até mesmo conversar com o filho dos ateus.

Eu também não deixaria meu filho assistir as aulas de religião, pois entendo que esse é um assunto muito complicado para ser colocado tão cedo na vida de alguém, e que, se for mal trabalhado, pode causar mais problemas do que a falta de alguns coleguinhas.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:44:34 »
Esse assunto sempre me deixa preocupado pelo seguinte.

As crianças não se sentem excluídas pelas outras que frequentam as aulas?

Até o momento eu não observei isto no meu filho, a despeito dele ter começado o ciclo fundamental há menos de um mês.

Você sentiu algum tipo de diferenciação no tratamento de seu filho Geo?

Até o momento não, apesar de que tanto as professoras dele como a diretora tentaram me convencer a modificar a minha decisão.

Muitas vezes nem é por inciativa das crianças, mas podem existir pais que proíbem seus filhos de brincar ou até mesmo conversar com o filho dos ateus.

Eu também não deixaria meu filho assistir as aulas de religião, pois entendo que esse é um assunto muito complicado para ser colocado tão cedo na vida de alguém, e que, se for mal trabalhado, pode causar mais problemas do que a falta de alguns coleguinhas.

Eu não descarto a possibilidade daquele problema ocorrer. Mas caso isto ocorra e eu tenha dele conhecimento, conversarei com a direção da escola, deixando claro que não hesitarei em mover uma ação por preconceito ou até mesmo em retirar o meu filho de lá.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Março de 2011, 23:37:20 »
Que os pais têm o direito de saber o que é melhor para seu filhos é uma coisa que eu defendo. Agora, pra que tanto medo da aula de religião? Qual o problema da criança aprender sobre a cultura que alicerçou nossa civilização ocidental? Eles argumentam que é uma idade ainda precoce para discutir um assunto importante como religião. Mas a abordagem dada nesses cursos não é puramente de contar histórias bíblicas e tirar mensagens delas.

Minha escola fazia parte da comunidade luterana, então o colégio sempre foi empenhado nessa matéria (muitas vezes o pastor dando aula). Mas, basicamente, a gente ficava copiando resumos do que acontecia na Bíblia e via filmes sobre santos, milagres, ou que passassem uma mensagem cristã. Muito mais perigosa é a doutrinação marxista que passei nas aulas de história e geografia.

O que me parece é que os pais tomaram essa decisão por pura conveniência ideológica do que preocupação com o preparo emocional  dos filhos. O que vai acontecer é que isso vai criar uma curiosidade nas crianças e, no dia em que se rebelarem contra os pais, todo esse senso de proibição da matéria irá aflorar e o tiro pode sair pela culatra.

Não seria uma decisão mais saudável deixar que acompanhassem os demais colegas e, em casa, analisar sob cuidado o que foi passado em aula?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Março de 2011, 23:46:53 »
Que os pais têm o direito de saber o que é melhor para seu filhos é uma coisa que eu defendo. Agora, pra que tanto medo da aula de religião? Qual o problema da criança aprender sobre a cultura que alicerçou nossa civilização ocidental? Eles argumentam que é uma idade ainda precoce para discutir um assunto importante como religião. Mas a abordagem dada nesses cursos não é puramente de contar histórias bíblicas e tirar mensagens delas.

Eu acho que não, Strange... Não são msg, são verdades. Olha isso.
Ele é um colunista, mas a reportagem que ele menciona, diz exatamente isso.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Março de 2011, 00:31:04 »
o problema é que muitas aulas são quase uma catequese, mas já ouvi falar de aulas que são quase cursos de filosofia, se algum dia tiver filhos e estiver nessa situação iria pedir para assistir uma das aulas para me decidir XD
/------------------/--------------------/

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Março de 2011, 01:08:06 »
Mabumbo, note que a única coisa que a professora fez foi dizer que as histórias bíblicas são reais. O consequente desdobramento se deu pela parte do colunista. O que ela disse não quer dizer que as aulas irão enfocar no criacionismo, teocracia e no fundamentalismo bíblico. Essa não é a realidade, embora ocorra nas aulas mais avançadas de religião. Mas daí as crianças já cresceram e tem um poder de julgamento maior, ainda que o veneno esteja ali.

Acho que vocês exageram em tentar pintar uma imagem que não é assim tão ameaçadora. Pelo contrário, pode ser até bem positiva.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Março de 2011, 09:13:51 »
Em geral, na leitura da bíblia, faz-se uma leitura seletiva. Todos sabemos! Admite-se as coisas boas e as bizarrices passam a ser histórias a serem "interpretadas" ou "relativizadas". O absurdo é deixar de considerar isso um ensinamento moral (que odeia o corpo e deseja a salvação, mas vá lá!) e passar a considerá-lo uma realidade. É muito poder pra um livro só! Como desenvolver uma capacidade crítica se as respostas encontram-se todas n'O Livro?
Inclusive, não considero simples e resolvido o problema se simplesmente confiarmos na capacidade de julgamento das crianças quando mais crescidas. Primeiro, pois remete ao que anteriormente falei; segundo, essas pessoas não levariam essas crenças pelo resto de suas vidas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Março de 2011, 22:44:41 »
A questão de ser real ou não real não é essencial. Como dizem os italianos: Se non è vero, è bene trovato.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Março de 2011, 00:35:09 »
Considerar é diferente de ser... Não entendi a sua colocação.
(Ou o contrário!)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!