Autor Tópico: Slavoj Zizek  (Lida 1716 vezes)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Slavoj Zizek
« Online: 02 de Abril de 2011, 23:06:42 »
Eu perdi a entrevista de Slavoj Zizek no Milênio da Globonews e a assisti hoje no Youtube. E ao mesmo tempo pela primeira vez estou lendo um livro dele (Em Defesa das Causas Perdidas) , tinha lido antes artigos isolados e achado bem interessante.
Vou postar os vídeos da entrevista aqui , porém há um corte na primeira parte (ele começa a falar de Lula e pula para Bush Jr.). O segundo vídeo do post seria a parte faltante , mas como não vi a entrevista original e o Zizek é um taquipsíquico clássico ( reparem no festival de tiques!) não se sei há lacunas ou se é ele que deixa um raciocínio inacabado e começa outro.
Aproveitem!

<a href="http://www.youtube.com/v/qdkrKeRPpYg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/qdkrKeRPpYg</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/kF28mNJhWdQ&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/kF28mNJhWdQ&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/vCJGIuoXc1Y&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vCJGIuoXc1Y&amp;feature=related</a>
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Re: Slavoj Zizek
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2011, 01:22:31 »
Luis, desculpe minha grosseria,

mas não posso ter um mínimo de respeito intelectual por um sujeito que mistura Marx, Lacan, Freud,

piscanalise, luta de classes, crítica à religião, tudo isso para defender coisas absolutamente reacionárias

como o stalinismo que, se ele não defende, se esforça por relativizar.

Além disso, não suporto esses caras que precisam se valer de um palavreado obscuro e pomposo

para afirmar coisas óbvias e supostamente radicais (defender Stalin não é nada radica, só é estúpido mesmo).

A esquerda de antes, Eric Hobsbawn, Bertrand Russel, Rosa Luxemburgo, ao menos se esforçava para ser acessível àqueles que diziam representar, os trabalhadores, as classes populares.

A esquerda francesa pós-moderna se auto-denominou vanguarda e desde então vive a lançar modas concentuais e coquetéis de idéias de diferentes áreas como se fosse uma coisa genial.

E, é claro, não fazem a menor diferença para as pessoas reais do mundo real fora da academia.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2011, 01:31:49 »
"O Espírito Santo é o partido comunista primordial" (19:42 do terceiro vídeo).

Não poderia ser de outro esta frase: Slavoj Zizek.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2011, 08:56:01 »
Também achei tosco e meio. Esta clara a velha simplificação esquerdaloide da história quando ele diz que o fundamentalismo foi criado pelo imperialismo americano.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2011, 11:49:21 »
Luis, desculpe minha grosseria,

mas não posso ter um mínimo de respeito intelectual por um sujeito que mistura Marx, Lacan, Freud,

piscanalise, luta de classes, crítica à religião, tudo isso para defender coisas absolutamente reacionárias

como o stalinismo que, se ele não defende, se esforça por relativizar.

Além disso, não suporto esses caras que precisam se valer de um palavreado obscuro e pomposo

para afirmar coisas óbvias e supostamente radicais (defender Stalin não é nada radica, só é estúpido mesmo).

A esquerda de antes, Eric Hobsbawn, Bertrand Russel, Rosa Luxemburgo, ao menos se esforçava para ser acessível àqueles que diziam representar, os trabalhadores, as classes populares.

A esquerda francesa pós-moderna se auto-denominou vanguarda e desde então vive a lançar modas concentuais e coquetéis de idéias de diferentes áreas como se fosse uma coisa genial.

E, é claro, não fazem a menor diferença para as pessoas reais do mundo real fora da academia.

Blues , não há grosseria nenhuma a perdoar.
 O Zizek é polêmico e , claro , também faz uso da mídia para passar sua mensagem.
Mas a questão é que gosto do Zizek pela mesma razão pela qual gostava do falecido Paulo Francis , porque ambos se dão ao trabalho de polemizar contra as noçõesb do senso comum , seja à direita quanto da esquerda ( o Paulo fazia isto muito bem , daí que a esquerda o tachava de reacionário e foi o único que eu vi ser denominado não como jornalista ou escritor mas polemista).

Quanto à mistura que ele faz é questão de avaliar se a análise é pertinente ou não. Hobsbawn faz isto muito bem , em outro nível , mostrando relações entre coisas que até então não atentamos - como quando mostra porque a invenção da bicicleta teve um impacto enorme na mobilidade das classes populares ou relaciona o surgimento do turismo de lazer com o surgimento de uma classe média ou quando especifica que o traço distintivo do proletariado inglês a partir do final do séc.XIX é o boné de pala e a paixão pelo futebol ( Andy Cap / Zé do Boné!).

Mas se o Zizek não está escrevendo para as massas , mas o Hobsbawn também não , por outro lado sua escrita não é difícil como a de outros pensadores. E não precisa chegar nos franceses , basta lembrar de Luckacs e Meszaros...

Não li ainda nada em que ele relativize o estalinismo ( mas li pouco) porém ele acerta no alvo quando diz que a esquerda até agora se esquivou de fazer uma análise real do estalinismo (idiotices como creditar à traição de burocratas ou a desvios de personalidade não contam). E esta resistência , para mim vem do fato que teriam que questionar aquele que é o norte organizacional da imensa maioria dos partidos de esquerda marxista: a concepção leninista do partido.

De qualquer forma acho o Zizek interessante porque gosto dos heterodoxos. Ainda que ele possa dizer bobagens ( e não achei até agora nenhuma bobagem grande) tem o grande papel de nos dizer que há visões alternativas às noções do "senso comum". As vozes discordantes , independente do valor de seus argumentos ,  são necessárias para não deixar nossos pensamentos se cristalizarem numa calmaria idiotizada e repetitiva.

