Autor Tópico: Nova força na natureza???  (Lida 1955 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Nova força na natureza???
« Online: 06 de Abril de 2011, 21:14:17 »
Alguém já viu algo mais a respeito?

Com tanto sensacionalismo por aí, fico sempre com o pé atrás.  :?

Fermilab pode ter encontrado nova partícula ou força da natureza

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fermilab+pode+ter+encontrado+nova+particula+ou+forca+da+natureza/n1300032136441.html

Físicos do Laboratório Nacional Fermi, o Fermilab, dos EUA, anunciam nesta quarta-feira a descoberta de um sinal suspeito em seus dados, que pode ser prova da existência de uma nova partícula elementar ou, mesmo, de uma nova força da natureza.

Os resultados, caso se sustentem, poderão representar um espetacular último adeus para o Tevatron, que já foi um dos mais potentes aceleradores de partículas do mundo, mas que deverá ser desativado em definitivo até setembro, quando termina a verba do Fermilab para operá-lo.

“Ninguém sabe o que é”, disse Christopher Hill, um físico teórico do Fermilab que não faz parte da equipe que pretende anunciar a descoberta. “Se for real, será a descoberta mais importante da física no último meio século”.

Uma possível explicação para o sinal misterioso, dizem os cientistas, é que seja prova de uma nova e inesperada versão do bóson de Higgs, uma partícula buscada há tempos. Essa é uma partícula elementar hipotética que, de acordo com a teoria dominante conhecida como Modelo Padrão, é responsável por dotar outras partículas elementares com massa.

Outra explicação é que seja evidência de uma nova força da natureza – em adição à gravidade, eletromagnetismo e às duas forças nucleares, a forte e a fraca que já conhecemos e que nos espantam – que se manifestaria apenas em distâncias muito curtas, como as do interior do núcleo atômico.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Nova força na natureza???
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2011, 21:27:33 »
Pode ser apenas uma tentativa de publicidade, já que o Fermilab vai ser desativado.

Mas se for algo de fato pode ser interessante.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2011, 22:58:20 »
O Fermilab será desativado?

Para reformas ou simplesmente extinto?
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2011, 22:59:42 »
Os projetos têm tempo de vida finito. Em vez de gastar uma grana preta com manutenção, é melhor gastar uma grana mais preta ainda pra fazer um maior.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2011, 23:03:54 »
Os projetos têm tempo de vida finito. Em vez de gastar uma grana preta com manutenção, é melhor gastar uma grana mais preta ainda pra fazer um maior.

Isto me lembra, com pesar, do superacelerador que ia ser construído no Texas, bem maior que o CERN, e que foi sepultado pelos republicanos a pretexto de conter despesas, ao mesmo tempo que eles reduziam impostos para grandes corporações e jogavam no lixo centenas de bilhões de dólares com gastos militares.
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2011, 23:23:21 »
A história que está sendo divulgada é essa aí.

O Tevatron vem colidindo feixes de prótons e de seus opostos, antiprótons, acelerados a energias de 1 trilhão de elétron-volts, por mais de duas décadas, em busca de novas forças e partículas. O sinal apareceu na análise de cerca de 10.000 colisões registradas pelo Detector Colisor do Fermilab, um dos dois detectores da instalação, que fica nos arredores de Chicago.

Os cientistas descobriram que, em cerca de 250 casos além do esperado, o que surgiu das colisões foram jatos de partículas leves, como elétrons, e uma pesada partícula portadora de força, o bóson W, era produzida.

A energia total dos jatos ficava em torno de um valor de 144 bilhões de elétron-volts, como se fossem o produto do decaimento de uma partícula desconhecida com massa equivalente a esse nível de energia.
"Por quê?"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2011, 09:45:30 »
Pelo que eu vi é mais ou menos isso. Tem um "estranho no ninho" aparecendo por aí, na faixa de ~150 GeV, que não foi previsto pelo Modelo Padrão e ninguém sabe o que pode ser.

Se for confirmado, o que pode demorar um pouco ainda, significa que o Modelo Padrão vai precisar ser seriamente revisto.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2011, 10:36:47 »
Mais de 40 partículas fundamentais (segundo curso do ON), agora mais de 40 + 1!
(À cada estouro da bolha de sabão, um pedacinho que já estava lá ou surgiu do estouro, vira um novo rebento que confunde a cabeça dos físicos... :P )

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2011, 10:39:36 »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2011, 10:39:59 »
Aliás, eu posso afirmar Exatos 61?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2011, 10:42:09 »
Não lembro agora se foi o Brian Cox que disse isso, mas "descobrir que o Higgs não existe seria até mais interessante do que descobrir que ele existe". Porque nesse caso haveria um monte de perguntas interessantes esperando e uma montanha de trabalho novo para criar o próximo Modelo Padrão :-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2011, 10:51:22 »
Isaac Asimov disse, com razão:

Citação de: Isaac Asimov
The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new discoveries, is not 'Eureka!'  but 'That's funny....'
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Físicos podem ter achado nova partícula fundamental da matéria
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2011, 08:09:08 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/899408-fisicos-podem-ter-achado-nova-particula-fundamental-da-materia.shtml

Se um grupo de físicos americanos estiver certo, a humanidade acaba de topar com uma nova partícula fundamental --uma peça essencial do quebra-cabeças da matéria que, até agora, tinha passado despercebida.

