As cagadas do PSDB e do FHC não respingavam no Marco Maciel, bem como não me lembro da cagada gigantesca do Collor ter manchado de alguma forma o Itamar.
Acho que você está procurando uma teoria da conspiração onde não há quando explicações muito mais simples (doença, baixa visibilidade, etc) dariam conta do recado.
Tanto o Collor quanto FHC não tinham essa aura de mal encarnado* que o Lula tem, eles eram odiados por uma ou outra classe (o FHC pelos servidores públicos) e, dentro desse nicho, tanto o vice de um como o de outro eram colocados no mesmo balaio de gato. Mas no caso do Zé Alencar, nem os mais duros inimigos do PT falam uma letra sequer dele.
Não estou procurando teorias da conspiração, mas admito, meu post parece isso!
Deixa eu tentar explicar o porquê de eu achar que o caso do Zé Alencar é diferente dos outros:
Tudo que se relaciona ao PT é automaticamente colocado lado a lado com o que há de pior na face da terra: nazismo, comunismos (no plural mesmo), holomodor, narcoterroristas, entre outros. Defender o Lula/PT é assinar um atestado de que você faz parte do que há de pior na face da terra, além de ser um ignorante e assassino.
Porque somente o Zé Alencar foi diferente?
Não sei se consegui ser claro!

*EDIT: verdade seja dita, nem um dos dois tem o status de divindade que o Lula possui para alguns.