Autor Tópico: Motoqueiro morre e mata mais na cidade de SP  (Lida 1014 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Motoqueiro morre e mata mais na cidade de SP
« Online: 20 de Abril de 2011, 08:04:36 »
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/905021-motoqueiro-morre-e-mata-mais-na-cidade-de-sp.shtml

Os motociclistas estão morrendo mais em acidentes viários e matando mais pessoas a pé na capital paulista.

Enquanto a quantidade total de vítimas do trânsito paulistano caiu pelo terceiro ano seguido, as mortes envolvendo motos são as únicas que subiram em 2010.

O aumento de motoqueiros mortos foi de 11,7%, revertendo a queda do ano anterior. E eles já representam 35% das pessoas que morrem no trânsito de São Paulo.

Trata-se de um novo recorde --em 2005, eram 23%. O resultado se deu num ano de medidas do prefeito Gilberto Kassab (que anunciou a fundação do PSD) com intenção oposta, de reduzir conflitos com esses veículos e melhorar a segurança viária.

Entre elas, a motofaixa do corredor Vergueiro e a proibição de motos na pista expressa da marginal Tietê.

O salto de 428 para 478 motociclistas mortos também foi acompanhado da alta de 123 para 135 atropelamentos com mortes provocados por esses veículos.

Em 2005, havia 64% mais atropelamentos fatais por ônibus que por motos. Cinco anos depois, a situação ficou invertida: 24% mais casos por motos que por ônibus.

Para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), parte da explicação para os resultados do ano passado no trânsito está na elevação da frota de motocicletas.

Mas ela subiu 7,2% num ano --aquém da piora das mortes. E a quantidade de carros também não para de subir --sem que, com isso, morram mais motoristas.

Segundo a CET, na marginal Tietê as mortes de motoqueiros caíram. O engenheiro Luís Antônio Seraphim avalia que a motofaixa da Vergueiro e a restrição na pista expressa são insuficientes para, sozinhas, ajudar a baixar as mortes na cidade. Ele diz que é preciso fiscalização mais rigorosa para as motos, que escapam de radares.

Kassab planeja mais duas motofaixas --apesar de haver resultados controversos.

PRIORIDADE

O balanço das mortes é compilado pela CET com dados do IML (Instituto Médico Legal). No total, a quantidade de vítimas em 2010 caiu 1,8% --de 1.382 para 1.357, menor patamar já registrado. Sem os motociclistas, a diminuição teria alcançado 7,9%.

Apesar da queda na totalidade de pedestres mortos, a gestão Kassab considera essas vítimas a prioridade das ações necessárias, por serem quase metade das vítimas.

De 1.357 mortos, 630 estavam a pé. "Por ser a parte mais frágil, são nosso principal foco", diz Marcelo Branco, secretário dos Transportes. Entre as intervenções, ele cita a redução de limites de velocidade e a criação de 4.245 faixas de pedestres no segundo semestre de 2010.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Motoqueiro morre e mata mais na cidade de SP
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2011, 15:41:14 »
Sou motociclista e testemunha de várias situações no transito envolvendo motocicletas, em estradas e na marginal Tietê em SP.

Minha opinião pessoal, baseada em meu universo de observações, é de que os motoristas de carros tem realmente que respeitar motocicletas, mas os principais culpados são os próprios motociclistas, que pilotam de forma irresponsável demonstrando que realmente não entendem nada do veículo que pilotam, apesar de parecer que pensam que sãograndes pilotos!

Eu mesmo acabei caindo na marginal Tietê tentando evitar uma colisão com um desses irresponsáveis que fechou a mim e a outro veículo.

Esses moto-suicídas infelizmente são a maioria e acho até baixa a média de cinco acidentes fatais por dia em São Paulo envolvendo motos, dada a maneira como pilotam.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2011, 17:13:50 »
Sou motociclista e testemunha de várias situações no transito envolvendo motocicletas, em estradas e na marginal Tietê em SP.

Minha opinião pessoal, baseada em meu universo de observações, é de que os motoristas de carros tem realmente que respeitar motocicletas, mas os principais culpados são os próprios motociclistas, que pilotam de forma irresponsável demonstrando que realmente não entendem nada do veículo que pilotam, apesar de parecer que pensam que sãograndes pilotos!
...

É isso ái Contine. Eu digo a mesma coisa pra todo mundo que me vem com esse papo que moto é perigoso e tal. Eu respondo "perigoso nao é a moto, é o motoqueiro*".  Aqui em Fortal nao é diferente, tem muito motoqueiro fazendo barbeiragem, achando que é feito de aço. Bunch of idiots.

*aqui o pessoal faz distinção entre motociclista e motoqueiro. Basicamente, motociclista é o que pilota de forma responsavel e motoqueiro é arruaceiro.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2011, 17:27:47 »
Concordo plenamente. Páre em qualquer sinal, espere abrir, e então espere mais um pouco, sempre vai passar um motoqueiro voando no sinal fechado para ele.

