Autor Tópico: Cálculo do Diâmetro de Nossa Galáxia  (Lida 1530 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Cálculo do Diâmetro de Nossa Galáxia
« Online: 20 de Abril de 2011, 22:12:02 »
Ola Pessoal,

Uma coisa que sempre me "incomoda" é qdo entramos em medições em escalas muito grandes ou muito pequenas. Para piorar, hj eu vi na capa de uma revista chamada "Cálculo" (acho q era esse, o nome), que um brasileiro refez o cálculo do diâmetro de noss galáxia que teria caído de 100 mil anos-luz para 50 mil.

Esta notícia é verdadeira ? Se sim, o que podemos "esperar" das demais medições astronômicas? E impactos sobre algumas de nossas teorias ou parte delas ?

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Cálculo do Diâmetro de Nossa Galáxia
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2011, 22:27:34 »
Ate onde sei, essas distâncias astronômicas são medidas por paralaxe ou, no caso de corpos celestes muito distantes, pela Lei de Hubble, que associa às galáxias mais distantes uma velocidade de afastamento maior, o que lhes dá um deslocamento para o vermelho no espectro de emissão devido ao efeito Doppler.

O problema é, no caso da paralaxe, definir o que são as estrelas fixas ou então compensar seu deslocamento. Além disso, em alguns casos, o deslocamento da terra em 6 meses ainda pode ser muito pequeno para a distância envolvida, então para corpos muito distantes, a incerteza (erro intrínseco da medida)  aumenta.

No caso da lei de Hubble, o problema é a constante de Hubble, cuja melhor estimativa tem uma incerteza da ordem de 3%.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2011, 22:37:43 »
Mas uma incerteza de 50% é grande demais, concorda ?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2011, 22:45:59 »
Como para medir a distância de estrelas em nossa própria galáxia não dá para usar o princípio de de Hubble, mas apenas o método da paralaxe, 50% em condições difíceis não é absurdo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2011, 22:51:26 »
Entendo. Mas e este erro para o universo como um todo? O que causaria em nossas medições, usadas como evidências para confirmar ou negar algumas previsões teóricas?

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!