http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/890214-paciente-contrai-virus-da-aids-apos-transplante-de-rim-nos-eua.shtmlUm homem norte-americano foi infectado pelo vírus da Aids após se submeter a um transplante de rim de um doador vivo, informou o Departamento de Saúde de Nova York nesta quinta-feira. É o primeiro caso de infecção deste tipo nos EUA, desde a década de 1980.
Segundo a porta-voz do departamento, Claudia Hutton, o transplante aconteceu em um hospital da cidade de Nova York.
O doador aparentemente contraiu o vírus após o teste de triagem e alguns dias antes da cirurgia, disse Hutton.
"No intervalo de tempo entre o teste inicial e o transplante, o doador teve algum comportamento de risco e contraiu o HIV", disse a porta-voz. "O doador e o receptor estão conscientes do fato e como tudo aconteceu."
A triagem de doadores de órgãos entrou em vigor em 1985, no auge da epidemia de Aids nos Estados Unidos, para proteger os pacientes contra a transmissão do HIV durante um transplante. O caso de Nova York marca a primeira vez desde então que um destinatário contrai HIV a partir de um doador vivo, disse Hutton.
O nome do hospital, do doador e do receptor do órgão não foram revelados para proteger sua privacidade.
Em resposta, o Departamento da Saúde estadual recomenda que doadores vivos de órgãos sejam submetidos a uma segunda rodada de exames de sangue cerca de 14 dias antes do transplante. O departamento informa que os hospitais realizam um teste de ácido nucléico, que pode detectar vírus muito antes dos testes padrão.
"Também estamos recomendando fortemente que os doadores sejam alertados a não se envolver em comportamentos de risco", disse Hutton.
Mais de 110.000 americanos estão esperando por transplantes de órgãos, de acordo com a United Network for Organ Sharing, uma organização sem fins lucrativos que administra o sistema nacional de transplantes de órgãos para o governo federal.
O Centro de Controle de Doenças estima que mais de 56 mil americanos são infectados pelo vírus HIV a cada ano.