A possibilidade vem de dados obtidos pelo Tevatron, acelerador de partículas que fica em Batavia, Illinois (meio-oeste dos EUA). Os físicos que avaliaram os dados trabalham no Fermilab, instituição onde o superacelerador está instalado.

O trabalho desse tipo de máquina é promover trombadas de partículas em níveis de energia altíssimos. No caso do Tevatron, as trombadas envolvem prótons (componentes do núcleo dos átomos com carga elétrica positiva) e antiprótons ("gêmeos" dos prótons com carga invertida, negativa).

Quando a pancada de partículas acontece, os prótons e antiprótons originais são aniquilados, e o que sobra são jatos altamente energéticos dos componentes menores dessas partículas.

É mais ou menos como jogar um computador no chão com força suficiente para que as peças se soltem. Depois, examinando as peças, tenta-se entender como ele estava montado e como funcionava.

Só que, no experimento coordenado pelo físico Giovanni Punzi, havia uma peça completamente inesperada. Os cientistas já conhecem um zoológico de partículas fundamentais, mas nenhuma bate com a energia dos jatos observados nos testes.

Então, que diabos seria aquilo? Um candidato é o misterioso bóson de Higgs, partícula prevista teoricamente mas nunca achada, que daria massa (o que chamamos popularmente de "peso") a outras partículas.

Punzi e companhia não apostam nessa hipótese. "Mas a massa do que eles viram até poderia ser compatível com o Higgs", avalia Ronald Shellard, do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), no Rio de Janeiro.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2011, 12:17:17 »
Não lembro agora se foi o Brian Cox que disse isso, mas "descobrir que o Higgs não existe seria até mais interessante do que descobrir que ele existe". Porque nesse caso haveria um monte de perguntas interessantes esperando e uma montanha de trabalho novo para criar o próximo Modelo Padrão :-)

Foi o Prof. Alvaro de Rujula, pesquisador do CERN, no documentário de Brian Cox, "The Big Bang Machine":

"Pode ser discutido que a descoberta mais interesante no LHC seria a de não podermos achar o Higgs, provando praticamente que ele não está lá. Isto significaria que, bem ao fundo, realmente deixamos de entender alguma coisa. E este seria um bom cenário para a ciência".

Tenho o documentário aqui.  :ok:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2011, 16:40:07 »
Citação de: Mabumbo
Mais de 40 partículas fundamentais (segundo curso do ON), agora mais de 40 + 1!

Também já fiz cursos no ON. Mas salvo engano meu, contamos com 18 quarks, 3 particulas semelhantes ao elétron e 3 neutrinos, ou seja, 24 férmions. Não esquecendo que todos estes férmions possuem seus pares de anti-partículas. Há também os quanta conhecidos: 8 glúons, 3 bósons intermediários das interações fracas, além claro, o fóton.
Somados chegam ao resulatdo de sessenta, certo?
Assim, é exata sua afirmação aqui:  :)
Aliás, eu posso afirmar Exatos 61?
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2011, 18:59:08 »
Será que a massa das partículas estaria relacionada a uma partícula em especial? Ou o fenômeno massa estaria só relacionado ao tamanho e densidade das próprias partículas? Se for assim, então pode ser que o fóton tenha massa, mas num valor tão ínfimo que não seria considerado. Para mim tudo parece ter massa, exceto matéria na forma pura (energia). Matéria é energia condensada, mas como energia não é condensada, então não teria massa. A partícula mais leve ou menor já teria massa. Se for o fóton, então este teria uma massa infinitésima.  :lol:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2011, 10:25:23 »
Da coluna do Marcelo Gleiser, na Folha:

(...)
O pico nos dados pode indicar que o mecanismo responsável por dar massas às partículas não é o Higgs, mas uma teoria chamada Technicolor, parecida com a que descreve a força nuclear forte, que explica como quarks se juntam para formar prótons e nêutrons.

Se a Technicolor estiver correta, partículas chamadas de tecniquarks podem se juntar para formar várias partículas novas. O pico encontrado pode representar o decaimento de uma partícula chamada de "tecnirrô" em outra conhecida como "tecnipion" e no bóson W, esse já conhecido dos físicos.

Ou pode haver uma explicação completamente diferente. O pico pode ser resultado de uma falha na análise estatística dos dados, ou pode ser explicado pelo Modelo Padrão. É assim que a ciência deve avançar, mostrando que nossas explicações são sempre inacabadas.

(...)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1704201104.htm

Essa tal Technicolor é novidade para mim.

Isso aí para mim era coisa de cinema.  :D
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!