Autor Tópico: Orgulho louco  (Lida 1796 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Orgulho louco
« Online: 23 de Abril de 2011, 16:46:10 »
Orgulho louco...

<a href="http://2.bp.blogspot.com/-JROMFi4JaRI/TaaJPxTk_1I/AAAAAAAABRk/Ofy6WMrBdA4/s1600/Parada_gaucha_do_orgulho_louco_data_ok.jpg" target="_blank" class="new_win">http://2.bp.blogspot.com/-JROMFi4JaRI/TaaJPxTk_1I/AAAAAAAABRk/Ofy6WMrBdA4/s1600/Parada_gaucha_do_orgulho_louco_data_ok.jpg</a>

Eu tenho e você?? Esta postagem é pra lá de especial, pois trata-se de um assunto absolutamente sério! No dia 18 de maio de 1987, houve uma mobilização centralizada em São Paulo, pela inclusão social dos Loucos e reconhecimento de que eles podem produzir arte sim! E também de lhes dar o direito como cidadãos ainda que estejam às margens sociedade. Esta luta é também pelo cumprimento da  Lei 10.216 de 2001, que está devidamente assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Sabe quais as exigências? RESPEITO! Equanto vivos, todos temos direito a uma vida digna. Não é tua condição física ou mental que vai cessar com todo teu direito de cidadão brasileiro graças à Deus! Foi um movimento liderado por usuários, familiares, grupos de saúde, contra aquela coisa grotesca do "MANICÔMIO" .
Então o que é o Orgulho louco? Não, não é uma apologia ao sem noção ou fundamento, muito pelo contrário, isso é uma doença e nem todo mundo que sofre dela, tende por uma patologia destrutiva, aliás, nestes casos, na lei civil, existe uma série de obrigações legais que respondem por todo e qualquer ato criminoso, tendo seu devido diagnostico e julgamento.
Portanto, o dia do Orgulho Louco, nada mais é que um movimento que destina sua luta e esforço em querer "resgatar"  os conceitos de "louco", "maluco", "doente mental", "deficiente mental reeducando a sociedade em relação a este assunto que ainda sim, depois de milênios presente, é tão polêmico e chamuscado .

foto parada - recebi anexado no
slide explicativo
As bases de conceitos, já foram dados por grandes  homens da história, como Homero com  sua "mania de moira" dizendo que pessoas loucas estavam possuída por deuses que só queriam brincar, ou com Sócrates que atribuia tudo isso, ao Profético, com mania de todo louco ouvir vozes, e vocês sabem do melhor? Estes conceitos poéticos renderam boas poesias e tragédias Shakespeareanas maravilhosas, todos remoídos de amor, todos remoídos de ódio, todos pregados em profunda loucura. Mas meu conceito favorito e o que mais costumo usar, é de Hegel e sua sábia observação de que loucura é contrária à razão e seu interior,mas que sempre continua presente.. tornando-os extremamente humanos quem soubesse ter a virtude da loucura. Isso nosso querido e saudoso Maluco Beleza Raul Seixas, comprovou  de forma grandiosa e incrivelmente doce.Então, nos cabe apenas respeitar QUEM eles são, já que ao longo do tempo, este termo está pra lá de conceituado, estudado e habilitado a lidar com diferente.
Sobre o tema: A I Parada Gaúcha do Orgulho Louco, além de ter uma amplitude infindável, rende oportunidades Políticas-econômica- e social (explicando: Política - estrutura, ideias, condições, Econômica - Apoios diversos como um todo, sempre absolutamente necessário e vital e Social - Aceitação), para dar sustentabilidade, aos objetivos propostos.
Sobre as bases de defesa desta ideia: São separadas em "eixos" dando a eles, os seguintes significados: Eixo 1 Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais , Eixo 2 :Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais : Eixo 3:Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial. E o que isso significa??? DIGNIDADE HUMANA.. renda, saúde, família, respeito,apoio etc.
Já houviram falar daquela história: De médico e louco, todos temos um pouco? Acredite!

Vocês sabem, "a reforma psiquiátrica em Alegrete está entre as melhores em implantação no Brasil. Compreende um sistema de atenção integral de base comunitária, bastante arrojada e vem mudando significativamente o estigma da loucura, através da oferta de suporte às famílias, por meio dos serviços de saúde mental que compõem à rede local.
Este ano o Fórum Gaúcho de Saúde Mental/ Núcleo Alegrete, signatário dos Movimentos Nacionais da Luta Antimanicomial, apresenta, como proposta de comemoração ao dia 18 de maio, a I Parada Gaúcha do Orgulho Louco, com o tema “Por uma sociedade das diferenças” (trecho do convite reunião).

