Hmmm, salário de servidor público dificilmente é apenas o salário base... eu mesmo, cargo ralé de ensino médio da prefeitura do Rio, ganho de base 900 mas na verdade recebo pouquinho mais que 2000. E essa diferença em geral é maior para cargos de nível superior: exemplar foi a greve dos médicos da Bahia, recente, em que os doutores divulgavam nas faixas e nas entrevistas à imprensa receberem em torno de 700 reais por mês mas na verdade recebiam cerca de 2000 (por conta das "gratificações") por um plantão de 12 horas por semana já considerados os descontos, i.e: se o clínico conseguisse encontrar mais 3 empregos pelo mesmo salário (nada difícil pra categoria, pelo que eu sei) ganharia 8k líquidos e livres por mês com 3 folgas semanais (também não é que seja uma fortuna, mas fica longe do "coitados de nós que estudamos 8 anos de curso superior para ganharmos 800 reais por mês).
O que fode é que boa parte destes adicionais desaparecem ou diminuem em caso de licença, por exemplo, então o cara não pode ficar doente...
Não estou dizendo que os salários de algumas categorias não sejam baixos (embora um outro ponto a ser levado em conta é comparar com o que ganham os profissionais da mesma categoria no mercado privado, dificilmente é mais do que no serviço público, na média) nem que seja impossível que neste caso o salário se resuma mesmo a isso (pesquisando pelo google vi uns contracheques de professor que se não forem manipulados ou não tiverem nenhuma informação "escondida", como no caso dos médicos lá da Bahia, são até piores que isso aí) mas sempre desconfio (muiiiito) deste "coitadinho dos médicos brasileiros, que têm que salvar vidas ganhando apenas 800 reais snif snif, bla bla bla"
Ahhhh, e pelo amor de deus, se for mesmo apenas isso que ganham os professores (o que eu tô duvidando) baixo é o salário deles, 1200 por mês pra operar escavadeira (que embora seja uma atividade que não exige escolaridade formal exige habilitação profissional) debaixo de sol não é grandes coisas.