Autor Tópico: Céticos tem medo de filme de terror?  (Lida 5264 vezes)

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
Céticos tem medo de filme de terror?
« Online: 25 de Março de 2011, 14:24:51 »
Um cético vendo um filme de terror, leva apenas sustos circunstanciais, causados apenas por sons bruscos e aparições repentinas, ou também pode sofrer daquele medo do desconhecido que acomete as mentes "comuns"?

Tópico ameno, apenas para descontrair...
/ Fr.s.t

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Céticos tem medo de filme de terror?
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2011, 15:32:58 »
100% dos meus sustos são causados pelo som.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2011, 16:40:27 »
Tenho até vergonha de falar, mas assisti o filme Ao cair da noite (Darkness Falls) com a minha filha, e nós dois ficamos com medo do escuro por um tempo. Ela ficou apavorada (tinha 12 anos) e não tinha coragem de ir no escuro sozinha, eu não (seria ridículo demais), mas sempre sentia um calafrio e me lembrava do filme.

Quem tem criança pequena, esse é um filme que deve ser evitado, pq pode traumatizar um pouco.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2011, 17:49:34 »
100% dos meus sustos são causados pelo som.

No meu caso, eu diria uns 95%. Tem também sustos visuais.

Filmes de terror sobrenaturais não costumam me assustar, exceto pelo citado acima.
Já um filme que realmente me pegou na época foi (esqueci o título em português) "Jacob's ladder".*
Isso porque o filme era contado do ponto de vista de um homem que está enlouquecendo.

*"Alucinações do passado", segundo o IMDB.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2011, 18:23:39 »
Eu também tenho esse problema com os sons, mas geralmente quando o filme conta com esse tipo de susto em excesso, é por falta de qualidade.

Os que realmente me assustam são aqueles movimentos bruscos dos personagens ou então aquele andar de "A casa da colina" (Rápido, normal, rápido, parado, rápido) que me arrepia na hora. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2011, 19:29:46 »
A tempos que não sinto mais medo ao ver filmes de terror :(, filme de terror hoje em dia é uma porcaria, sou mais os em preto e branco
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Março de 2011, 20:42:50 »
Comecei a locar filmes de terror no começo da puberdade, com o intuito de sentir medo, me assustar, ficar apavorado com alguma cena. Consegui três vezes:

1) a primeira vez que vi O exorcista, na cena que a possuída, após bater na mãe e jogá-la contra a parede, vira o pescoço para trás; tomei um susto depois de ter dado risada em quase o filme todo.

2) A cena final de Carrie, mas muito mais por ser algo inesperado do que por ser, de fato, assustador.

3) Nas primeiras cenas de Nightmare on Elm Street, por incrível que pareça, era mais assustador quando eu achava que era só sonho mesmo. Quando vi que Freddy Krueger dialogava com o mundo real, qualquer vestígio de medo foi embora.

É meio difícil se assustar com algo que você sabe que não existe, mesmo você entrando no mundo do filme e se colocando na situação do personagem. Mas depois descobri o quanto é legal e divertido assitir junto a outra pessoa que se borra de medo, grita, se descabela, sai correndo, tapa o olho para não ver.  :histeria:

O terror é uma das minhas melhores lembranças de infância. Além dos filmes, brincávamos de contar história de terror, inventávamos o "quarto do terror" e até fazíamos festa de terror. Eu tinha um incrível talento de ser aterrorizante e assustar todo mundo nessas brincadeiras.
« Última modificação: 25 de Março de 2011, 21:02:19 por Mr."A" »
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Março de 2011, 21:06:19 »
filme de terror hoje em dia é uma porcaria, sou mais os em preto e branco
Zé do Caixão, uma vez, disse que os filmes de hoje não assustam ninguém porque investem muito no trash: uma cabeça saio voando, sangue espirra para todos os lados, mas para o telespectador, todos esses eventos soam como como se fossem fogos de artifício.
8-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Março de 2011, 21:07:32 »
A tempos que não sinto mais medo ao ver filmes de terror :(, filme de terror hoje em dia é uma porcaria, sou mais os em preto e branco

Trocaram o roteiro por um monte de efeitos especiais de computador, agora fantasma parece desenho animado e sempre tem um idiota trocando sopapo com um lobisomem porqueira de tão mal feito.

Um antigo dos anos 70 que gostei de ver era com a Brit Eckland, era sobre dois tripulantes de um helicóptero de resgate que foi atrás de sobreviventes de um navio no Triângulo das Bermudas, ela era a única sobrevivente.

Não lembro o nome do filme.
« Última modificação: 25 de Março de 2011, 21:18:44 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Março de 2011, 21:35:17 »
Várias coisas podem ser assustadoras nos filmes de terror para um cético. O roteiro, as interpretações, os defeitos especiais...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Março de 2011, 21:54:36 »
Desde que o filme consiga fazer você ter aquele senso de "suspensão da realidade"/que você se deixe levar, e for suficientemente bem feito (variando com cada um), sim.

Se bem que é meio difícil discernir "medo" de "susto". Na maior parte é susto, acho que independentemente da pessoa ser cética ou não. Susto é relativamente fácil se conseguir, mas "medo" é mais complicado, e geralmente atrapalhado facilmente por pessoas fazendo coisas muito idiotas que só podem resultar em mais problemas/fins previsíveis.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2011, 22:46:52 »
Ateus e céticos não podem levar sustos ou ter medo de algo, mesmo que em ambiente controlado e circunstacial como um filme no cinema?
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2011, 00:11:03 »
Assusto toda hora e detesto assistir...