Mais uma ideologia e uma causa para a minha vida. Sou um usuário do sistema de saúde mental e este muito me beneficiou e me beneficia ao longo de vários anos. Selecionei o texto da parada gaúcha por estar mais próxima a data  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re: Orgulho louco
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2011, 19:15:23 »
Tenho orgulho das minhas qualidades, mas dos meus defeitos...

Acho importante ter orgulho de ser humano, de estar vivo, de fazer coisas boas... mas quanto aos meus defeitos, à minha "loucura" em si, prefiro me isolar para não prejudicar os outros.

Tirando-se isso da equação, o que resta é apenas o orgulho de ser diferente, o que não chega a ser importante demais para fazer diferença, já que é algo já difundido na sociedade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 00:03:14 »
O orgulho mencionado no tópico é para o aspecto social do indivíduo. É semelhante ao portador de deficiência, que busca uma maior integração na sociedade através da sua valorização como ser humano com grande potencial de participação produtiva nesta e não focando na sua limitação física. Com o "maluco" a questão é a mesma, é a procura de uma melhor integração na sociedade, mas de uma maneira mais difícil e cercada de muito preconceito ainda. Devido, principalmente, ao aspecto mental estar envolvido.

Em termos de contribuição teórica, Michel Foucalt foi quem mais influenciou o movimento de humanização dos pacientes psiquiátricos. E um filme brasileiro que gostei, e mostra essa dura realidade manicomial, é o Bicho de Sete Cabeças.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Linazinha

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2011, 12:50:08 »
Olá moço! Seu blog é muito legal. Estamos todos participando da luta antimanicomial e em prol do orgulho louco, mas gostaria de saber por que vc copiou meu texto e não me deu direitos autorais??
http://seu-riso.blogspot.com/2011/04/orgulho-louco.html
hmmmm.. por favor, faça jus a este blog seu que é tão legal!!!
Desde já muito Grata..Aline

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2011, 13:05:43 »
Linazinha (Aline),
acho que o Adriano te citou indiretamente, pois ele coloca o link do seu blog no post dele.
No meu ver ele não feriu ou se apropriou dos seus direitos autorais.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2011, 13:08:09 »
Olá moço! Seu blog é muito legal. Estamos todos participando da luta antimanicomial e em prol do orgulho louco, mas gostaria de saber por que vc copiou meu texto e não me deu direitos autorais??
http://seu-riso.blogspot.com/2011/04/orgulho-louco.html
hmmmm.. por favor, faça jus a este blog seu que é tão legal!!!
Desde já muito Grata..Aline

Linazinha, ele colocou o link para o seu blog logo no título. Está embutido nele.

Bem vinda. o/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Linazinha

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2011, 13:12:23 »
Atá! Vi agora apenas me equivoquei  :o. Muito obrigada. :D Desculpe. ::)

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2011, 12:01:37 »
Achei interessante e sempre penso que deveriam ser feitas mais campanhas educativas sobre o tema.
Há bastante tempo existe um movimento anti manicômio, mas a população não é esclarecida o suficiente sobre os diferentes transtornos mentais. Deveria ser feito um esforço maior nesse sentido, nem todo esquizofrênico precisa ser isolado, mas quando se fala em esquizofrenia dificilmente alguém vê outra alternativa a não ser a exclusão.   
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2011, 15:57:18 »
Em termos de contribuição teórica, Michel Foucalt foi quem mais influenciou o movimento de humanização dos pacientes psiquiátricos. E um filme brasileiro que gostei, e mostra essa dura realidade manicomial, é o Bicho de Sete Cabeças.
Eu ví esse filme. É triste que o que deveria ser um lugar para recuperação tenha virado isso.

Bom, doenças mentais são dificeis de tratar, deveria ter um lugar para recuperação e tratamento. As vezes, uma pessoa com uma doença assim não tem condições de se cuidar, e não tem mesmo como encarar os problemas do cotidiano.

Esse lugar devia ser um lugar calmo, tipo um hotel fazenda, ou tipo aquelas clínicas de reabilitação que a gente vê nos filmes de hollywood. E deveria ter um psiquiatra como Freud e Jung. Eu sei que é sonhar demais, mas....

O corpo demora pra se recuperar, o estresse extremo pode desgastar a mente e levar a depressão. E até o corpo recuperar as energias leva meses, isso se a pessoa estiver vivendo num hotel fazenda, com remédios, acompanhamento psiquiátrico/psicológico e longe de problemas.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Linazinha

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2011, 03:46:14 »
BOm dia pessoal!
Estou passando por aqui, para
convida-los a conferir nosso Blog Oficial da I Parada Gaúcha do orgulho louco
http://paradagauchadoorgulholouco.blogspot.com/
segue o link.
Ficaremos honrados de tê-los conosco.

