Autor Tópico: As dificuldades em andar reto.  (Lida 3715 vezes)

Offline VSR

• Nível 16
  • *
As dificuldades em andar reto.
« Online: 13 de Março de 2011, 22:51:42 »
Passeando pela internet vi esse vídeo, além de muito bonito o achei muito interessante, porém um pouco frustrante já que não expõe nenhuma teoria científica...

<a href="http://www.youtube.com/v/tI3u6VBFQR4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/tI3u6VBFQR4</a>

Alguém já ouviu falar ou sabe algo sobre isso ?
Seria apenas uma incapacidade humana ?

PS: fiquei em dúvida se postava aqui ou em papo furado... caso discordem movam o tópico
/------------------/--------------------/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: As dificuldades em andar reto.
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2011, 23:54:17 »
quer dizer que o cara não consegue sequer manter a direção do carro em linha reta e depois vai virando com um ângulo cada vez mais fechado e não percebe?

Sem contar que não citou um estudo sequer.. parece bullshit
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2011, 00:18:25 »
É... do carro achei estranho também... pois, se o carro estiver alinhado era só o cara acelerar...

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2011, 00:50:50 »
Nunca ouvi falar nisso
Os cegos quando saem para passear ficam andando em círculos??
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2011, 00:52:15 »
Normalmente os cegos andam com varetas ou cães guias... eles não exergam, mas se orientam...

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2011, 00:57:33 »
Um cego com vareta num campo aberto, ele vai andar em círculos?  Sério?

A visão é apenas um dos componentes utilizados para localização e movimento, junto com a propriocepção (percepção de posicionamento corporal) e o sistema vestibular (famoso labirinto, que reage a qualquer movimento do segmento cefálico).

Em distâncias curtas a maioria das pessoas que eu já examinei, sem enxergar (e foram muitas) não anda em linha reta, mas esse erro de cambagem (andar em círculos) eu nunca vi - o que eu cansei de ver foi o andar titubiante e leves desvio para esquerda e para direita, nunca vi "tender" para uma direção só (somente em patologias que eu vi isso, mas aí é uma situação bem drástica)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2011, 00:59:33 »
Um cego com vareta num campo aberto, ele vai andar em círculos?  Sério?

Bom... ai não sei... mas seria um bom experimento ehuaheuahueae

mas porque pessoas não andam em linha reta ? se for ver era para ser algo bem simples...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2011, 01:00:04 »
Este diagnóstico levou em consideração quais fatores?

A distância a ser percorrida? A topografia do local? A presença de pequenos obstáculos? Alguma anomalia na cobaia humana?

Para quem faz trabalho de campo, como eu, andar em linha reta é praticamente impossível.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2011, 01:03:51 »
Este diagnóstico levou em consideração quais fatores?

A distância a ser percorrida? A topografia do local? A presença de pequenos obstáculos? Alguma anomalia na cobaia humana?

Para quem faz trabalho de campo, como eu, andar em linha reta é praticamente impossível.

Por isso disse que o vídeo é frustrante... é interessante mas ele não explica nada... por isso criei o tópico.. para ver se alguém sabe algo sobre...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2011, 02:54:43 »
Comentário no Youtube: WE CAN´T GO STRAIGHT BECAUSE WE'RE ALL QUEER. :lol:

Apesar do Google só retornar resultados do tal cientista vindo do próprio vídeo, a questão parece ser séria. Um pesquisador alemão até escreveu um paper sobre o assunto:
http://www.cell.com/current-biology/abstract/S0960-9822%2809%2901479-1

"(...)veering from a straight course is the result of accumulating noise in the sensorimotor system, which, without an external directional reference to recalibrate the subjective straight ahead, may cause people to walk in circles."

Andando em um campo tu vai encontrar desnivelamento, capim irregular, buracos, ninho de cupim, etc. É difícil seguir em linha reta. Talvez nos viremos sempre pro mesmo lado como uma forma de proteção subconsciente justamente para não nos perdemos.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2011, 14:43:44 »
Interessante... é curioso alguém andar em circulos em diâmetros inferiores à 20 metros como diz no texto e não perceber, acho que seria o suficiente até para atordoar se for uma caminha regular... Mas não consigo ver muito bem a vantagem que levamos ao ter tal caracteristica...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2011, 18:23:13 »
É que assim, estamos constantemente saindo pela tangente :)

Abs
Felipe

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2011, 22:31:12 »
Interessante... é curioso alguém andar em circulos em diâmetros inferiores à 20 metros como diz no texto e não perceber, acho que seria o suficiente até para atordoar se for uma caminha regular... Mas não consigo ver muito bem a vantagem que levamos ao ter tal caracteristica...
Sem referências, nosso cérebro faz com que não vamos muito longe para não nos perdermos.

Mas claro que isso é só um achismo.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2011, 01:14:26 »
Sem referências, nosso cérebro faz com que não vamos muito longe para não nos perdermos.

Mas claro que isso é só um achismo.

Entendi, faz sentido, mas para mim estar sem referências é estar perdido ehuaheuhaueae

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!