Autor Tópico: Preciso de um conselho  (Lida 2008 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Preciso de um conselho
« Online: 13 de Março de 2011, 21:21:24 »
Eu estou concluíndo a graduação em sociologia.

Mas só essa graduação, é claro, não me abre muitas portas.

Penso num mestrado, mas parece que terei de cair nas graças de alguém para que isso ocorra.

Neste último ano entendi que o meu lance, na verdade, é jornalismo.

Se tivesse feito o jornalismo antes, estaria absolutamente tranquilo agora.

Mas agora já tenho 26 anos.

Será que devo encarar outra graduação (terei 31 quando terminar) ou outra alternativa?

PS.: Sei que o MTB hoje é liberado mesmo para quem não é da área. Não sei se os empregadores realmente dão preferência ao diploma mesmo assim...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Preciso de um conselho
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2011, 21:28:41 »
Eu não tenho certeza se é possível mesmo atuar como jornalista sem se ter diploma, isso foi liberado e depois desfeito em seguida algumas vezes ao longo dos anos. Me parece que a palavra final do momento é a dos sindicatos, precisa de diploma. Ou no mínimo que a publicação seja assinada por um jornalista responsável, ao menos era assim que costumava ser.

Não é que seja completamente impossível, só não é exatamente simples, acho. Mas talvez seja até facilitado por ter essa formação, se conseguir "cobrir" algo que tenha ligação com essa área. Mas acho que não é classificado como jornalismo propriamente dito, mas fica sendo meio que "opinião" ou algo do tipo.

Nos EUA e em muitos países não é necessário diploma para atuar em jornalismo, só colocando outro leque de opções que talvez possa ser interessante.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 13 de Março de 2011, 21:30:47 »
Acho que depende de onde você vai procurar trabalho.

Se for em grandes meios de comunicação, creio que a preferência seja para profissionais da área, mas, para pequenas empresas que trabalham com comunicação, já vi muitas não exigirem diploma.

Talvez o ideal fosse tentar uma dessas pequenas empresas e começar o curso, pois, até o final você terá alguma experiência.

De qualquer forma, boa sorte.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 13 de Março de 2011, 21:31:47 »
Eu não tenho certeza se é possível mesmo atuar como jornalista sem se ter diploma, isso foi liberado e depois desfeito em seguida algumas vezes ao longo dos anos. Me parece que a palavra final do momento é a dos sindicatos, precisa de diploma. Ou no mínimo que a publicação seja assinada por um jornalista responsável, ao menos era assim que costumava ser.

Não é que seja completamente impossível, só não é exatamente simples, acho. Mas talvez seja até facilitado por ter essa formação, se conseguir "cobrir" algo que tenha ligação com essa área. Mas acho que não é classificado como jornalismo propriamente dito, mas fica sendo meio que "opinião" ou algo do tipo.

Nos EUA e em muitos países não é necessário diploma para atuar em jornalismo, só colocando outro leque de opções que talvez possa ser interessante.
Acho que não podem proibir o exercício do jornalismo pela ausência de diploma, haja vista o direito à liberdade de expressão.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Março de 2011, 21:35:02 »
Sim, eu considerei tudo isso.

Minha maior preocupação é com a idade. Já perdi muito tempo. Tenho 26 anos.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5 Online: 13 de Março de 2011, 22:05:26 »

Sociologia é foda. Só consegue emprego no governo ou dando aula nas escolas e universidades para outros alunos de sociologia.

Mas se gosta de escrever, vai atrás de um emprego nos jornais sim. Se conseguir e gostar, pode fazer uma pós na área.
E, apesar da pressão, não sei se vai passar esta história do diploma de jornalismo. Não se de impedir as pessoas de escreverem e não se pode impedir os jornais, que são propriedades particulares, de contratar quem bem entendam.

