Autor Tópico: E se esse fosse o mito da criação?  (Lida 1166 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
E se esse fosse o mito da criação?
« Online: 11 de Março de 2011, 16:49:23 »
E se esse fosse o mito da criação?

Quase todos os sistemas gnósticos do tipo siríaco ou egípcio ensinaram que o universo iniciou com um original, impenetrável (ou incognoscível) Deus, chamado de "Pai" ou Bythos, ou como Mônade por Monoimus.

Deste começo unitário, o Uno emanou Aeons adicionais, em pares de seres progressivamente 'menores' em sequência. Em conjunto com a fonte que os emanou, eles formam o Pleroma - totalidade - de Deus que, portanto, não deve ser entendido como algo distinto do divino, mas abstrações simbólicas da natureza divina. A transição do imaterial para o material, do numenal ao sensível, foi causado por uma falha - ou paixão ou pecado - em um dos Aeons[1]. Na maior parte das versões dos mitos gnósticos, é Sophia que traz instabilidade ao Pleroma, o que por sua vez provoca a criação da matéria.
Esse é o mito de sophia, eu tirei da wikipedia. O que acham? Seria mais fácil ou mais dificil de derrubar do que o mito do Éden?

No sentido de que, se a religião ocidental não fosse o cristianismo, e tivéssemos outra religião com outro mito de criação.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: E se esse fosse o mito da criação?
« Resposta #1 Online: 11 de Março de 2011, 17:01:03 »
Seria ainda mais confuso do que Jesus nos salvando dele mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2011, 17:11:01 »
Se é mito, nem precisa ser derrubado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2011, 17:46:00 »
Melhor do que a masturbaçao divina dos egipcios

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2011, 12:47:22 »
Se é mito, nem precisa ser derrubado.
Era pra entrar na brincadeira  :down: e fazer igual fazem com o mito da criação bíblico.
Seria ainda mais confuso do que Jesus nos salvando dele mesmo.
Será mesmo?

"o universo iniciou com um original, impenetrável (ou incognoscível) Deus, chamado de "Pai". (O Big Bang não diz que o universo começou extremamente denso, quente e muito pequeno?)Deste começo unitário, o Uno emanou Aeons adicionais, em pares de seres progressivamente 'menores' em sequência.(E depois diz que houve uma expansão*) Em conjunto com a fonte que os emanou, eles formam o Pleroma - totalidade - de Deus. (E também diz que depois houve uma super-inflação**)   A transição do imaterial para o material, do numenal ao sensível, foi causado por uma falha em um dos Aeons. (E na super inflação a gravidade é a primeira força a se separar, depois as outras 3. E aí a matéria e anti-matéria se encontram e explodem. Mas como tinha uma quantidade maior de matéria do que de anti-matéria, alguma matéria sobra.) É Sophia que traz instabilidade ao Pleroma, o que por sua vez provoca a criação da matéria. (E depois a matéria se agrupa porque tinha mais matéria num lugar do que em outro. Se tudo tivesse uniformemente separado, aí as coisas não se juntavam de novo.)"
Em vermelho eu estou falando sobre a teoria do big bang.

Se o cristianismo tivesse roubado dos egípcios a teoria da criação, nós estaríamos f*didos. E acreditaríamos em Deus e na Igreja Católica?

O mito do éden é a coisa mais fácil do mundo de derrubar. E fora o fato dos hebreus terem pegado o pior deus dos deuses dos sumérios, o Enlil. Se tivessem pego Enki(o deus mais camarada e gente boa) também teríamos um grande problema.

*Imaginemos uma bolha de sabão, suponhamos que esta bolha seja preenchida por um fluido, deixemos o fluido de lado e concentremo-nos na superfície propriamente dita da bolha. Esta no início é um ponto de água com sabão, por algum motivo desconhecido, que não importa, começa a aumentar através da inserção de um gás, tomando a forma esférica. Observemos que, na medida em que o ar penetra preenchendo o interior da bolha de sabão (a exemplo de uma bexiga), começa a haver a expansão volumétrica do objeto. Nos concentremos no diâmetro da bolha e na espessura da parede. Verificaremos que, à medida que seu diâmetro aumenta, a espessura diminui, ficando mais e mais tênue, pois a matéria está se desconcentrando e se espalhando em todas as direções. De uma maneira simplificada, podemos afirmar que o aumento do diâmetro da bolha é o universo em expansão, o aumento da área da superfície é a diminuição da densidade material, a redução da espessura da parede é a constante térmica que diminui à medida que o universo se expande.
** É a teoria que explica o porque o universo tem a mesma temperatura atualmente.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2011, 09:41:34 »
Cara - Fabi

Esse é o mito de sophia, eu tirei da wikipedia. O que acham? Seria mais fácil ou mais dificil de derrubar do que o mito do Éden?

Acho piada :!: :arrow: Como sempre, o pecado é o desejo de sabedoria... :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2011, 17:47:07 »
Acho interessante esse mito, apesar de todo mundo discordar acho que foi inspirado nele o seriado LOST, ou então no livro "Valis" que por sua vez é inspirado pelo mito agnóstico... o interessante nele é que não somos imagem e semelhanças de deus Uno, mas um acidente e até certo ponto um erro, o que ao meu ver faz mais sentido do que a crença católica.
/------------------/--------------------/

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2011, 19:14:29 »
Esse mito é interessante, porque se parece um pouco com o de uma divindade que inventei uns tempos atrás: o Deus Recursivo (tm).
Nessa teologia, não existe um só deus, mas uma sequência infinita deles*, em ordem crescente de poder. Nenhum deles é onipotente, onibenevolente
ou oniqualquercoisa mas o conjunto de deuses pode ser tomado como um Deus, ao qual podem ser associados os atributos de onipotência, onipresença,
oni... etc.

Qualquer erro ou omissão pode ser atribuído a um deus menor na escala. As orações pedindo o conserto desses erros podem então ser dirigidas ao
escalão superior. :)

*Trindade é pouco pra mim :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2011, 20:04:47 »
Caro - Dr. Manhattan

Gênero: :arrow: Conselheiros

Slogan: Malign Hypercognitive since 1973

Esse mito é interessante, porque se parece um pouco com o de uma divindade que inventei uns tempos atrás: o Deus Recursivo (tm).

Nessa teologia, não existe um só deus, mas uma sequência infinita deles*, em ordem crescente de poder. Nenhum deles é onipotente, onibenevolente
ou oniqualquercoisa mas o conjunto de deuses pode ser tomado como um Deus, ao qual podem ser associados os atributos de onipotência, onipresença,
oni... etc.

Qualquer erro ou omissão pode ser atribuído a um deus menor na escala. As orações pedindo o conserto desses erros podem então ser dirigidas ao
escalão superior. :)

*Trindade é pouco pra mim.  :)

Em minha opinião - você descreveu a natureza - a cadeia alimentar e a Humanidade, sem se aperceber. :idea: :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!