99% do treinamento é legal, tem um clima de mistério onde não contam pra vc o que vai ser, acho que para aguçar a curiosidade.
Veja o que postei lá no tópico dos rosacruzes. Onde tem mistério, em geral tem bullshit. Normalmente o teor de bullshit é diretamente proporcional ao mistério.
Vc é pressionado a expressar reações emocionais intensas (de uma forma legal), entre as várias situações e atividades as pessoas são direcionadas a perceber que grande parte dos problemas delas tem origem psicológica, familiar e desorganização ou desconhecimento pessoal.
É uma tática normal nesse tipo de coisa. A idéia é fazer as pessoas se exporem, mostrar seus defeitos até o ponto de fazê-las acreditar que vão aprender alguma coisa que valha o investimento. O grupo se identifica nas suas fraquezas e passa a crescer junto através de doses de motivação bem administradas.
Isso também acontece no processo de conversão a seitas "barra pesadas". Numa primeira etapa a pessoa é recebida com beijos e abraços, depois vem um processo de anular a pessoa mostrando a ela que ela é uma pecadora, fraca, cheia de defeitos, tudo realizado com dramatizações e confissões em público. Quando ela fica convencida de que é o cocô do cavalo do bandido vem o processo de salvação e a seita faz o que quer com ela. Existe material farto na web mostrando como algumas seitas usam essas táticas.
Tudo isso com um ambiente agradável, o dono do treinamento é um showman, é treinado a sociabilização, a superação das inibições e preconceitos, a valorização da amizade, trabaho em grupo, alegria, etc.
Óbvio.
Os participantes ficam até sem jeito de fazer perguntas que poderiam ser constrangedoras.
Na verdade é uma encenação teatral, quase cronometrada, que segue um roteiro bem especificado. Ele já tem o perfil de cada participante e já sabe conhece seus pontos fracos para fazer um jogo de morde-assopra.
Se algum de vcs que forem convidados e a grana não fazer falta, vale a pena, é um treinamento psicológico radical e gratificante. Eu nem vou falar detalhes pq eles pedem pra não falarmos para que outros possam passar pela mesma experiência dos que já fizeram o treinamento, sendo a primeira delas o suspense inicial.
Eles são tão bons que fizeram você fazer um voto de mistério.
Me lembrou dos rozacruzes, maçons e de outras seitas iniciáticas de novo....que se borram diante da possibilidade de revelar os segredos secretíssimos dos antigos mestres do passado.
Agora vou falar do problema que eu vejo. No treinamento em si (sexta a noite a domingo de madrugada) o único porém é que em uma das atividades há o que entendi ser algo como "regressão ao ventre materno". O que entendi é uma técnica de chorar forçando intensamente a respiração onde vc chora como se vc fosse um bebê após vc estar emocionalmente sugestionado a chorar. Funciona. Só que aí eles entram na pseudo-ciência.
Para ficar mais emocionante deveriam acordar as pessoas no meio da noite, de madrugada, de pijamas, com cara de sono, e levá-las para um ambiente preparado para a dramatização....(será que eles precisam de consultoria lá?
)
Isso é feito de muitas maneiras...uns colocam um tubo que as pessoas percorrem engatinhando no escuro até "nascer", outros exploram o grito "primal" em que ficam gritando feito recém-nascidos, pode-se usar cobertas, etc...tudo para simular o instante do nascimento. Nada muito diferente de um exercicio teatral onde as pessoas aliviam as tensões, recebem doses de apoio e são convidadas a "sentir" coisas "maravilhosamente maravilhosas" sugeridas pelo fantástico e simpático mestre de cerimônias. Nem chega a ser pesudociência-é teatrinho mesmo.
Eles contam, e parece que eles acreditam, e o pior é que muita gente acredita, que um dos principais problemas psicológicos que temos é devido a situações abortivas que passamos no parto, tanto por causas naturais como por tentativas abortivas intencionais. Aí cria-se todo um misticismo em torno disso. Eu não sou psicólogo, mas não dá pra engolir isso, a não ser que tenha estudos sérios a respeito. O que eu já provavelmente teria lido a respeito.
Concordo com você. Mas por que você não disse isso ao simpático psicólogo encarregado?
Provavelmente, se tivesse feito você teria sido afastado do grupo porque sua energia estava mal sintonizada e correria o risco de contaminar negativamente as outras pessoas.
Um outro problema é que após o treinamento, para faturar mais (direito deles), eles exageram na comercialização pós-treinamento, enchendo o saco, o que acho que não era necessário, pois o treinamento em si é um ótimo produto. Acho que aproveitam um pouco desse misticismo para atrair as pessoas de forma parecida com uma religião, apesar de que esse é um aspecto isolado, o foco mesmo é ser uma fraternidade entre amigos.
Óbvio. Eles querem faturar,nada contra, pois vejo que o produto parece excelente mesmo.
Veja, não sou contra esses treinamentos ou seus métodos, mas quando se é cético a coisa perde o glamour.
Perdão se fui ácido demais nos meus comentários.