Compro medicamentos na mesma drogaria por praticamente a vida inteira, o farmacêutico e dono da mesma é amigo da minha família a muitos anos, mas hoje fiquei um pouco chocado porque conheci um lado obscuro desse estabelecimento. Comecei a ter acne bem depois da adolescência (aos 24 anos) e um mês atrás resolvi consultar um dermatologista para fazer o famoso tratamento com o Roacutan, esse tratamento exige vários cuidados e exames de sangue constantes.
Hoje fui a drogaria e ao pedir mais uma caixa de Roacutan 20mg e o farmacêutico começou:
"Ah, você está usando esse remédio? Ele é meio perigoso, tem que usar com cuidado. Se você quiser, conheço um medicamento muito bom, que não faz mau e dá os mesmos resultados!" Foi para os fundos e voltou com frasco da Almeida Prado nas mãos falando:
"...esse aqui não faz mau, se você quiser pode usar junto com o Roacutan que não tem problemas também!" Detalhe: o frasco de bolinhas de açúcar custa R$25.
Recusei com educação, comprei o que queria, fui embora e ao chegar em casa outra surpresa: um panfleto de propaganda da Bio Florais, com florais para tratamento dos sintomas da menopausa, tratamento do pânico, da depressão, para parar de fumar e pasmem, floral para
tratar a idiotia, isso mesmo, está escrito exatamente assim no panfleto. Além disso há um para "ativar o sentimento de liderança". Mas o que mais me espantou é que esse farmacêutico (sim, ao menos o diploma ele tem) nos vende remédios por mais de 2 décadas, fico pensando se alguma vez ludibriou a mim ou alguém da minha família vendendo essa baboseira ao invés do medicamento correto.
O pior é que esse sujeito é um tipo de "médico" no bairro, muitas pessoas ao se sentirem mau vão "consultar" ele para saber o que fazer, minha mãe mesmo já fez isso várias vezes. E pior 2: quem o consulta não são pessoas pobres e desinformadas, são em maioria pessoas de classe média alta e com formação acadêmica, pessoas que deveriam notar o "ar" de feitiçaria e misticismo nas bulas desses remédios. Outro detalhe importante é que ele é kardecista (está sempre vestido de branco e falando de paz interior), então deve mesmo acreditar nessas poções curandeiras e também que está fazendo um bem enorme ao recomendar isso.
Estou revoltadíssimo, não sabia que esse tipo de curanderismo era vendido em farmácias e drogarias supostamente sérias. Fico pensando se alguma vez eu ou minha família fomos enganados ou se alguma pessoa já se deu muito mau por causa desse farmacêutico peste.