Autor Tópico: Jugo Desigual  (Lida 1220 vezes)

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
Jugo Desigual
« Online: 08 de Abril de 2011, 15:17:30 »
Frequentemente ouço falar ou presencio casos de relacionamentos amorosos que se desfizeram ou entraram em crise por causa da diferença religiosa dos parceiros. Uma vez que as crenças chocam-se, pode ser difícil conviver dessa forma.

O que você acha disso? Um namoro/noivado/casamento realmente pode acabar por diferenças dessa natureza? Já passou (ou conhece alguém que passou) por algo parecido?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Jugo Desigual
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2011, 15:24:17 »
Eu acho perfeitamente comum. Não apenas com religião, aliás... viés político, paixões clubísticas, filosofias de vida diferentes; tudo isso pode impactar de maneira negativa num relacionamento. Depende de quanto cada um está disposto a tolerar -- ou simplesmente ignorar -- em nome da convivência. De forma geral, se os dois tem posições divergentes muito apaixonadas e se os atritos são comuns acaba dando em separação, mesmo.

O que, aliás, acho perfeitamente normal também.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2011, 17:29:01 »
Como disse o Dbohr, depende do que cada um está afim de tolerar. Estou namorando a dois meses, minha namorada é bem católica, de ir na igreja todos domingos, se confessar, etc. Nunca nem chegamos perto de conversar sobre religião.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2011, 17:49:30 »
Como disse o Dbohr, depende do que cada um está afim de tolerar. Estou namorando a dois meses, minha namorada é bem católica, de ir na igreja todos domingos, se confessar, etc. Nunca nem chegamos perto de conversar sobre religião.

O Di vai ter que casar na Igreejaa, Nãnananá...  ;P  :biglol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2011, 17:51:07 »
Se, eventualmente, eu me casar com a atual, vou ter mesmo :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2011, 17:52:19 »
Se, eventualmente, eu me casar com a atual, vou ter mesmo :lol:

E esse é um bom exemplo de tolerância...

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2011, 18:03:07 »
Ainda bem que minha esposa também é atéia. Mas isso que o Dbohr falou, é verdade. Eu era bem radical de esquerda no começo do relacionamento e ela é moderada. Vivia querendo discutir com ela em momentos que ela só me perguntava coisas simples. Ainda bem que fiquei mais flexível. Mas conheço casos de pessoas que se separaram por diferenças religiosas. Coisa de marido (teísta) dizer para a esposa (atéia), que não podia confiar em alguém que não tinha religião, que não podia acreditar que essa pessoa tenha moral.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2011, 18:11:55 »
Eu sou casado no civil com uma católica e só não nos casamos na igreja por falta de grana. Eu acho a cerimônia legal, tirando o blá blá blá de Deus e tal.

Agora quanto ao fato de eu ser ateu e ela ser católica só trouxe problema no namoro, quando eu contei pra ela e ela ficou meio assustada. É incrível o que se diz para as pessoas sobre os ateus. Mas hoje a gente vive feliz pra caramba e nem toca no assunto de religião. Ela só me intimou formalmente a se casar na igreja com ela, já que esse era um sonho de infância dela.

No mais, é o que os outros já falaram. No relacionamento a gente sempre tem que ceder em alguns pontos. Eu não falo mal da religião dela e ela não fala mal dos ateus. Simples e eficiente. :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2011, 14:55:12 »
Casamento de mulher não muçulmana com homem muçulmano é uma receita potencialmente perigosa. Conheço uma ou outra situação. Na eventualidade de separação, o homem considera-se dono dos filhos e na obrigação de lhes impor o islamismo. Nestes casos, a mulher divorciada e com filhos irá ter problemas gravissimos... se quiser manter a separação e conservar os filhos...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2011, 19:31:21 »
Vai depender muito do quão tolerantes são as pessoas envolvidas no relacionamento.