Mas vai estudando pra concurso público ou procurando OnG que precise de sociólogo.

e 26 anos é início da vida. Só que vai ter que arranjar emprego, nisso não tem jeito.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Março de 2011, 22:09:39 »
Acho que depende sobre o que quer escrever... não acho que é muito mais fácil arrumar emprego com o diploma de Jornalista do que de Sociólogo, o mercado esta muito saturado...
Se sua idéia for escrever sobre sociologia ou política (creio que tenha feito Ciências Sociais) não acho que um bacharelado de jornalismo ajude muito, talvez compense fazer algum curso mais rápido e procurar emprego para ver o que acontece...
/------------------/--------------------/

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2011, 13:31:32 »
Eu penso que meu caminho é o jornalismo...

É irônico: minha mãe é jornalista, por isso, quis fazer diferente e entrei em sociologia.

Mas agora me dei conta de que já era jornalista e não queria admitir...

Minha preocupação é mais financeira, não sei se fico melhor com mestrado ou outra graduação.

Sobre a idade, realmente me acho velho pra outra graduação rs...

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2011, 15:08:22 »
Se você realmente quer ser jornalista, não tem o que pensar... conheço pessoas com 26 anos que nem entraram na primeira graduação, e você já tem uma. Agora, se for unicamente financeiro... bom... ai não sei, Jornalista ganha mais, mas em consequencia existe muitossss mais profissionais na área.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2011, 15:13:05 »

É irônico: minha mãe é jornalista, por isso, quis fazer diferente e entrei em sociologia.

Minha preocupação é mais financeira, não sei se fico melhor com mestrado ou outra graduação.

Arrume um empregou ou faça mestrado se conseguir uma bolsa. Não perca mais tempo. Vai por mim.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2011, 15:22:57 »

Você ainda é novo. Mas sugiro que talvez tentar trabalhar em alguma coisa ao mesmo tempo que faz
a faculdade. Não é pra desestimular você, mas meu irmão é formado em jornalismo, e está desempregado faz uns dois anos...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2011, 16:34:11 »
Rapaz, estou com 29 anos e não consegui engrenar minha graduação até hoje.

Faço faculdade com muitas dificuldades pois tenho que trabalhar, e os horários sempre são um problema.
Tive que fazer uma escolha entre a graduação e uma formação técnica, a diferença estava no tempo de inserção no mercado de trabalho.
Hoje não me arrependo de minha escolha, sou um técnico com bastante experiência e com uma boa credibilidade no mercado. Porém, sempre fico meio deprê quando vejo pessoas muito mais novas que eu se formando engenheiros, físicos, geologos, etc... Não é inveja dessas pessoas, o pensamento sempre é de que se eu tivesse tido como seguir com a graduação, já estaria no final de um mestrado por exemplo. Mas as circunstâncias me obrigaram a seguir este caminho.

O que digo para você é, se você puder ficar 4 anos vivendo de bolsas por pesquisa ou estágios, ou tiver alguém que possa te ajudar financeiramente nesse período, ingressa na outra graduação de braços abertos.

Caso contrário, procure se inserir em uma ótima posição dentro de sua formação, e faça uma pós na área de jornalismo.

Mas nunca desista de ir trabalhar com o que você gosta.

"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2011, 09:06:12 »
Erictex

Vc não se formou ainda, mas escreve bem pra caramba. Ótima pontuação, sem repetição de palavras. Um texto muito bom. É um sinal de que não está fazendo engenharia. hehehehehe

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2011, 11:07:58 »
Famado, faço engenharia... Detesto português, mas no geral, escrevo muito bem.  :hein:

Blues Brother, faço minhas as palavras do Erictex, faça algo que vc goste, arrependimentos vem tarde e nunca se está velho demais para estudar. :ok:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2011, 11:30:52 »
É que vc é mulher. Mulheres escrevem melhor que homens. É a regra. Não há exceções. Quero dizer, fora a minha sogra.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Março de 2011, 11:32:08 »
É que vc é mulher. Mulheres escrevem melhor que homens. É a regra. Não há exceções. Quero dizer, fora a minha sogra.
:biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Março de 2011, 13:36:19 »

Primeiro. Faça um mestrado na área de Sociologia. Ele lhe possibilitará algum ganho e ainda o manterá na estrutura universitária.