Ontem estava de ônibus numa rodovia, um motoqueiro foi "costurando" entre o ônibus e um carro pouco a frente, com a moto deitada ao máximo. E se o cara cai? O motorista do ônibus não iria pensar, "não tem como desviar, o melhor é atropelar ele e parar controladamente em seguida". Se houvesse tempo de reação (ele estava próximo demais, talvez nem houvesse), a tendência seria o motorista tentar curvar para desviar, o que acho que talvez pudesse levar até a tombar o ônibus e uma série de outras batidas de carros que ficaram por trás, mesmo antes de bater no ônibus.

Eu acho que deveriam permitir "multas" ou "denúncias" civis. Você filma os carros com celular, manda os vídeos para a polícia, e os responsáveis então tem que prestar contas.

Só acho besta essa distinção entre "motociclista" e "motoqueiro". Não tem suporte na morfologia das palavras, é só uma arbitrariedade que inventaram. São sinônimos, se nenhum tem idiotia ou imperícia implícita.

Acho que serve tanto para uns "posarem" de responsáveis só no discurso público, enquanto que não necessariamente são, talvez até ajudando a racionalizar barbeiragens, quanto para os metidos a bad-boy criarem coisas meio, "sou motoqueiro mesmo, e daí?"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2011, 17:44:50 »
É bem por aí Buck e Enjolras,

Piloto motos a mais de vinte e cinco anos, e estou aqui para contar a história, viajo uma média de 240 quilometros por dia, indo e voltando do trabalho, de noite, de dia, chuva, sol, etc.

E esses moto-suicídas pilotando de forma totalmente estupida, demonstrando que não conhecem o veículo que usam e se colocando diariamente em situação de risco para eles e para os outros.

Já fui insultado por outros pilotos de moto por não andar mais próximo dos carros e não trafegar em velocidade pelos corredores. E a taxa de mortes e invalidez entre esses "pilotos" é comparável a de mortes em guerras civis!

A "politica" do governo até o momento é "empurrar" o problema com a barriga, mas a tendencia é que isso se transforme em um problema social cada vez mais custoso a sociedade.

Precisamos de programas de treinamento e concientização, colocando a imagem do moto-suicida como o babaca que é e reforçando a postura mais responsável no transito, e algum tipo de regulamentação para os motoboys, que são uma parcela expressiva e influenciam muito esses comportamentos, de modo que limitem a quantidade de viagens diarias e assim a velocidade média que eles fazem, alem de punições e fiscalização mais sérias. Em adição a isso, criação de motovias.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2011, 17:47:40 »
Só acho besta essa distinção entre "motociclista" e "motoqueiro". Não tem suporte na morfologia das palavras, é só uma arbitrariedade que inventaram. São sinônimos, se nenhum tem idiotia ou imperícia implícita.

Acho que serve tanto para uns "posarem" de responsáveis só no discurso público, enquanto que não necessariamente são, talvez até ajudando a racionalizar barbeiragens, quanto para os metidos a bad-boy criarem coisas meio, "sou motoqueiro mesmo, e daí?"
«
Voce não deixa de ter razão, mas isso nasceu de forma natural como uma maneira de quem pilota responsavelmente de se diferenciar dos pilotos irresponsáveis.
Eu diferencio como pilotos e pilotos irresponsáveis, ou moto-suicídas, pois é o que parece que eles buscam com esse "estilo" de pilotagem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2011, 18:32:45 »
Eu acho que parte do problema talvez pudesse ser amenizado com restrições ao que pode ser exigido dos motoboys em termos de "eficiência". Aquela coisa toda de "entregamos em qualquer lugar da cidade em 28 minutos ou você não paga", não poderia sair do bolso deles, e imagino que seja o caso. Nem poderiam ganhar "bônus" por serem mais rápidos, tentando a exagerarem.

Acho que só o aumento do alcance e rigor em punições enquanto ainda houver o interesse contrário por quem contrata os motoboys não vai dar certo, ao menos no que se refere aos motoboys.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2011, 18:42:37 »
Eu acho que parte do problema talvez pudesse ser amenizado com restrições ao que pode ser exigido dos motoboys em termos de "eficiência". Aquela coisa toda de "entregamos em qualquer lugar da cidade em 28 minutos ou você não paga", não poderia sair do bolso deles, e imagino que seja o caso. Nem poderiam ganhar "bônus" por serem mais rápidos, tentando a exagerarem.

Acho que só o aumento do alcance e rigor em punições enquanto ainda houver o interesse contrário por quem contrata os motoboys não vai dar certo, ao menos no que se refere aos motoboys.
  :ok:
Seria esse tipo de regulamentação que eu quis dizer, eles ganham por viagem, quanto mais rápido, mais viagens no dia. Se houver uma responsabilização das empresas que os empregam, em relação a acompanhamento de despesas médicas e seguros, isso poderia melhorar.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2011, 19:39:25 »
Não gosto de motos, mas estou pensando em futuramente comprar uma daqueles tipo scooter que se parecem com uma Lambretta para fazer um pequeno trajeto diário ( Uns 3 kms) em ruas de pouco movimento, hoje eu faço o trajeto de ônibus após descer de um trem na estação.