"O Espírito Santo é o partido comunista primordial" (19:42 do terceiro vídeo).

Não poderia ser de outro esta frase: Slavoj Zizek.

Estou na minha estante , na fila para ler , Atheism in Christianity - the religion of the Exodus and the Kingdon , do filósofo marxista Ernst Bloch.
Epígrafe do livro: Only an atheist can be a good Christian ; only a Christian can be a good atheist.
Zizek não é tão original :D

P.S.: Vou ficar um pouco afastado , por motivos de trabalho ,  para poder postar a contiuidade da discussão e entrar no outro sobre marxismo. Assim que puder continuo.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2011, 11:54:21 »
Depois do Blues, Geo e Agnóstico, ainda bem eu sempre esperar os primeiros pitacos... :P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2011, 15:57:40 »
Eu acho ele excelente para levantar questões, mas é raro ele conseguir defender uma posição com persuasão ou tentar fazer uma demonstração objetiva de seus argumentos. Então ele acaba lançando pequenos flashes sobre vários assuntos mas sem conseguir realmente iluminar algum por certo tempo.

Ele faz algumas interpretações forçadas também. Nada contra, mas quando tu encontra uma forma não-ortodoxa de abordar um assunto, tu precisa admitir que a questão pode ser vista sob este prisma, e não adotá-la como verdade absoluta.

As idéias dele são como a linguagem corporal dele. Um negócio caótico, espontâneo e brusco.

EDIT: Nunca li nenhum dos (mais de 50!) livros dele. Mas já vi vários vídeos e filmes que abordam ele.
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 16:00:21 por Dr. Strangelove »

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2011, 16:38:05 »
"Quanto à mistura que ele faz é questão de avaliar se a análise é pertinente ou não. Hobsbawn faz isto muito bem , em outro nível , mostrando relações entre coisas que até então não atentamos - como quando mostra porque a invenção da bicicleta teve um impacto enorme na mobilidade das classes populares"

É justamente isso o que me irrita. Esses caras vivem se esmiuçando e teorizando sobre detalhes da vida, por mais banais que sejam, como que procurando um sentido, uma finalidade não detectada (um lance religiosos mesmo) uma explicação óbvia que todos deixaram escapar, uma intenção maquiavélica oculta, ou uma conspiração em todos os níveis da vida.

Lembro de um texto do Zizek em que ele fala do inconsciente (ID) de Freud "a partir de uma leitura marxista". Na boa, isso não passa de metafísica de botequim.

[Também lembro do livro Anti-Edipo do Lacan em que tentam investigar a teoria freudiana não pela "falta, ausência, carência" mas por definições positivas meio que dizendo nas entrelinhas que Freud usava o ID como sentido de ausência apenas. Putz, isso é discutir o sexo dos anjos.]

"Não li ainda nada em que ele relativize o estalinismo ( mas li pouco) porém ele acerta no alvo quando diz que a esquerda até agora se esquivou de fazer uma análise real do estalinismo (idiotices como creditar à traição de burocratas ou a desvios de personalidade não contam)."

Ele diz, basicamente, que o stalinismo naquele contexto de guerra fria era a resposta possível e que devemos entender a coisa do ponto de vista da luta por sobrevivência. Como se Stalin tivesse sido levado a agir como agiu apenas e tão somente por causa das circunstâncias.

Uma leitura marxista padrão: o ambiente molda os homens e ponto.

Por meio dessa leitura, podemos absolver Hitler, os militares brasileiros, Osama, ad infinitum...

Quando ele foi no Roda Viva, disse que para saber se seu amigo é ou não de esquerda deve perguntar o que ele achou do final do filme "Clube da Luta", que mostra a destruição de prédios do setor financeiro, atos de sabotagem e assassinatos do "Projeto Caos" do Tyler Durden.

Lembro muito bem: Zizek disse que as pessoas se dividem em dois grupos: aquelas que amaram o final do filme e as que consideraram aquilo tudo uma reinvenção do fascismo.

Em outras palavras, a violência é uma necessidade essencialmente revolucionária e quem é de esquerda não pode se opôr à ela sob crime de se juntar com os "liberals"  (no sentido americano do termo) "bundões" que ficam assustados quando alguém "põe a mão na massa".

Preciso dizer que isso é um reducionismo ultra-radical que depõe contra a inteligência dele?

"Mas a questão é que gosto do Zizek pela mesma razão pela qual gostava do falecido Paulo Francis , porque ambos se dão ao trabalho de polemizar contra as noçõesb do senso comum , seja à direita quanto da esquerda"

Também tenho uma quedinha por polemistas, mas tenho um critério: saber se o que debochador em questão faz real diferença na vida das pessoas, se o que ela está abordando de fato faz parte das preocupações ou crenças cotidianas dos seres humanos que são objetos de tantas teorias, tantas idéias, tantas explicações, mas que vivem de forma concreta fora da academia.

Zizek, Lacan, Bordieu, Foucault e cia nunca passaram no teste.

São meros produtores de teorias de gabinete. 
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 16:43:16 por Blues Brother »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2011, 18:08:34 »
Excelente
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2011, 22:24:20 »
Muito bom, Blues Brother. Quisera o Zizek ser tão claro e conciso como tu.

Para a galera ter uma idéia da masturbação intelectual:

Detalhe para um comentário do vídeo:
yet the serpentine penis he's holding doesn't seem to bother him..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x