Autor Tópico: EVOLUÇÃO X CRISTIANISMO  (Lida 2779 vezes)

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
EVOLUÇÃO X CRISTIANISMO
« Online: 16 de Março de 2011, 19:24:50 »
EVOLUÇÃO X CRISTIANISMO
Havia lido um artigo de uma revista que  abordava as relações comportamentais  entre primatas ,como estes trocavam favores dentro de um grupo, bem  como através desta troca de se estabelecem laços afetivos entre aqueles primatas e comparava tais comportamentos as relações sócias humanas . Após ler isto me lembrei  do que acredito ser o argumento cental do  anticristo(Nietze), que diz que o cristianismo é uma religião que legitimou a fraqueza humana por ser uma religião edificada em cima do perdão e da misericórdia.
Pouco após isto, encontrei casualmente  uma pessoa (presbiteriana) que me pediu que a ajuda-se a carregar algumas mesas até uma sala, como já haviam  outras cinco pessoas a ajudando neguei ajuda, afim de  testar se esses dois mil anos de cristianismo haviam conseguido mudar esta característica comportamental que parece ser comum entre o Homo sapiens  e outras espécies de primatas. O fato é que após isto, aquele presbiteriano mudou seu comportamento com a minha pessoa por algum tempo, comprovando para mim que esses dois mil anos de cristianismo não haviam sido capazes de alterar em nada o comportamento social humano, a não ser pelo fato de alguns dele se reunirem em um galpão aos domingos e pagarem dizimo.Claro isso eu já sabia mas não custava nada testar.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Re: EVOLUÇÃO X CRISTIANISMO
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2011, 02:44:10 »
Em nada mesmo ?
É engraçado você fazer um teste rápido (teste e não análise) para testar 2000 anos de evolução humana, existem milhões de estudos sociológicos sobre isso, e no fundo basta ver a diversidade cultural das áreas influenciadas pelo cristianismo (o ocidente em sí) de outras (o oriente em sí) para ver a nítida diferença, não concordo com Niesztche, o cristianismo não alterou o comportamento social humano mesmo e sim criou, pois o comportamento social não existe intrinsicamente ao homem, ele se cria e se recria socialmente, nem vou entrar no mérito dos efeitos disso, mas dizer que o catolicismo nada mais é do que ir na missa de domingo é negar sua própria religião, isso é tão evidentemente falso que chega a ser engraçado.
/------------------/--------------------/

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2011, 19:10:19 »
VSR, Niestche não afirmou que o cristianismo alterou o comportamento social humano ele disse que o cristianismo é uma religião baseada no valor mais baixo que é a misericordia,  o que é o catolicismo então? pois a única real que existe nele é ir a missa aos domingos..., desde que me entendo por gente vejo as pessoas irem a missa escultarem  as pregações dos padres e as esquecerem ao sair. O que é o catolicismo então?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Março de 2011, 21:31:54 »
[...]
o cristianismo não alterou o comportamento social humano mesmo e sim criou
[...]

O cristianismo foi produzido sob a influência das culturas do Oriente Médio e da bacia do Mediterrâneo. O que ocorreu depois foi retro-alimentação entre culturas locais e o cristianismo.

Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2011, 21:36:08 »
familia nuclear, tabus sexuais, restrição alimentar na quaresma, casamento, submissão feminina e a eterna busca pelo não sagrado, não são reais para você então ?
O catolicismo é uma instituição que molda os individuos os quais fazem parte...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2011, 21:52:57 »
familia nuclear, tabus sexuais, restrição alimentar na quaresma, casamento, submissão feminina e a eterna busca pelo não sagrado, não são reais para você então ?
O catolicismo é uma instituição que molda os individuos os quais fazem parte...

Não sei se a postagem foi para mim.

De qualquer modo, como eu escrevi acima, houve uma retro-alimentação, de tal modo que o cristianismo moldou e foi moldado pelas diversas culturas.

A propósito. A família é uma instituição anterior ao cristianismo enquanto que os tabus sexuais, a submissão feminina e a restrição de alimentação em certas épocas já eram comuns em outras culturas, inclusive no judaísmo.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2011, 21:54:43 »
Geo, a resposta foi para o hyme...

eu concordo com o que você falou, o cristianismo não veio do nada, mas ele esta longe de apenas ser "ir na missa de domingo" .

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2011, 21:56:17 »
Pelo título deste tópico, também seria possível:

a) Evolução x Deuses Gregos;
b) Evolução x Sumérios;
c) Evolução x Islamismo...

Enfim, a lista é grande e a comparação vis à vis desnecessária.

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Março de 2011, 18:59:42 »

b) Evolução x Sumérios;

Mr. Mustard, talvez até poderia ser evouçãoX islamismo, pense....nas demais comparções adimiro sua criatividade mas se você pensar um pouco verá que elas são um tanto infantis. 

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Março de 2011, 20:54:49 »

b) Evolução x Sumérios;

Mr. Mustard, talvez até poderia ser evouçãoX islamismo, pense....nas demais comparções adimiro sua criatividade mas se você pensar um pouco verá que elas são um tanto infantis. 

Porquê?
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Março de 2011, 21:18:07 »

b) Evolução x Sumérios;

Porquê?