Um abraço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2011, 22:54:12 »
Parabéns Aline!

E aproveitando, vou postar sobre as irregularidades que se tornaram notícia aqui na região, a respeito dos hospitais psiquiátricos da minha cidade, mostrando que a situação é calamitosa:

Clipping Conselho Federal de Psicologia - ESPECIAL: Manicômios Sorocaba - 03/05/2011 às 12h52m

Confira o que imprensa brasileira tem noticiado a respeito do assunto.

Veículo: TV Tem
Retranca: Manicômios de Sorocaba
Data: 24/04/2011
Título: Reportagem da TV Tem (Globo) sobre a Comissão que investiga os Manicômios de Sorocaba

Assista aqui:

Título: Comissão que apura irregularidades em manicômios ouve depoimentos
Uma equipe da secretaria de Direitos Humanos do governo federal e do Ministério da Saúde estão na cidade para vistoriar hospitais
Vereadores da comissão especial que apura as denúncias contra maus tratos e mortes de pacientes nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba e região estão reunidos nesta sexta-feira (29) para novos depoimentos.
Nesta semana, membros da secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e do Ministério da Saúde estão em Sorocaba. Eles estão vistoriando os hospitais e devem entregar um relatório em 15 dias com propostas de mudanças para melhorar o atendimento nesses hospitais.

Assista aqui:
http://tn.temmais.com/noticia/5/42957/comissa%CC%83o-que-apura-irregularidades-em-manico%CC%82mios-ouve-depoimentos.htm

Veículo: Diário de Sorocaba
Data: 29/04/2011
Título: MANICÔMIOS: Comissão ouve psiquiatra e psicólogo na Câmara

Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT) e relatada pelo vereador Luís Santos (PMN), a Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos, constituída para investigar as condições de internação e o tratamento dos pacientes desses hospitais em Sorocaba e região, ouviu mais duas testemunhas na manhã desta sexta-feira (29).

Foram ouvidos o coordenador de psiquiatria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o médico Carlos Eduardo Kerbeg Zacharias, e o professor Marcos Garcia, que substituiu o presidente da Associação de Amigos e Familiares de Doentes Mentais de Sorocaba e Região, Douglas Parra, que não pôde comparecer.

O psiquiatra Carlos Eduardo Zacharias foi o primeiro a prestar esclarecimentos. O médico apresentou dados do atendimento psiquiátrico no Brasil e fez comparações com a situação em outros países, criticando a chamada reforma psiquiátrica e a redução do número de leitos hospitalares no País. O psiquiatra teceu críticas à política de saúde mental do governo federal e também à estrutura oferecida pelo SUS aos pacientes com doenças mentais.

Em seguida falou o psicólogo Marcos Garcia, mestre e doutor em Psicologia Social e professor do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Garcia é responsável pela pesquisa sobre o número de mortes nas unidades manicomiais de Sorocaba e região apontados por estudo do Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba).

O professor explicou como a pesquisa foi aplicada e defendeu a reforma psiquiátrica, que defende a "desinstitucionalização" do doente mental e propõe a transferência dos leitos de psiquiatria para os hospitais gerais ou CAPs (Centros de Atenção Psicossocial). "Estamos no mínimo 60 anos atrasados em relação aos cuidados com a saúde mental", afirmou o psicólogo.

A audiência pública contou com intensa participação de outros profissionais da área de saúde. Os trabalhos da comissão, cuja primeira oitiva foi com familiares de pacientes mortos, já resultou em medidas efetivas de investigação das denúncias. Representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos estiveram na cidade, na quarta-feira (27), para fazer um levantamento da situação de hospitais psiquiátricos do município.

"Isso já é resultado das denúncias que ganharam repercussão nacional, através dos trabalhos da nossa comissão", ressaltou o vereador Izídio de Brito (PT). Além dele e de Luís Santos, integram a comissão os vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB).

Data: 29/04/2011
Título: Irregularidades são encontradas em manicômios vistoriados pelo Ministério da Saúde em Sorocaba

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos de Brasília afirmam que o atendimento não é o recomendado pelo Ministério da Saúde

Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria dos Direitos Humanos de Brasília, começaram nesta quarta-feira (27) uma fiscalização, que deve durar uma semana, nos hospitais pisquiátricos da região de Sorocaba. Eles vieram verificar como é feito o atendimento aos doentes.
No começo do mês, eles receberam o relatório do estudo de um professor da Universidade Federal de São Carlos que apurou que em quatro anos, 459 pessoas morreram em sete hospitais da região. Os técnicos estiveram em duas unidades e já verificaram que o modelo de atendimento não é o recomendado pelo Ministério de Saúde.

