Autor Tópico: Mais indícios da panspermia  (Lida 1525 vezes)

Offline Yuri Saratov

• Nível 00
  • *
Mais indícios da panspermia
« Online: 26 de Março de 2011, 18:00:13 »
A cada momento as pesquisas apontam para a viabilidade da panspermia.....!   :!:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=meteoritos-ter-semeado-vida-terra&id=010130110301

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re: Mais indícios da panspermia
« Resposta #1 Online: 26 de Março de 2011, 18:42:55 »
Com franqueza, Yuri, já não leio mais os artigos do inovação tecnológica. Não que não haja coisas boas, ressalto, mas há muito lixo misturado. Não vejo porque não a panspermia e também não vejo porque, necessariamente, sim. Parecem-me duas possibilidades, a princípio, igualmente viáveis (até, conjuntamente). As evidências podem apontar mais para uma ou para outra ou, até, para as duas, talvez e não acho que isso alteraria, em nada, princípios e questões mais fundamentais. Não é mesmo minha "praia". Posso estar desconsiderando algo. Já li o livro A Vida no Universo do Oparin e de um outro autor que não recordo. Não ficou muita coisa em minha memória. Já se foram muitos anos... mas ainda tenho o livro aqui. Será que muita coisa realmente nova foi descoberta desde a edição dele?

Offline Yuri Saratov

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Março de 2011, 18:50:55 »
Cientista, novamente tu tem razão. O site inovação tecnológica tem muito lixo, mas essa matéria eu vi publicada tambem em sites confiáveis e de inteira credibilidade....E quanto ao livro , não seria a hipótese de síntese de matéria viva a partir de matéria abiotica...?...Opain-Miller....!!!!!
Abraço

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2011, 18:59:28 »
Sendo assim, abro uma exceção e leio o artigo. Tenho curiosidade sobre isso também. Mas terei que fazê-lo um pouco mais tarde (tenho que dar uma parada aqui, agora).

Quanto ao livro, sinceramente, não sei dizer de memória. Mas sei onde ele está e, mais tarde, o pego e ponho os dados aqui.
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 19:03:34 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2011, 22:24:50 »
Desculpe o atraso, Yuri. A parada teve que ser bem maior do que eu esperava. E o pior é que tenho várias respostas a dar por aqui...

Li. Realmente, não parece ser algo para a lixeira*. Julgo que o fator crucial apontado é a isotopia discrepante do nitrogênio amostrado. Isso diante do fato de que eu não sabia que há indícios que geram dúvida quanto à presença de nitrogênio (em amônia) terrestre suficiente nos momentos iniciais da vida na Terra. Ainda assim, como indicado no mesmo texto, os estudos todos ainda não dizem muito. Se é este mesmo o caso, a descoberta favorece o que poderíamos chamar de uma panspermia muito indireta e primária -- praticamente, só o fornecimento extraterrestre de uma substância com molécula bastante simples e um elemento químico essencial. De um ponto de vista tão simplista ou objetivista, a conclusão pela panspermia seria inexorável pois é ponto pacífico que todo o material da Terra veio de outras regiões do universo. O "problema" continua sendo a formação das primeiras moléculas mais complexas e organizadas e seus agrupamentos mais complexos e organizados posteriores -- e o tal experimento de Oparin-Miller produziu até aminoácidos, que eu me lembre, sem muita dificuldade. As condições artificiais que foram criadas no experimento não são equivalentes às terrestres primordiais? De qualquer maneira, não sei se seria cientificamente exato chamar isso de panspermia.

*(ressalva)Há um trecho no texto que diz:

"O estudo mostra que há asteroides no espaço que, ao se fragmentar em meteoritos, podem ter caído sobre a Terra com uma mistura de componentes com **propriedades atrativas**, incluindo uma grande quantidade de amônia", disse Pizzarello."

O que significariam essas "propriedades atrativas"? Teria sido uma falha de tradução? Ou desconheço algo? Seriam propriedades "formadoras de coacervados"? Parece-me meio sem sentido isso, mas...

Também gostaria de saber que "série de evidências que apontam que a amônia não existia em abundância no início da Terra"? "Início da Terra" (há essa tão grande capacidade de perscrutação do passado da Terra?), ou início da vida na Terra?

Quanto ao livro:

Título   - A Vida no Universo
Autores  - Oparin e Fessenkov
Editora  - Hemus
Edição   - 1970

Logo no terceiro parágrafo da introdução de 12 páginas, é abordado o conceito de panspermia. É interessante para uma análise filológica do termo e da evolução que o conceito teve. Reproduzo trecho, abaixo:

"A doutrina de Anaxágoras, conhecida com o nome de 'panspermia',...
... Segundo este ensinamento, são os 'germens etéreos da vida', substâncias espermáticas invisíveis, disseminadas em todos os mundos que nos cercam, que dão nascimento a todos os seres vivos, *inclusive o homem* (grifo meu: por que isso sempre tem que ser ressaltado?).

Desenvolvida pelos filósofos romanos e neoplatônicos (escola filosófica dos primeiros séculos de nossa era), a doutrina da panspermia adquiriu caráter idealista bem marcado. E, como tal, foi adotada pelos cristãos primitivos para fazer parte integrante dos ensinamentos dos 'pais da Igreja'. Assim, uma autoridade teológica tão eminente como Santo Agostinho ensinava que o mundo inteiro está cheio de germes ocultos da vida, de secretas sementes invisíveis ('oculta semina'), que, da terra, do ar e da água, fariam gerar os diversos seres vivos."

A impressão que tenho é que continua-se adotando o mesmo conceito, quase com a mesma forma semântica primitiva.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2011, 13:33:36 »
Eu espero a sementinha cair em Marte para lá morar.... 8-)
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!