Uma vez um discípulo perguntou a seu mestre: "Quão longe está a iluminação?" O mestre respondeu: "Se você pensar que está a 84.000 km de distância, está a 84.000 km de distância. Se você não pensar de modo algum, ela está bem na sua frente." Muito fácil. A iluminação é como tocar o seu próprio nariz.
Um dia outro discípulo perguntou ao mestre: "Mestre, o que é a iluminação?" Ele respondeu: "A iluminação não é nada. É como tocar o seu próprio nariz." O estudante não compreendeu. Um ano depois ele perguntou de novo: "Mestre, o que é a iluminação?" E o mestre respondeu: "Eu lhe disse no ano passado, é como tocar o seu próprio nariz." O estudante ainda não conseguia entender. Ele praticou arduamente por dois anos e novamente perguntou ao mestre: "O que é a iluminação?" O mestre lhe deu um soco no nariz e ele se iluminou. DAE POEP SA NIM (tocando seu próprio nariz): Ele compreendeu "Ah! Isso é a iluminação!" Isso significa que você deve estar sempre consciente do que está bem na sua frente. Nosso nariz, o Eu real, e o universo está completo.
Outro dia, um outro discípulo perguntou ao mestre: "Mestre, por que as pessoas buscam pela iluminação?". Em lugar de responder diretamente, o sábio mandou o discípulo ao BANHEIRO DA HISTÓRIA, em cuja porta este leu: