Autor Tópico: O Movimento da Crosta Terrestre e o Mamute  (Lida 2273 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
O Movimento da Crosta Terrestre e o Mamute
« Online: 01 de Abril de 2011, 10:21:18 »
Pessoal,

Estou levantando este tópico, pois recentemente vi uma reportagem no Discovery. Esta reportage falava que tinha sido  detectada uma "rápida" movimentação da crosta terrestre. Isto teria sido possível, através da análise das impressões do campo magnético da terra em rochas que se formaram na ocasião. Com isso, deterinaram que em um perídod de, aproximadamente, 1 milhão de anos, houve um grande deslocamento da crosta. Nada tão rápido assim. Bom, e o mamute ?

Lembro, tb, de ter visto no Discovery (acho q foi la), uma reportagem sobre um mamute que tinha sido encontrado congelado na Antartida. Segundo a reportagem, o interessante era que, devido a sua preservação, chegou-se a conclusão que o mesmo tinha sofrido um congelamento rápido, e que os restos de alimento em seu tubo digestivo, indicavam que tinha se alimentado em uma região de clima tropical(ou subtropical, não lembro).

Uma das explicações era a movimentação catastrófica da crosta terrestre (algo como no filme 2012).

Alguém sabe alguma coisa a respeito ? Este caso do Mamute é verídico, ou não ? Se sim, alguma outra explicação possível ?

Abs
Felipe

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: O Movimento da Crosta Terrestre e o Mamute
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2011, 13:52:35 »
Acho que o mamute foi encontrado na Sibéria e foi devido a uma nova era do gelo (nada a ver com deslocamento da crosta)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2011, 13:56:28 »
Ola Derfel,

Este mamute foi recente. O que estou falando foi em 1977(e junto com muitos outros mamíferos). O problema foi que o material encontrado no seu tubo digestivo não estava digerido, e era oriundo de um local quente.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2011, 14:59:04 »
Caro Feliperj

Sem mais delongas, por absoluta falta de tempo, eu lhe pergunto: Voce tem a referência sobre o "mamute austral"?

Na parte da noite nós conversamos.

Um abraço.

Geotecton
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2011, 20:20:59 »
Esse mamute foi citado em várias mídias, Geo, inclusive em "O dia depois de amanhã", onde eles "pegaram" uma das hipóteses que tambem já vi sobre esse mamute e o fizeram em proporções hollywoodianas! 
Entre as hipoteses sujeridas havia a de que uma erupção de gases vulcanicos teria atingido a extratosfera e descido a temperaturas inferiores a -100º C , congelando os animais quase instantaneamente!

É o mamute dos ranunculos, pois ele estaria se alimentando desses quando foi congelado, e esse vejetal não estaria ali se a temperatura ambiente fosse muito abaixo de zero.

Mas não sei se a coisa toda acabou virando meio que uma lenda urbana, não consegui achar o ano em que teria ocorrido esse achado, mas pelas proimeiras menções deste seria lá pela década de 60 ou 70, acho.

Edit: Achei o local onde teria ocorrido o fato: río Beresovka, na Siberia.
e o ano: agosto de 1900, bem anterior ao que eu supus.

« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 20:28:10 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2011, 20:53:13 »
Ola Geotecton,

O que q é mamute austral ?

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2011, 22:46:37 »
Ola Geotecton,

O que q é mamute austral ?

Abs
Felipe

O seu mamute antártico!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2011, 23:46:59 »
Estou levantando este tópico, pois recentemente vi uma reportagem no Discovery. Esta reportagem falava que tinha sido detectada uma "rápida" movimentação da crosta terrestre. Isto teria sido possível, através da análise das impressões do campo magnético da terra em rochas que se formaram na ocasião.

De fato, a taxa de acreção (crescimento) e a idade do assoalho oceânico podem ser calculadas pela análise da intensidade e variação do campo magnético nos minerais férricos do basalto MORB.

As partes mais antigas do assoalho oceânico situam-se principalmente ao longo da costa nordeste da América do Norte (oceano Atlântico) e ao largo da costa leste da Ásia (noroeste do oceano Pacífico), com cerca de duzentos milhões de anos. Na figura abaixo, o assoalho oceânico mais antigo tem a coloração azul.

Quanto à “rápida” movimentação há que se perguntar primeiro o que ela significa, pois é um termo claramente subjetivo. Considerando que a taxa média de expansão hoje é de 6 cm/ano, eu poderia chamar de “rápida” uma taxa de 10 cm/ano. E o que isto significa em um intervalo de 1 milhão de anos? Somente um deslocamento superior em apenas 40 km!

Com isso, determinaram que em um período de, aproximadamente, 1 milhão de anos, houve um grande deslocamento da crosta. Nada tão rápido assim.

Bem. Para poder avaliar se houve ou não um “grande deslocamento” eu teria de saber a taxa de acreção e qual foi a distância efetivamente percorrida desta parte da crosta.

Bom, e o mamute? Lembro, tb, de ter visto no Discovery (acho q foi la), uma reportagem sobre um mamute que tinha sido encontrado congelado na Antartida.

Procurei no Google e em sites especializados (USGS, por exemplo) e não encontrei nenhuma notícia sobre um mamute descoberto na Antártida. Voce poderia passar a referência?

