Autor Tópico: Relatividade, Eternidade e Determinismo  (Lida 477 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Relatividade, Eternidade e Determinismo
« Online: 05 de Abril de 2011, 23:43:33 »
Ola Pessoal,

No livro do Green  (nao lembro qual dos dois), ele fala que o que existe é o espaço-tempo, sendo o fluxo (o que percebemos;passado para o futuro) apenas uma ilusão. Para isso faz uma analogia com um pão de forma, onde o pão de forma representa todo o espaço tempo, e as fatias as diferentes formas que podemos "perceber" este espaço tempo.

Usando as palavras de um colega de outro forum :

"O que Einstein e Greene quiseram dizer é que existe apenas o
espaço-tempo - Greene faz uma analogia com o pão: existe o pão (o
espaço-tempo) que pode ser fatiado de diferentes modos (com fatias
paralelas entre si), cada indivíduo por suas condições de velocidade
relativa fatia o espaço-tempo de modos distinto entre si, mas a
somatória é sempre a mesma - de modo que apenas a somatória tem uma
existência objetiva. As fatias são subjetivas."(Takata)

A pergunta a seguir, eu fiz na ocasião, naquele forum, mas não souberam me responder, de modo que ainda tenho a seguinte dúvida :

Com isto (o que a relatividade fala sobre o espaço-tempo) não estamos de volta ao universo eterno, imutável e fortemente determinístico ?Se não, pq ? Se sim, o que isto significa; e a MQ nesta história ?

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Relatividade, Eternidade e Determinismo
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2011, 23:52:14 »
Juntar MQ e relatividade é complicado. Temos equações relativísticas pra mecânica quântica, mas unificar as duas ou fazer as duas funcionarem juntas é bem complicado.

Que dirá interpretações filosóficas baseadas nelas...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2011, 00:03:50 »
Ola Snow,

Tudo bem, retire a MQ (q acho, ficaria essencialmente determinística - somente a MQ de Bhom valeria, caso a resposta a pergunta seja sim) e pegue só a primeira parte da questão. O que vc acha ?

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2011, 00:07:05 »
Até onde sei (e  no caso de relatividade, vergonhosamente pra um físico, não é muito) sim, a relatividade é uma teoria clássica e por isso determinística.

Mas como qualquer teoria científica, é apenas um modelo e nós temos que tomar cudiado com quais implicações são "físicas" e quais são artefatos do modelo. Não podemos "jogar fora a MQ pra esse argumento" e com isso inferir que o universo é determinístico, justamente porque jogamos fora um pedaço importante dele.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2011, 13:19:05 »
Ola Snow,

A relatividade é determinística, dentro do mundo macro que trabalha, mas não "limita" a MQ, no sentido de obrigar  que esta seja determinística em seu mundo micro. Pelo menos, é o que eu penso. Se estiver errado, me corrija - elas são incompatíveis qdo tentamos "misturá-las" em situações extremas, como por exepmplo : buracos negros.

Mas o que eu questionei é que, se o espaço-tempo existe da forma como descrita, então até mesmo a MQ TEM de ser determinística, só restando a MQ de Bhom (variáveis ocultas) como possibilidade. E o nosso universo(o espaço-tempo) como um todo seria imutável desde sua criação, e eterno.

E pior, aonde este espaço-tempo existiria? Se o expaço tempo existe fixo, ele existe com relação à que? No final das contas seria como que, no momento em que houve o Big-Bang, todo o espaço-tempo tivesse sido criado, com todas os eventos passados e futuros já "incrustados".

Qto mais eu penso (ou menos, depende do ponto de vista :)), mais estranho fica.

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!