Ola Pessoal,
Recentemente li o livro "Decodificando o Universo". Neste livro o atuor trata de como a teoria da informação está revolucionando o nosso entendimento do universo (achei bom o livro).
Ele dedica um capítulo a questão da redundância na infromação, mostrando através de exemplos que uma "msg" poderia ser reduzida, eliminando-se redundâncias (que é o que fazem os programas compactadores)
Porém, pelo que entendi, para isto ser feito, deve haver um contexto, para que se possa eliminar as redundâncias.
Ou seja, cria-se algum alfabeto/linguagem, um "texto" e, somente depois identificamos, com base no que já sabemos sobre o alfabeto/linguagem e contexto, as redundâncias e às eliminamos. Pelo que entendi, as redundâncias só aparecem a posteriori.
Pensei nisso com relação ao DNA lixo. Ou seja, foi necessário para codificar os seres ("apareceu no texto"), mas "pode" ser eliminado.
Existe algum trabalho relacionando o DNA lixo com teoria da informação ? Isto seria mais uma evidência pró-evolução, ou a redundância não pode nos dizer nada, dado que, nossos próprios códigos, criados intencionalmente, são, tb, redundantes ?
Outra coisa : o DNA lixo marca distâncias entre as partes que geram algo, no DNA. Isto tem alguma função como a de garantir que tudo seja produzido na sequência certa, no local certo, no momento certo, a uma velocidade exata, dada a complexidade e sitonia fina que, acho eu, está presente nos organismos ?
ps : ja li que existe cancer que é causado justamente por esta parte do DNA - não sei se procede - o que não o tornaria tão inócuo assim.
Abs
Felipe