Outra dúvida. Sobre qual espécie de mamute você está se referindo, visto que há várias descritas (pelo menos 6), conforme a lista abaixo:

Mammuthus primigenius (Blumenbach, 1799);
Mammuthus meridionalis (Nesti, 1825);
Mammuthus imperator (Leidy, 1858);
Mammuthus planifrons (Pomel, 1879) - Atualmente rebatizado de Elephas planifrons;
Mammuthus lamarmorae (Major, 1883);
Mammuthus trogontherii (Pohlig, 1888);
Mammuthus jeffersoni (Pomel, 1895) - Anteriormente classificado como subespécie de M. imperator;
Mammuthus creticus (Bate, 1907) - Atualmente rebatizado como Elephas creticus;
Mammuthus columbi (Merriam, 1910);
Mammuthus armeniacus (Falconer,1910) - Atualmente considerado sinônimo de M. trogontherii;
Mammuthus jacksoni (Falconer,1910 ) - Atualmente considerado sinônimo de M. imperator;
Mammuthus roosevelti (Falconer,1910 ) - Atualmente considerado sinônimo de M. imperator;
Mammuthus floridanus (Falconer,1910 ) - Atualmente considerado sinônimo de M. imperator;
Mammuthus intermedius (Osborn, 1918) - Atualmente considerado sinônimo de M. primigenius;
Mammuthus subplanifrons (Osborn, 1928) - Atualmente considerado sinônimo de Elephas. planifrons;
Mammuthus haroldcooki (Osborn, 1928 )- Atualmente considerado sinônimo de M. columbi;
Mammuthus hayi (Osborn, 1928 ) - Atualmente considerado sinônimo de M. columbi;
Mammuthus gromovi (Osborn, 1928 ) - Atualmente considerado sinônimo de M. columbi;
Mammuthus africanavus (Arambourg, 1952) - Atualmente considerado sinônimo de M. meridionalis;
Mammuthus fraasi (Fraasi, 1961) - Atualmente considerado sinônimo de M. primigenius;
Mammuthus exilis (Maglio, 1970) - Anteriormente classificado como subespécie de M. columbi.

A espécie mais popular é a Mammuthus primigenius, também conhecida como mamute lanoso.

Segundo a reportagem, o interessante era que, devido a sua preservação, chegou-se a conclusão que o mesmo tinha sofrido um congelamento rápido, e que os restos de alimento em seu tubo digestivo, indicavam que tinha se alimentado em uma região de clima tropical (ou subtropical, não lembro).

Eu não conheço o caso, mas eu acho que o espécimen foi encontrado na Sibéria e não na Antártida. Um rápido congelamento não é nada de excepcional, dadas as condições climáticas do local e da época.

Quanto ao alimento preservado em seu trato digestivo, o animal teria que ter perecido pouco após se alimentar. Talvez ele já estivesse agonizando. Um aspecto importante a ser explicado é a (suposta) origem em clima tropical ou temperado do alimento.

Uma das explicações era a movimentação catastrófica da crosta terrestre (algo como no filme 2012).

Eis onde a hipótese do mamute austral encontra a sua principal oposição.

A Antártida está separada da América do Sul e da África desde o final do período Cretáceo (cerca de 65 milhões de anos AP) e da Austrália desde a porção média da época do Oligoceno (cerca de 30 milhões de anos AP).

A megafauna setentrional, na qual o mamute se insere, surgiu há menos de 4 milhões de anos (início da época do Plioceno), ou seja, muito, mas muito tempo depois da completa separação entre a Antártida e os demais continentes.

Então, para sustentar aquela hipótese, restam duas alternativas.

A primeira é que os ancestrais da megafauna setentrional surgiram muito antes do que se estimava. E alguns exemplares migraram para o Sul. Acho pouco provável, pois não existe nenhum exemplar conhecido daquela megafauna no Hemisfério Sul, pelo menos não ao sul da Costa Rica, embora em 2010 tenha sido achado em Rondônia, um dente molar de um animal que poderia ser parente do mamute.

A segunda é que a taxa de afastamento da Antártida tenha sido muitíssima mais elevada que a atual. De fato, teria que ser maior em pelo menos 45 vezes. Se tal taxa tivesse ocorrido, teria deixado indícios geológicos marcantes, como vulcanismo intenso, por exemplo. Mas não há nenhuma evidência deste “ultra rápido afastamento”.

Alguém sabe alguma coisa a respeito ? Este caso do Mamute é verídico, ou não ? Se sim, alguma outra explicação possível ?

Como já escrevi anteriormente, eu nada soube sobre este caso.

Abs
Felipe

Um abraço.

Geotecton

« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 20:03:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2011, 13:42:42 »
Ola Geotecton,

Achei na net o nome do cidadão que propôs esta teoria : http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Hapgood

Com relação ao mamute, encontrei alguns sites nada confiáveis (assim como nosso querido Dyscoveri), que falam de um mamute encontrado na Sibéria, na decada de 70,  com as condições que falei.(realmente não tinha nada a ver com a antártida).

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2011, 00:46:42 »
Ola Geotecton,

Achei na net o nome do cidadão que propôs esta teoria : http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Hapgood

Este cavalheiro representa o pensamento anti-científico por excelência.

Com relação ao mamute, encontrei alguns sites nada confiáveis (assim como nosso querido Dyscoveri), que falam de um mamute encontrado na Sibéria, na decada de 70,  com as condições que falei.(realmente não tinha nada a ver com a antártida).

Abs
Felipe

Eu tenho vários amigos paleontólogos e nenhum deles tinha conhecimento deste mamute "austral".
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2011, 01:02:55 »
Então, acho que se trata do mesmo "mamute dos ranunculos", o local onde teria ocorrido o alegado descobrimento é río Beresovka, na Siberia e o ano seria agosto de 1900, mas não achei nenhumaoutra referencia a esse suposto achado, por isso supus ser mais uma lenda urbana.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!