Depois de construir um fogão à lenha, decidi ir um passo além nas minhas obras e construir um forno à lenha, de barro.
Ok. tinha um objetivo, busquei na internet projetos, sem muito sucesso, mas já deu pra ter uma idéia de como fazer. A única dúvida que residia em meu coração era aquele topo oval do forno. Essa dúvida foi solucionada no Sábado, quando a mãe da Athena me esclareceu como deveria ser feito o molde, com um balaio de taquara.
Munido de barro, açúcar (experiência do fogão à lenha), tijolos e dois balaios, eu e meu primo demos início à obra, sem muita certeza do que sairia...

A estrutura ficou em cima de uma velha janela que deu a medida certa. Fixado no chão com duas estacas, a estrutura ficou em cima do beiral da varanda.
Os tijolos foram todos retirados de uma construção antiga, de 1910 que foi desmanchada há uns 10 anos. Catando tijolos, dá pra montar uma casa nova.

Depois dos tijolos colocados na base, fomos subindo cada linha de tijolos de forma a "amarrar" a parede um do outro. Quando terminamos, começamos a parte difícil, que era inclinar os tijolos de forma a fazer aquele topo oval.
A chaminé foi aproveitada de uma velha que tinha largada por ali.

Terminada, a estrutura ficou firme, mesmo sem os balaios como sustentação. Pusemos fogo na obra concluída.
Bem, em um mundo ideal, teríamos um final feliz. O forno traria ao mundo as melhores delícias culinárias. Biscoitos, doces, leitões inteiros...
Mas o mundo não é um lugar legal...

A chaminé era pesada demais e como colocamos quase por último, ainda estava muito mole e quando os balaios queimaram, A parte de cima não aguentou o peso e desabou.
Mas o importante é sacudir a poeira, construir melhor e mais forte.

Contemplem o forno 2.0. Com uma estrutura mais forte, uma chaminé mais leve e uma porta mais bem feita. Terminarei semana que vem... \o/