Particularmente, acho pessoas com fé meio broxantes!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2011, 20:23:00 »
Bom, se, como dizem alguns por aí, alguém pode conviver com religiosidade e racionalidade dentro da própria e única mente... Não sou eu quem está dizendo. Me parece claro que duas mentes distintas podem conviver uma com a outra mas a tolerância maior sempre terá que vir do lado menos racional ou nada feito. O lado racional é sempre (mais) tolerante por natureza.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2011, 20:29:35 »
Olha, se vocês NUNCA conversaram e se ela não sabe do seu ceticismo (e se você tem alguma intenção de "trilhar o caminho" junto a ela), seria interessante que, pelo menos, uma única vez, vocês conversassem sobre o assunto só para verificar se ela não se importa com o seu modo de pensamento mesmo, nem agora nem no futuro. É triste dizer, mas a tolerância terá que vir mais da parte dela, por ser religiosa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2011, 01:25:24 »
Bom, se, como dizem alguns por aí, alguém pode conviver com religiosidade e racionalidade dentro da própria e única mente... Não sou eu quem está dizendo. Me parece claro que duas mentes distintas podem conviver uma com a outra mas a tolerância maior sempre terá que vir do lado menos racional ou nada feito. O lado racional é sempre (mais) tolerante por natureza.
Eu já penso o contrário. O lado racional sempre está com a razão e dificilmente vai abrir mão disto. O mais importante é considerar o afeto existente, a maneira relacional que chamamos de amor. Este supera as verdades científicas da física, química e biologia e adentra no intrincado e complexo universo das relações humanas. Principalmente na pretensa formação de uma família, que tem muitos aspectos culturais envolvidos. E cultura entendido como a natureza humana, que é a condição humana criada pelo próprio homem na sua própria história. E neste caso entra a valorização do conhecimento científico como traço cultural do ceticismo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2011, 08:33:24 »
Casamento de mulher não muçulmana com homem muçulmano é uma receita potencialmente perigosa. Conheço uma ou outra situação. Na eventualidade de separação, o homem considera-se dono dos filhos e na obrigação de lhes impor o islamismo. Nestes casos, a mulher divorciada e com filhos irá ter problemas gravissimos... se quiser manter a separação e conservar os filhos...

Acho que não corremos este risco aqui no Brasil corremos?

"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2011, 09:49:03 »
Olha, se vocês NUNCA conversaram e se ela não sabe do seu ceticismo (e se você tem alguma intenção de "trilhar o caminho" junto a ela), seria interessante que, pelo menos, uma única vez, vocês conversassem sobre o assunto só para verificar se ela não se importa com o seu modo de pensamento mesmo, nem agora nem no futuro. É triste dizer, mas a tolerância terá que vir mais da parte dela, por ser religiosa.

Ela sabe que sou ateu. :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2011, 13:40:15 »

Os ateus correm esse risco se casarem com pessoas religiosas demais...

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2011, 13:46:23 »

Você o diz eu o digo também, pessoas religiosas correm o mesmo risco se casarem com fanatistas céticos.

é o silêncio dos bons."

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2011, 14:02:43 »

Você o diz eu o digo também, pessoas religiosas correm o mesmo risco se casarem com fanatistas céticos.

Não chego a ser um fanático religioso, mas eu acho que nunca vou casar no religioso... mesmo porque não sou nem batizado, e a ideia de passar por todo o ritual sacal apenas pra ouvir o blablablá de um padre na frente de todos que conheço, já me desanima totalmente.

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2011, 14:16:37 »
Uma dúvida tremenda que tenho, o casamento foi (historicamente falando), instituído pela religião ou pela cultura?

todas os povos mostram alguma forma de matrimónio?

é o silêncio dos bons."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2011, 14:25:03 »

De fato, mas acho que como os céticos são minoria na sociedade, eles já estão mais acostumados a fazer concessões. Sem contar que os céticos não acreditam que alguém vá fritar no mármore ardente do inferno se ele não for cético também. Os religiosos radicais acreditam que têm a responsabilidade de salvar a alma dos outros, não há correspondência a isso entre os céticos radicais.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2011, 14:28:56 »
Isso que você falou dos religiosos radicais é extrema verdade, mas lhe convoco a pensar o que céticos radicais fizeram com algumas culturas de nosso mundo.. idem religiosos radicais.

é o silêncio dos bons."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2011, 14:31:02 »
Isso que você falou dos religiosos radicais é extrema verdade, mas lhe convoco a pensar o que céticos radicais fizeram com algumas culturas de nosso mundo.. idem religiosos radicais.

Você pode citar um exemplo?

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2011, 14:41:56 »

Você pode citar um exemplo?

todos aqueles que usaram do Pseudo-ceticismo para afirmararem alguma ação, e todos aqueles que usaram da pseudo-religião para praticarem alguma ação.

é o silêncio dos bons."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2011, 18:54:55 »
Falso escocês? :-|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!