Autor Tópico: Zumbis Filosóficos e Disturbios do Sono  (Lida 1160 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Zumbis Filosóficos e Disturbios do Sono
« Online: 01 de Março de 2011, 16:04:22 »
Ola Pessoal,

Aproveitando a questão de consciência e livre-arbítrio.

Pergunta : Alguns disturbios do sono não produzem algo muito semelhante a zumbis filosóficos ? Tipo Sonambulismo, e outros mais sinistros.

Ha um tempo atrás,  vi uma reportagem sobre um disturbio do sono no national ou Discovery ou GNT, não lembro..rs (disturbio com um nome meio estranho), onde uma pessoa tinha matado sua companheira. Ele tinha "acordado", se não me engano, tido uma "discussão" com a companheira, e depois matado a esposa batendo sua cabeça no meio feio. Porém, qdo as autoridades chegaram,  constataram que o mesmo estava em estado de sono profundo.

Como pode uma pessoa interagir nesse nível com o ambiente, e não estar consciente disto ?

ps: alguem mais viu esta reportagem, e lembra de mais informações ou algo que informei errado ?

Abs
Felipe
« Última modificação: 02 de Março de 2011, 09:26:45 por 1985 »

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Re: Zumbis Filosóficos e Disturbos do Sono
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2011, 16:07:07 »
Não sei se é verdade, mas segundo minha vó (fonte altamente duvidavel ehauhea), quando pequenos meu pai e meu tio conversavam durante o sono, ambos em estado sonâmbulo.
/------------------/--------------------/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2011, 20:53:08 »
[...]
Como pode uma pessoa interagir nesse nível com o ambiente, e não estar consciente disto ?
[...]

Eu conheço uma pessoa que já foi pega andando na rua, em frente à casa dela, e que estava dormindo.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2011, 21:01:13 »
Não sei se é verdade, mas segundo minha vó (fonte altamente duvidavel ehauhea), quando pequenos meu pai e meu tio conversavam durante o sono, ambos em estado sonâmbulo.

De vez em quando eu abria os olhos e falava durante o sono, já faz muito tempo que não acontece.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 02 de Março de 2011, 04:38:10 »
Nunca tive esse problema, mas minha mãe contava que pegou meu irmão algumas vezes, todo vestido e querendo ir trabalhar de madrugada(dormindo), tentando subir no roupeiro (essa eu vi pois dormíamos no mesmo quarto) e brigando (acordei com um soco na cara).

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re: Zumbis Filosóficos e Disturbios do Sono
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2011, 14:05:14 »
Pessoal,

Achei este artigo(abaixo) sobre zumbis filosoficos.

Vou reforçar/refazer a pergunta : o fato das pessoas poderem agir/interagir com o ambiente e outras pessoas, nestes disturbios, sem experimentar a consciência/qualias, não refoça/é uma evidência para a visão dualista de Chamlers com relação a consciência/cérebro?

Abs
Felipe

Abaixo o"link":

O argumento do zumbi serve mais para mostrar dualista interior do ...
Zumbis seriam estranhas criaturas filosóficas que, apesar de terem todas as ...
B são conseqüência automática da existência das propriedades A, ou seja, ...

www.filosofiadamente.org/images/stori... - Em cache - Similares

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2011, 21:53:48 »
Não tem nada a ver. O sonâmbulo ainda tem experiência subjetiva do sonho (talvez no caso dos sonâmbulos até "menos" sonho do que um sonho normal, isso é, com mais influência de estímulos sensoriais), da mesma forma que um não sonâmbulo. A única coisa que tem de "zumbi", e num sentido sem nada a ver com os zumbis filosóficos, é ficar andando por aí daquele jeito meio grogue.

Algo análogo a "zumbis filosóficos parciais" que existem são fenômenos como a "visão cega": a pessoa é "inconsciente" de enxergar, não "assiste" imagens no seu cérebro, mas no entanto o que vê é processado pelo cérebro e ele pode responder corretamente coisas a partir de informações visuais sem saber como faz isso. Exemplos, reconhecer expressões faciais, o que a pessoa percebe apenas como um "pressentimento", e não como a visualização da face, e colocar o dedo em um ponto preto sobre uma cartolina branca, o que a pessoa julga ter sido apenas sorte. No tópico "uma visão cética sobre a consciência" isso foi também abordado.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Março de 2011, 22:35:25 »
Ola

Acho q no sonambulismo não existe o sonho, apenas as ações incoscientes. Por isso relacionei com a questão dos zumbis.

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Março de 2011, 22:39:24 »
É verdade, não sabia. Curioso, era capaz até de jurar que tinha lido que a explicação do sonambulismo era não haver um "desligamento" dos sinais do cérebro para o corpo durante o sonho, tendo até se induzido sonambulismo em gatos através de algum tipo de cirurgia ou talvez droga que "inibisse essa inibição". Acho que li isso no "Dragões do Eden", do Sagan, mas talvez eu tenha me confundido e não houvesse nada sobre sonambulismo genuino.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Março de 2011, 22:45:24 »
Tem gente que usa o sonambulismo nessas abordagens:

Sleepwalkers have  their eyes open and use vision to  navigate the world. Visual information is  poised for use in action. Sleepwalkers  can eat, drink, even drive a car.  But if you speak to them, they are  slow or unresponsive and seemingly unaware  of what they are doing. Are they  A-conscious? P-Conscious? Is there anything  it is like to sleepwalk.

http://www.ict.tuwien.ac.at/lva/Boley_LFCS/LFCS-consciousness-for-blog.ppt

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 04 de Março de 2011, 22:49:18 »
Ola

Acho q no sonambulismo não existe o sonho, apenas as ações incoscientes. Por isso relacionei com a questão dos zumbis.

Abs
Felipe
Mas os sonhos são exatamente as expressões do insconciente, então uma situação não é distinta da outra. É um entendimento muito divulgado do mainstrain em psicologia.

Abordagem psicológica

Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderiamos pensar numa especie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diriamos que elas não sabem falar. Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura, sua gramática, etc). O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos.
« Última modificação: 04 de Março de 2011, 22:52:26 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2011, 22:52:54 »
Ola,

Existe um disturbio específico que é exatamente o que vc falou. Tem um nome especifico, e se caracteriza pela movimentação do corpo no estado REM.

Então, acho que a comparação com os zumbis não é tão exagerada....eu acho muito sinistro uma pessoa sem consciência falar, andar e executar tarefas complexas.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2011, 22:55:16 »
Não pode ser considerada, cientiicamente como sonho, pois o sonho ocorre no momento REM do sono, e nos lembramos, ou seja no final temos consciência deles(nao de todos,claro) . Já o sonambulismo não.

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!