Autor Tópico: SÁBADO(19/03/11): SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU  (Lida 2976 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
SÁBADO(19/03/11): SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU
« Online: 18 de Março de 2011, 10:47:53 »
Pensei em colocar isso na área de ciências, mas como é um assunto beemm básicão e por envolver admiração por fenômenos naturais, resolvir colocar aqui.

SÁBADO: SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU

No próximo sábado (19/março) teremos Lua Cheia. Até aí nada de mais. Só que nem todas as Luas Cheias têm o mesmo tamanho aparente. Sabia?

Isso acontece porque a órbita da Lua ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita e sim uma elipse com a Terra posicionada num dos focos, como pode ser visto na ilustração abaixo.

Sendo assim, nesta órbita "oval", enquanto translada ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe da Terra . O ponto mais perto é o perigeu e o mais longe o apogeu.

A distância média Terra-Lua, medida entre os centros dos astros, é de cerca de 384000 km. Mas no perigeu a Lua fica mais próxima, a apenas 363000 km (aproximadamente) da Terra. No apogeu esta distância cresce para mais ou menos uns 405000 km.  Por conta disso, o tamanho aparente do disco lunar pode variar entre 0,49 até 0,55 grau. Confira cálculos destes parâmetros aqui neste post.

Quando coincide da Lua estar na fase cheia (com a face iluminada voltada para a Terra) e a sua posição orbital ser próxima do perigeu, a Lua Cheia fica "mais cheia", ou seja, visualmente maior, atingindo 0,55 grau de diâmetro aparente.

Assim, como visto na imagem acima, a Lua Cheia no perigeu costuma ser cerca de 12% maior do que a Lua Cheia no apogeu. E, mais próxima da Terra, o brilho lunar relativo fica bem maior.

Neste próximo sábado a Lua Cheia acontecerá com o nosso satélite a apenas uma hora do perigeu, ou seja, bem mais perto da Terra. Por isso teremos uma super Lua Cheia!

A última vez em que a Lua esteve assim tão grande foi em março de 1993. Em 2006 tivemos uma Lua Cheia perto do perigeu, evento que eu cobri aqui no blog (veja post). Mas a Lua não estava tão perto do perigeu quanto estará amanhã.

Se o céu estiver limpo, valerá a pena tentar observar o nosso satélite. É só ficar de olho no nascer da Lua no horizonte leste (pouco depois das 18h, horário de Brasília, ainda ao entardecer) e aproveitar o espetáculo.

[...]
Leia mais em > http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2011-03-13_2011-03-19.html#2011_03-18_07_50_49-7000670-0

Enjoy yourselves!
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: SÁBADO(19/03/11): SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2011, 18:49:04 »
Bosta! :hmph: Aqui tá encoberto. E só a leste, o resto do céu tá limpo. O nascer da lua eu já perdi. Vamos ver se consigo vê-la mais tarde.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2011, 18:53:28 »
Bosta! :hmph: Aqui tá encoberto. E só a leste, o resto do céu tá limpo. O nascer da lua eu já perdi. Vamos ver se consigo vê-la mais tarde.

Aqui está encoberto, recoberto e quase tudo o mais que termina com "erto"! :x
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2011, 19:49:18 »
Aqui tá chovendo... Quem sabe de madrugada, já que terei que ficar acordado mesmo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Março de 2011, 00:17:50 »
Mais cedo, quando a Lua estava mais ao leste parecia mesmo maior (mas quando vi não estava totalmente no horizonte e não era uma ilusão ou efeito atmosférico). Agora que ela está no zênite não parece maior (não sei se é impressão minha)...
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2011, 06:30:45 »
../forum/topic=9512.6450.html#msg592649

Tirei fotos com ela próxima ao horizonte até ela ficar alta no céu e não vi nada de diferente...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Março de 2011, 06:41:36 »
A Lua está com aparencia de 7% maior, não é significativo assim...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 20 de Março de 2011, 06:57:29 »
A Lua está com aparencia de 7% maior, não é significativo assim...
Você só fala isso porque passou a madrugada sob um céu nublado e triste... :nao3:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #8 Online: 20 de Março de 2011, 10:04:42 »
Ontem voltava de viagem, cansado bagaray, mas numa das curvas da estrada a lua cheia apareceu esplendorosa por entre as árvores, bem na minha direção. Impossível não se maravilhar.

Não havia reparado nada de super-lua cheia. Como estava quase na linha do horizonte, me pareceu aquele efeito dela parecer maior quanto mais baixa no céu.

Valeu a vista.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Março de 2011, 10:26:24 »
Para mim, toda lua cheia já é uma super lua cheia, fico encantada. Sempre que posso, até escolho viajar à noite, quando ela está lá, deslumbrante no céu.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Março de 2011, 14:54:32 »
Alguém tirou alguma foto ? vi umas fotos magníficas da alemanha, mas olhandopara o céu, nem reparei que ela estava maior, parecia normal...
/------------------/--------------------/

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Março de 2011, 16:02:29 »
Também nao notei diferença de outras luas cheias que já vi.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Março de 2011, 11:58:18 »
É, o jeito é admirar fotos de outros lugares no mundo.

> http://ngm.nationalgeographic.com/myshot/search?keywords=supermoon

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2011, 14:36:28 »
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Março de 2011, 01:16:21 »
Oh, tem um OVNI ali.  :susto:  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!