[2]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Março de 2011, 22:39:11 »
Eu acho que ainda é possível defender a afirmação de Nietzche, do cristianismo influenciar em perdão e misericórdia (ainda que a colocação disso como algo "fraco" seja questionável), apesar desses tipos de situação parecerem desprovar. É um pouco como ir e dar  um tapa na cara de um cristão do nada, ele não vai virar e dar o outro lado para receber outro tapa, provavelmente.

Uma "refutação" melhor seria a aparente correlação entre apoio a pena de morte religiosidade/cristandade nos EUA, algo menos "anedótico", um padrão mais consistente. Mas mesmo assim, essa forma de refutação generaliza toda a história do cristianismo a partir de algumas décadas de protestantismo americano. Eles não são nem mesmo toda população cristã atual, talvez sejam uma boa porcentagem, mas outros países diversos, embora também de maioria cristã, vão ter posições diferentes sobre a pena de morte em boa parte do tempo. O que não necessariamente será devido ao cristianismo, embora possam inserí-lo no ataque à pena de morte que fazem.

Idealmente se teria todo um trabalho complexo de pesquisar a história e etc e tal, discernir a origem dos valores dos povos, e daí ver se isso de perdão e misericórdia estão comumente entre eles, correlacionados ao cristianismo, mais comumente do que a outras alternativas.

Eu não diria que tem um papel preponderante, ainda mais na atualidade, mas também não acho que seja desprezível, e talvez a importância aumente bastante nesse nível histórico. Há autores que defendem que o cristianismo (e talvez o judaísmo, embora essa coisa de "valores judaico-cristãos" seja mais uma isca de discurso político contemporâneo do que uma "entidade" histórica) era comparativamente muito feminista no começo, sendo muito preferível para as mulheres, comparado às alternativas, e que até teria sido o principal responsável pela valorização de bebês e crianças como gente mesmo, em vez de semi-animais como dizem ser o caso com outras culturas (exemplo clássico, espartanos).

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Março de 2011, 12:02:01 »

b) Evolução x Sumérios;

Porquê?

[2]
Primeiramente por já serem religiões as quais quase não tem influência em nossa sociedade. Hum?! Mas posso estar enganado então deixo pra você compareas ao cristianismo! Quem sabe eu não aprenda algo com isso!

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2011, 12:06:32 »

eu concordo com o que você falou, o cristianismo não veio do nada, mas ele esta longe de apenas ser "ir na missa de domingo" .
VSR, sou obrigado a admitir meu erro, realmente o catolicismo molda as pessoas, asim como a televisão e a internete.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Março de 2011, 13:40:45 »
EVOLUÇÃO X CRISTIANISMO
o argumento cental do  anticristo(Nietze), que diz que o cristianismo é uma religião que legitimou a fraqueza humana por ser uma religião edificada em cima do perdão e da misericórdia.

Li qualquer coisa sobre compaixão no próprio reino animal extra-humano... Não é algo estritamente cultural e está ligado à evolução... Não é "fraqueza" mas mais instintivo do que pode parecer. Contudo não me recordo da argumentação. Talvez a simples eliminação do outro ao invés da "misericórdia" represente um perigo de ferimentos e um gasto de energia desnecessário?
Ainda assim, e indo para a compaixão animal mais do que para o perdão, já vi alguns programas televisivos em que aquela compaixão natural parecia manifesta: por exemplo, em dois casos foram filmados gorilas a proteger crianças caídas no meu recinto do ZOO... num caso um macho mantém-se junto até à chegado do funcioñário; noutro uma fêmea leva a criança até à porta de entrada do recinto e fica esperando...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2011, 13:43:52 »

b) Evolução x Sumérios;

Porquê?

[2]
Primeiramente por já serem religiões as quais quase não tem influência em nossa sociedade. Hum?! Mas posso estar enganado então deixo pra você compareas ao cristianismo! Quem sabe eu não aprenda algo com isso!

A mitologia cristã é filhote destas crenças mais antigas

Cite algum rito/tradiçao/costume/ditado/tabu qualquer coisa cristã que voce encontrara um equivalente nestas antigas religioes

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Março de 2011, 00:46:32 »

VSR, sou obrigado a admitir meu erro, realmente o catolicismo molda as pessoas, asim como a televisão e a internete.

Ta sendo irônico ou falando sério ? ehauheuhae
Se estiver falando sério eu concordo, mas a "moldagem" religiosa ao meu ver é diferente da televisiva ou cibernética.

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Março de 2011, 15:06:58 »

Se estiver falando sério eu concordo, mas a "moldagem" religiosa ao meu ver é diferente da televisiva ou cibernética.
Estou falando sério, mas o alienação é a mesma em sua essência. Há esqueci de citar o futebol tambem se encaixa nesta categoria!

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Março de 2011, 15:15:13 »

b) Evolução x Sumérios;

Porquê?

[2]

A mitologia cristã é filhote destas crenças mais antigas

Cite algum rito/tradiçao/costume/ditado/tabu qualquer coisa cristã que voce encontrara um equivalente nestas antigas religioes
Mas então ao comparar o cristianismo estou comparando também estas religiões.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Março de 2011, 17:56:41 »

Estou falando sério, mas o alienação é a mesma em sua essência. Há esqueci de citar o futebol tambem se encaixa nesta categoria!

São parecidos, mas acho a "alienação" religiosa além de mais profunda, a ponto de não conseguirmos ver aquilo que vem dela e que vem de outro lugar, e nós jogada desde que nascemos e esta também diluida tanto na sociedade como até no Estado

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!