Os problemas no atendimento foram identificados nos hospitais Vera Cruz e Mental. Representantes da Secretaria de Direitos Humanos e do Ministério da Saúde vistoriram os quatros e fotografaram tudo. A fiscalização para saber como é feito o atendimento aos doentes foi motivada por um relatório feito por um pesquisador da Ufscar.

Durante a vistoria os representantes dos órgãos conversaram com pacientes e funcionários. Eles vão fazer um relatório detalhado de como é feito o atendimento aos doentes mentais internados nos hospitais da região. O documento vai ficar pronto em quinze dias. O resultado desta análise vai dizer as mudanças que terão de ser feitas na forma de tratamento aos pacientes.

Auditores estão analisando documentos para verificar se os hospitais cumprem corretamente a aplicação dos recursos. Por ano os sete hospitais pisiquiátricos recebem R$ 40 milhões do Governo Federal. No Vera Cruz, um dos mais antigos, estão internados 480 doentes. Em cada ala ficam 70 e durante a noite, apenas dois funcionários fazem o atendimento. O número poderia ser maior, mas de acordo com a direção do Vera Cruz, o dinheiro repasssado pelo Governo Federal nao é suficiente.

Assista aqui:
http://tn.temmais.com/noticia/5/42807/irregularidades_sao_encontradas_em_manicomios_vistoriados_pelo_ministerio_da_saude_em_sorocaba.htm

Veículo: UOL Notícias
Data: 27/04/2011
Título: Ministério apura mortes em hospitais psiquiátricos de Sorocaba-SP

Sorocaba - O Ministério da Saúde abriu processo para investigar o alto índice de mortes nos hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba, no interior de São Paulo. De acordo com levantamento divulgado pelo Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), 459 pacientes morreram entre 2006 e 2009 em sete hospitais privados de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora, cidades vizinhas.

O total de óbitos corresponde a um coeficiente de 16,5 para cada 100 leitos, enquanto a média dos hospitais psiquiátricos públicos do Estado de São Paulo é de 6,5 mortes pelo mesmo número de leitos. Os hospitais atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo tratamento é bancado com recursos federais.

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde, acompanhada por representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, iniciou hoje uma auditoria nos hospitais. Integrantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanham as inspeções.

Os trabalhos tiveram início no hospital Vera Cruz, de Sorocaba, e se estenderão às outras unidades. No final, a equipe emitirá um relatório. O diretor do Vera Cruz, Eduardo Zacarias, contestou a metodologia usada no levantamento por falta de base científica. Segundo ele, muitos pacientes são enviados ao hospital depois de estarem com o estado geral de saúde bastante comprometido.

O levantamento do Flamas foi feito com base no Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Além dos quatro hospitais de Sorocaba, foram incluídos dois de Salto de Pirapora e um de Piedade.

O alto índice de mortalidade levou a Câmara de Sorocaba a criar uma comissão especial para apurar as condições dos internos e acompanhar o tratamento dado aos doentes. A comissão está ouvindo familiares de pacientes que morreram nos hospitais. O secretário de Saúde de Sorocaba, Milton Palma, pediu afastamento do cargo por 90 dias, depois de ter sido revelado que ele é sócio de três dos hospitais investigados. Cabe à secretaria fiscalizar as unidades psiquiátricas.

Veículo: SBT Brasil
Data: 20/04/2011
Título: Após reportagem do SBT secretário de Sorocaba deixa o cargo
Em Sorocaba, depois da informação dada no SBT Brasil, o médico Milton Palma, secretário de Saúde desde 2005, alegou motivos de saúde para se afastar. Segundo a reportagem, o médico mantêm sociedade em manicômios no interior de São Paulo, onde 459 pacientes morreram.

Assista aqui:
http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=4815&t=Apos+reportagem+do+SBT+secretario+de+Sorocaba+deixa+o+cargo

Veículo: Câmara Municipal
Data: 20/04/2011
Título: Depoimentos de familiares de uma das vítimas dos manicômios de Sorocaba e região

Assista aqui:

Título: Prefeito defende secretário investigado por mortes em hospitais psiquiátricos
Milton Palma foi citado nas investigações da Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores de Sorocaba

Assista aqui:
http://tn.temmais.com/noticia/5/41842/prefeito_defende_secretario_investigado_por_

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!