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2011, 01:25:37 »
Susto é diferente de medo... e o medo de filmes de terror nem sempre são causas sobrenaturais...
acho que o filme que mais próximo de deixou de ter medo foi REC (a versão espanhola) mas talvez pelo fato de assistir sozinho numa madrugada... mas o filme em sí achei muito bem feito, as reações das pessoas são bem reais e a câmera amadora ficou muito boa.
/------------------/--------------------/

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2011, 03:15:46 »
Porque o cético não pode ser medo?
O medo faz parte ser humano e inclusive nos animais é como funciona o mecanismo de defensa. (Corrija se falei a merd)
Primeiro contato pode ser estranho, medonho, e tudo você não conhece...
Mas o filme, que assistimos é coisa que entramos o filme como fosse você, assim você sente...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Março de 2011, 05:40:35 »
O medo faz parte ser humano e inclusive nos animais é como funciona o mecanismo de defensa. (Corrija se falei a merd)
Falou não ... acho que é isso mesmo.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2011, 06:55:29 »
Medo.. medo... medo.. mesmo... me causam filmes do tipo "Tropa de Elite", que retratam a realidade (ou quase) do tráfico, assassinatos, etc...
A realidade me causa medo, os de terror atuais só me dão sustos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2011, 08:47:21 »
Medo.. medo... medo.. mesmo... me causam filmes do tipo "Tropa de Elite", que retratam a realidade (ou quase) do tráfico, assassinatos, etc...
A realidade me causa medo, os de terror atuais só me dão sustos.
2
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2011, 15:25:45 »
Medo é algo que não depende do nosso lado racional para nascer, embora possa ser dominado posteriormente por ele... já o susto é diferente do medo. Não sou uma pessoa que me assusto a toa (na vida real) e hoje, conhecendo os clichês do cinema, não me assusto absolutamente nada nos filmes.

Medo???? Medo eu tenho dos vivos... só eles é que podem me matar.  :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2011, 15:30:02 »
De cabeça, me lembro do "Exorcista". "O Iluminado" também é assustador, acho que é nele quem tem uma música (?), som de fundo grave o tempo todo, que só isso causava uma angústia. Também teve os filmes derivados dos japoneses: "O Grito" e "O Chamado".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2011, 16:16:28 »
Um cético vendo um filme de terror, leva apenas sustos circunstanciais, causados apenas por sons bruscos e aparições repentinas, ou também pode sofrer daquele medo do desconhecido que acomete as mentes "comuns"?

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau?

Desculpe, Sr. Lobo. Foi a melhor besteira que me ocorreu, passeando por aqui. Acho que minha mente, definitivamente, não é "comum".

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #21 Online: 28 de Março de 2011, 09:19:07 »

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau?

Desculpe, Sr. Lobo. Foi a melhor besteira que me ocorreu, passeando por aqui. Acho que minha mente, definitivamente, não é "comum".

Lobo mau não existe... não precisa pedir desculpa ;)
/ Fr.s.t

Offline Sr. Lobo

• Nível 04
  • *
  • Nunc Scio Tenebris Lux
« Resposta #22 Online: 28 de Março de 2011, 09:45:28 »
Ateus e céticos não podem levar sustos ou ter medo de algo, mesmo que em ambiente controlado e circunstacial como um filme no cinema?

Caro Geotecton, é claro que podem! Criei o tópico justamente para saber dos presentes o que desencadeia sustos e mesmo medo quando diante de uma obra de ficção.

Com relação aos sustos, creio que existe um consenso de que mesmo um filme de comédia pode assustar em determinado momento. Já o medo é algo mais profundo. Lembro que cerca de uma década atrás, depois de assistir metade do filme Exorcista (sim, eu disse metade) demorei uma eternidade para dormir. Era só fechar o olho que me vinham a mente imagens grotescas e a sensação de que algo "maléfico" me espreitava. Conscientemente sabia que não tinha nada, e que o que eu assisti era apenas um enredo encenado por atores, ainda assim, com o perdão da palavra, quase me caguei.

Interessante é que menos de 1 ano depois fui ver a versão do diretor no cinema e apesar de um susto ou outro e do desconforto natural causado pelo filme, não sobreveio medo algum.

filme de terror hoje em dia é uma porcaria, sou mais os em preto e branco
Zé do Caixão, uma vez, disse que os filmes de hoje não assustam ninguém porque investem muito no trash: uma cabeça saio voando, sangue espirra para todos os lados, mas para o telespectador, todos esses eventos soam como como se fossem fogos de artifício.

Sobre os filmes atuais, não há nada de muito interessante.
Mas achei interessante REC, Abismo do medo, Extermínio 1 e 2.
/ Fr.s.t

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Março de 2011, 10:49:22 »
Tem aquela cena do 127 Hours em que fiquei bem aterrorizado.

Para quem viu sabe que o som teve uma importância para a cena.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Março de 2011, 10:52:07 »
A propósito, filmes de terror convencionais não costumam me dar medo. Porque eu já começo a assistir o filme esperando que coisas horripilantes aconteçam e é difícil do filme te pegar de surpresa e, mesmo quando pega, não fazer algo que seja risível.

Mas filmes como os do David Lynch ou do Lars von Trier realmente me assustam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!