Tb já vi um monte de coisa feia no trânsito e na maior parte das vezes era culpa do motociclista mesmo, já vi um casal em uma moto tentar ultrapassar um caminhão tanque pela direita enquanto ele dobrava uma esquina de 90°.

Não passou por cima deles porque a roda traseira travou na moto tombada, chamei o resgate e por sorte só tiveram ferimentos leves.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2011, 00:10:28 »
Há pouco tempo atrás vi até um vídeo de uma série de vinhetas sobre segurança em que relatava o caso de um amigo da pessoa e sua namorada garupa, numa tentativa de ultrapassar um ônibus pela direita, bem quando ele ia parar para as pessoas subirem e descerem. A namorada morreu e o cara acho que ficou paraplégico ou no mínimo um bom tempo no hospital.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2011, 11:24:21 »
Contini, você usa o "corredor" quando está de moto? E, se usa, em quais condições?

Pergunto porque acho que a maioria dos acidentes de motos ocorre no "corredor", fico impressionado com a coragem (ou burrice) de alguns motoqueiro em passar em espaços apertadíssimos entre carros, ônibus e caminhões... é muita imprudência.

E, como motoqueiro consciente é artigo raro, gostaria de ouvir sua opinião a respeito.
"Deus prefere os ateus"

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2011, 12:19:28 »
Eu piloto a moto, eu sei não posso ultapassar pela direita porque ele vai jogar de mim pela direita.
Não posso ultapassar pela esquerda também porque se é única faixa no trânsito, mas eu ultrapasso sem querer se aparecer sinalização pare-atenção-siga-se... para pegar primeira fila e evitar comer fumaça preta os caminhões.
Mas quando estiver muito movimento ficar parado no trânsito complica depende se tem paciência a espera... e acaba ultapassando sem querer...
E faixas duplas quase todas motos ultrapassam, mas os carros não veem bem quem está ultrapassando atrás, acaba pegando a esquerda sem querer... mesmo não correndo mais de 30km/h assim tem frear muito fundo, vai machucar os pulsos com tanta força os freios e difícil evitar a colisão traseira.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2011, 12:54:53 »
Contini, você usa o "corredor" quando está de moto? E, se usa, em quais condições?

Pergunto porque acho que a maioria dos acidentes de motos ocorre no "corredor", fico impressionado com a coragem (ou burrice) de alguns motoqueiro em passar em espaços apertadíssimos entre carros, ônibus e caminhões... é muita imprudência.

E, como motoqueiro consciente é artigo raro, gostaria de ouvir sua opinião a respeito.

A minha tbm serve? :)

Ando de moto só a dois anos, eu adoto a postura de "usar corredor" apenas em sinais fechados e engarrafamentos; e bem devagar, uns 20km/h. Nunca ultrapasso pela direita, quando estou em movimento ocupo uma faixa da pista como se fosse um carro, no meio dela (muitos motoqueiros ficam naquela linha divisória das faixas e ultrapassam por lá mesmo, burrice). Sempre que vou ultrapassar, buzina neles (como dirijo carro tbm, sei que moto sai facilmente do campo de visão nos retrovisores).
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2011, 13:01:22 »
A minha tbm serve?

Depende, você é um motoqueiro consciente ou suicida em potencial?  :hihi:

Hehe, serve sim... na verdade uma das  maiores vantagens da moto é pode aproveitar o "corredor", mas tem uns caras que exageram.
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2011, 13:04:53 »
É melhor ficar mais para a esquerda do que no meio da faixa, aumenta a visibildade e diminui as chances de e passar por cima de óleo. Mais à direita teoricamente evitaria esse último ponto, mas também é facilmente interpretado como estar dando passagem, e acho que deve ser usado só como tal, quando for o caso mesmo.

<a href="http://www.youtube.com/v/-gfNfh9kpgM&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/-gfNfh9kpgM&amp;feature=related</a>

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2011, 15:47:23 »

A minha tbm serve? :)

Ando de moto só a dois anos, eu adoto a postura de "usar corredor" apenas em sinais fechados e engarrafamentos; e bem devagar, uns 20km/h. Nunca ultrapasso pela direita, quando estou em movimento ocupo uma faixa da pista como se fosse um carro, no meio dela (muitos motoqueiros ficam naquela linha divisória das faixas e ultrapassam por lá mesmo, burrice). Sempre que vou ultrapassar, buzina neles (como dirijo carro tbm, sei que moto sai facilmente do campo de visão nos retrovisores).
A idéia é essa.

Se o transito está parado ou muito lento, e se o espaço é razoável entre os carros. Mas sempre devaar, prevendo que a qualquer ora aluem vai entrar na sua frente.  E nao fico lá muito tempo.
Alem disso, olo no retrovisor, se vem uma moto, saio da frente. Pois essa turma de moto-suicidas passa a uma velocidade estupida!
Tambem como voce observou, é importante procurar estar no campo de visao do motorista, cuidado com a faixa de divisao entre as pistas, muitas vezes ela fica escorreadia, principalmente depois de cuvas!

Mina moto é lara, nao passa em qualquer corredor.

p.s.: estou com problemas no teclado, alumas letras nao saem, nem o til...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!