Autor Tópico: Drake, Fermi, Aparições e Probabilidade  (Lida 1414 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Drake, Fermi, Aparições e Probabilidade
« Online: 24 de Março de 2011, 14:47:35 »
Ola Pessoal,

Estava pensando sobre a equação de Drake, o paradoxo de Fermi e avistamentos, e me surgiu um questionamento :

1 - A grande maioria dos eventos ou são fraudes, ou encontram explicações científicas;

2 - Exsite um percentual das aparições(acho que 2%, não lembro - o que ainda assim deixa uma quantidade muito grande de eventos) que não encontram , hj, explicações científicas plausíveis;

3 - Dada a equação de Drake;

4 - Dado o Paradoxo de Fermi;

5 - Considerando somente estas aparições não explicadas....;

6 - Não seria alta a probabilidade de que ao menos 1 caso seja referente a um artefato extraterrestre ?

Abs
Felipe

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Drake, Fermi, Aparições e Probabilidade
« Resposta #1 Online: 24 de Março de 2011, 16:12:53 »
Devido vastidão espaço-temporal é provável que exista (ou existiu, ou existirá) vida inteligente além da terrestre. Mas por causa da mesma vastidão espaço-temporal também é improvável que duas formas de vida inteligentes distintas se encontrem em algum momento.

E não faria sentido se apenas um avistamento fosse real, apenas uma nave perdida ocasionalmente ter visitado a Terra. Se for para atravessar as grandes distâncias espaciais então seria para colonizar ou fazer algum estudo e não para "dar uma passadinha".

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2011, 18:09:51 »
Ola Head,

Qto a 1a. parte, discordo, pois vc está analisando o problema pensando com a nossa tecnologia.

Com relação a segunda, não estou falando que pelo menos um avistamento seja real, mas que a probabilidade de que, pelo menos 1 destes avistamentos ter uma explicação E.T, seja alta, dadas as premissas que assumi.

A consequência é que, se 1 avistamento for "realmente real"(artefato ET), quase que certamente muitos outros o serão, seguindo a sua linha de raciocínio que, ao meu ver, está 100% correta.

Veja que o que vc colocou não é limitador para a análise probabilística, mas diz muito sobre a consequência de termos 1 avistamento efetivo de um artefato E.T (que muitos outros tb seriam explicados dessa forma).

Abs
Felipe

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Março de 2011, 20:16:15 »
Não há muito sentido em se discutir a probabilidade de uma (ou mais) visita de uma nave alienígena sem antes estabelecermos algum tipo de entendimento mínimo sobre as implicações tecnológicas, dentro do nosso limite de especulação plausível, é claro.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2011, 20:43:56 »
Ola Geotecton,

Não vejo assim. Acho que o qeu importa, no nosso caso, é a possibilidade teórica deste tipo de viagem.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Março de 2011, 21:01:45 »
Ola Geotecton,

Não vejo assim. Acho que o qeu importa, no nosso caso, é a possibilidade teórica deste tipo de viagem.

Abs
Felipe

Sem querer ser chato.

Em tese a viagem é possível, com base na Ciência. No nosso entendimento e conhecimento sobre Ciência. E mesmo assim chegamos à questão da viabilidade técnica que será decorrente do grau de desenvolvimento tecnológico daquela sociedade alienígena.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Março de 2011, 21:10:10 »
Nada de chato......

Mas não vi problema nenhum, ou não entendi exatamente o que vc quis dizer.

O que vc disse só nos leva  a conclusão de que estas civilizações, se existirem, serão MUITO mais avançadas que a nossa.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Março de 2011, 21:14:58 »
Nada de chato......

Mas não vi problema nenhum, ou não entendi exatamente o que vc quis dizer.

O que vc disse só nos leva  a conclusão de que estas civilizações, se existirem, serão MUITO mais avançadas que a nossa.

Abs
Felipe

Exatamente, meu caro Feliperj.

E, por analogia com a humanidade, se esta civilização conseguiu tal feito tecnológico; se tal civilização alçou uma elevada condição ética e se tal civilização tem perfil de busca de conhecimento e exploração do desconhecido, fica difícil explicar o motivo pelo qual eles não entraram em contato direto conosco.

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2011, 21:43:35 »
Ola Geotecton,

E quais são os motivos que vc acha que levariam eles a um contato direto ? Não visualizo no caso da hmanidade, nada que se aproxime deste abismo tecnológico , que justifique esta analogia.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2011, 21:49:54 »
Ola Geotecton,

E quais são os motivos que vc acha que levariam eles a um contato direto ? Não visualizo no caso da hmanidade, nada que se aproxime deste abismo tecnológico , que justifique esta analogia.

Abs
Felipe

Caro Feliperj.

Eu parti da premissa que, apesar de eles serem muito mais avançados tecnologicamente (e também fiz a suposição de que eles são seres muito evoluídos eticamente), eles reconheceriam em nós um estágio de civilização pelo qual eles já teriam passado.

Disto viria a curiosidade e o interesse no contato.

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2011, 21:55:45 »
Ola Geotecton,

Sinceramente, tenho minhas dúvidas. Algo como a diretriz primeira, pois um contato assim poderia ser um tanto desastroso para toda a sociedade. Ainda mais sabendo eles que temos aqui os radicais do Islã, da ICAR, etc :)

Abs
Felipe

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2011, 23:08:46 »
Ola Head,
Qto a 1a. parte, discordo, pois vc está analisando o problema pensando com a nossa tecnologia.
Nem levei em consideração o fator tecnologia. Apenas afirmei que o vasto universo, que aumenta a probabilidade de haver vidas inteligentes distintas, também minimiza as chances delas se encontrarem.
Considerando esse fator tecnológico, as distâncias espaciais continuam sendo absurdamente grandes, não importa o estágio da civilização. A não ser que viajar a velocidades maiores que c seja possível ou se trasportar por fendas espaço-temporais, etc. E mesmo assim recursos consideráveis seriam necessários para vasculhar o universo à procura de vida inteligente.

Com relação a segunda, não estou falando que pelo menos um avistamento seja real, mas que a probabilidade de que, pelo menos 1 destes avistamentos ter uma explicação E.T, seja alta, dadas as premissas que assumi.

A consequência é que, se 1 avistamento for "realmente real"(artefato ET), quase que certamente muitos outros o serão, seguindo a sua linha de raciocínio que, ao meu ver, está 100% correta.

Veja que o que vc colocou não é limitador para a análise probabilística, mas diz muito sobre a consequência de termos 1 avistamento efetivo de um artefato E.T (que muitos outros tb seriam explicados dessa forma).

O que eu afirmei continua válido. Se eles viessem até o nosso humilde planeta, não seria para aparecer a uns poucos terráqueos e dar o fora, mas para algum objetivo que justificasse a empreitada.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2011, 11:28:48 »
Ola head,

Bom, a variável tempo tb é importante, e "resolve" os problemas colocados por vc.

"O que eu afirmei continua válido. Se eles viessem até o nosso humilde planeta, não seria para aparecer a uns poucos terráqueos e dar o fora, mas para algum objetivo que justificasse a empreitada."

Continua válido considerando a sua premissa verdadeira, aonde eu discordo. E veja, se 1 avistamento for verdadeiro, milhares de outros possivelmente serão. Este cenário não é o mesmo que algumas naves virem e darem o fora. Me parece muito mais um projeto de pesquisa.

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!