Autor Tópico: Bateria transforma entropia em eletricidade  (Lida 1212 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Bateria transforma entropia em eletricidade
« Online: 29 de Março de 2011, 15:19:42 »
Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2011

Bateria entrópica

Quando a água doce dos rios entra no mar a diferença na salinidade leva a uma mudança de entropia.

Essa diferença de entropia, calculada em 2,2 kJ por litro de água doce, é uma fonte gigantesca de energia renovável.

O grande desafio é extrair essa energia, convertendo-a para formas úteis, eletricidade, por exemplo.

A equipe do Dr. Yi Cui, da Universidade de Stanford, resolveu enfrentar o desafio e demonstrou que o conceito de extração dessa "energia entrópica" pode realmente funcionar na prática.

E funcionar bem: a sua "bateria de mistura entrópica", que gera energia a partir da diferença de entropia entre a água doce dos rios e a água salgada do mar operou com uma eficiência de 74%.

Baterias químicas

O conceito de geração de energia da diferença de entropia já foi estudado e testado antes.

A abordagem mais promissora adotada até agora usa membranas superfinas, parecidas com as usadas em células a combustível a hidrogênio, para que os íons passem de um dos líquidos para o outro, gerando uma corrente.

O enfoque adotado pela equipe de Cui é diferente: a energia extraída da diferença de concentração entre duas soluções é armazenada em baterias químicas - a energia é armazenada como energia química no interior da estrutura química do material usado como eletrodo.

A bateria de mistura entrópica foi fabricada com nanofios de óxido de manganês e eletrodos de prata. O uso de estruturas com dimensões nanoscópicas é importante pela sua grande área superficial, algo essencial para capturar mais energia por área.

A energia é gerada pelo movimento dos íons de sódio e cloro - os dois elementos que compõem o sal da água do mar - através da rede cristalina dos eletrodos. Mas ela pode ser usada com outras soluções.

Eficiência da bateria de entropia

"A bateria foi demonstrada extraindo energia de água real do mar e de um rio, mas pode ser aplicada a uma grande variedade de soluções salinas e água doce," afirmam os pesquisadores.

O rendimento real observado foi de 74%, mas os pesquisadores afirmam que a mera mudança na distância entre os eletrodos pode elevar essa eficiência para algo em torno de 85%.

"Considerando o fluxo de água dos rios para os oceanos como um fator limitador para esse tipo de energia, a produção de energia renovável pode potencialmente alcançar 2 TW, o equivalente a 13% de todo o consumo de energia do mundo," afirmam os pesquisadores.

Bibliografia:

Batteries for Efficient Energy Extraction from a Water Salinity Difference
Fabio La Mantia, Mauro Pasta, Heather D. Deshazer, Bruce E. Logan, Yi Cui
Nano Letters
March 17, 2011
Vol.: Article ASAP

Não entendi pn.  :?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Bateria transforma entropia em eletricidade
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2011, 15:25:25 »
Eu baixei o artigo pra ler depois, provavelmente lerei hoje à noite.

Mas essencialmente a ideia é aproveitar a diferença de energia livre em misturas de entropias diferentes para fazer circular elétrons num circuito. à noite eu esmiúço isso.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Março de 2011, 15:03:18 »
Para os desavisados, toda fonte de energia é "entrópica", no sentido de que se utiliza de um aumento de entropia para uma transdução energética. Naturalmente, no caso de acumuladores de energia, como pilhas e baterias, é necessária uma diminuição de entropia (no dispositivo) às custas de um aumento da entropia do ambiente, o que, é claro, está de acordo com a impossibilidade de se criar energia sem expensas várias. A diferença, aqui, é que aproveita-se uma diferença de entropia já naturalmente em fluxo, em detrimento da necessidade de se produzir um sistema para tal, o que não é muito diferente de uma hidrelétrica. Mas, em termos de impactos ambientais, isto é interessante.

O Brasil está na melhor posição para este aproveitamento energético, como se esperaria. Um aproveitamento global desta energia, segundo o artigo, forneceria em torno de 13% das atuais necessidades energéticas do planeta. Não é muito, mas, considerando a "economia de impacto ambiental" (talvez... não se sabe sobre a real aplicabilidade técnica em larga escala), pode ser algo importante, principalmente se associado às outras formas de pouco impacto, como usinas eólicas e solares. Resta saber sobre os aspectos financeiros e de engenharia de larga escala, para avaliar sua efetiva viabilidade.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2011, 11:13:36 »
Pelo que entendi eles querem aproveitar diferença de DDP da água do mar ( rica em íons), com a água dita doce ( menos íônica) mas rica em íons Ca2+ etc, é como se você colocasse um eletrodo na água do mar e um no rio, e captasse os elétrons que irão se movimentar por meio de uma pilha química, ali eles falam no movimento dos íons Na+ e Cl-, mas acho pouco provável pois a quantidade de elétrons envolvida na reação do NaCl não é prausível, em laboratório usamos sais com maior número de oxidação como CuSO4, FeSO4 entre outros,  para obter uma DDP dita "consideravel", mas espero que obtenham sucesso, pois como dito aqui, o Brasil só tem a ganhar com essa tecnologia.

obs: os nanofios de óxido de manganês e eletrodos de prata usados podem ser a causa do precesso ser bem aproveitável..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2011, 15:35:13 »
Pelo que entendi eles querem aproveitar diferença de DDP da água do mar ( rica em íons), com a água dita doce ( menos íônica) mas rica em íons Ca2+ etc, é como se você colocasse um eletrodo na água do mar e um no rio, e captasse os elétrons que irão se movimentar por meio de uma pilha química, ali eles falam no movimento dos íons Na+ e Cl-, mas acho pouco provável pois a quantidade de elétrons envolvida na reação do NaCl não é prausível, em laboratório usamos sais com maior número de oxidação como CuSO4, FeSO4 entre outros,  para obter uma DDP dita "consideravel", mas espero que obtenham sucesso, pois como dito aqui, o Brasil só tem a ganhar com essa tecnologia.

obs: os nanofios de óxido de manganês e eletrodos de prata usados podem ser a causa do precesso ser bem aproveitável..

Foi assim que eu entendi tbm, o que nao entendi é o que diabos a entropia tem haver com isso. Foi só pra chamar atenção e todo mundo dizer " oooohhh"?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2011, 16:15:42 »
Pela minha ignorância entendi mais também a explicação do chemistry, nao entendi nada da explicação usando entropia
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2011, 17:57:31 »
Eu nem li o texto nem todos os comentários mas pelo pouco que li do que o Feynmann disse, acho que confirma o que eu imaginei logo que li só o enunciado, que só usarem o termo "entropia" aí de forma totalmente desnecessária, como se fosse um elemento de alguma novidade e não só uma descrição técnica de algo que acontece sempre, e assim acidentalmente sugerindo (ao menos no enunciado) a invenção de algo meio moto-perpetuesco.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2011, 21:57:44 »
dei uma pesquisa nessa entropia relacionada com elétrons, não obtive sucesso..    :?
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2011, 22:10:51 »
dei uma pesquisa nessa entropia relacionada com elétrons, não obtive sucesso..    :?
"Entropia relacionada com elétrons" (uma entropia especial para elétrons?)?

O mundo tem se alastrado de asneiras como o texto lá em cima. Depois que eu li "entropia, calculada em 2,2 kJ" (entropia medida em unidade de energia!?), só terminei porque o texto é curto. Esse besteirol tecnobabosento não merece apreciação alguma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!