Segundo. Concilie o mestrado com algum crso de jornalismo. No meu entender as duas profissões de complementam.

Terceiro. A idade de 26 anos é muito nova. Voce ainda tem muito tempo para realizar coisas profissionais.
Foto USGS

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Março de 2011, 16:03:09 »
Erictex

Vc não se formou ainda, mas escreve bem pra caramba. Ótima pontuação, sem repetição de palavras. Um texto muito bom. É um sinal de que não está fazendo engenharia. hehehehehe

Ou então de que estou estudando a coisa errada  :hihi:

Muito obrigado Famado.

"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Março de 2011, 17:26:44 »

Faço faculdade com muitas dificuldades pois tenho que trabalhar, e os horários sempre são um problema.
Tive que fazer uma escolha entre a graduação e uma formação técnica, a diferença estava no tempo de inserção no mercado de trabalho.
Hoje não me arrependo de minha escolha, sou um técnico com bastante experiência e com uma boa credibilidade no mercado. Porém, sempre fico meio deprê quando vejo pessoas muito mais novas que eu se formando engenheiros, físicos, geologos, etc... Não é inveja dessas pessoas, o pensamento sempre é de que se eu tivesse tido como seguir com a graduação, já estaria no final de um mestrado por exemplo. Mas as circunstâncias me obrigaram a seguir este caminho.
[...]

Faça mais um sacrifício e realize a sua graduação, sejam quais forem os motivos (profissionais, financeiros ou pessoais). Uma vez concluída, trabalhe mais um tempo e então parta para fazer uma especialização ou, o que é melhor, um mestrado, porque 29 anos não é uma idade impeditiva ou limitadora de nada.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Março de 2011, 23:31:23 »
Erictex

Isso é desculpa de engenheiro vadio.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Março de 2011, 10:13:14 »
Pessoal,

muito obrigado pelos conselhos, todos foram muito bons.

Parece que alguns dos colegas daqui ljá fez ou tentou fazer mestrado.

Podem dizer qual é o melhor caminho pra conseguir um bom orientador na USP ou PUC?

Terei que virar aluno ouvinte, mas fora isso existe mais alguma "tática"?

Valeu.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Março de 2011, 11:44:28 »
Eu fiz mestrado (na PUC) e doutorado (na COPPE) nos anos 90. Conselhos de experiente:

Não se precipite ou ceda a pressões. Demore um pouquinho (não muito) para escolher seu orientador;

Procure não ter co-orientador, porque muitos professores universitários não se entendem, um vai deixar pro outro e o outro vai deixar pro um e vc vai ficar sozinho;

Conheça a fama do professor através dos alunos mais antigos. Fuja dos sociopatas, que são muito comuns no meio dos professores universitários;

Os professores com mais publicações costumam ser bons orientadores;

Conheça os alunos de doutorado que defenderam a dissertação de mestrado dentro do período estipulado e pergunte quem os orientou e como fizeram para cumprir o prazo.
« Última modificação: 16 de Março de 2011, 15:37:49 por famado »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 16 de Março de 2011, 12:23:08 »

I feel your pain, bro... :ok:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Março de 2011, 15:25:20 »
Podem dizer qual é o melhor caminho pra conseguir um bom orientador na USP ou PUC?

Puxando o saco ehauheuahueae

Escreva um projeto e mande para o professor que tem afinidade, ou algum que você saiba ser mais gente boa, de preferencia onde você cursou o bacharelado.

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Março de 2011, 15:36:16 »

Puxando o saco ehauheuahueae

Escreva um projeto e mande para o professor que tem afinidade, ou algum que você saiba ser mais gente boa, de preferencia onde você cursou o bacharelado.

Aqui na UERJ as coisas funcionam quando você massageia o Ego dos professores, e escolhe um tema para trabalhar que esteja sendo pesquisado por algum professor.

Nikola Tesla

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!