Autor Tópico: Maior fóssil de aranha já encontrado é descoberto na China  (Lida 11033 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Maior fóssil de aranha já encontrado é descoberto na China
« Online: 27 de Abril de 2011, 08:30:00 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110420_ciencia_aranha_fossil_rp.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Cientistas encontraram na China a maior aranha fossilizada já registrada, chegando a 15 centímetros de envergadura com suas patas abertas.

A fêmea, que viveu há cerca de 165 milhões de anos, faz parte do gênero Nephila, cujos espécimes são conhecidos pelas teias fortes e de tom dourado que produzem. Estas aranhas são encontradas em regiões tropicais e subtropicais.

Segundo a revista científica Biology Letters, onde foi publicada o estudo, o fóssil foi encontrado na região da Mongólia Interior. Os pesquisadores batizaram o animal de Nephila jurassica.

O professor de Paleontologia da Universidade do Kansas (Estados Unidos) Paul Selden, que participou do estudo, disse à BBC que o corpo da Nephila jurassica não é o maior, mas ao considerar as suas patas, ela se torna a aranha fossilizada de maior tamanho já encontrada.

Até então, o fóssil mais antigo do gênero Nephila tinha 35 milhões de anos. A nova descoberta faz com que a existência deste gênero seja revista para o Período Jurássico, o que torna a aranha a mais antiga Nephila já registrada.

É impossível determinar com certeza como morreu este aracnídeo fossilizado. A possibilidade mais forte seria um desastre natural.

A aranha foi encapsulada em cinza vulcânica no fundo do que teria sido um lago. A cinza teria, segundo o estudo, arrancado o animal de sua teia e o encoberto. Os detalhes preservados no fóssil impressionam os cientistas.

"Você vê não somente os pelos das patas, mas pequenas coisas, como a trichobothria (pequenas estruturas em formato de pelo que servem para detectar vibrações do ar)", afirma Selden.

Dimorfismo

As fêmeas de Nephila existentes hoje em dia tecem algumas das maiores teias conhecidas, chegando a 1,5 metro de diâmetro. A sua grandeza contrasta totalmente com os machos deste gênero, que, de tão pequenos, fazem as fêmeas parecerem gigantes.

Esta disparidade de tamanho é um exemplo do que os biólogos chamam de dimorfismo sexual extremo.

Selden e seus colegas também querem descobrir se esta também é uma característica dos antigos espécimes de Nephila.

Segundo o professor, o espécime mais antigo até então era um macho do Período Cretáceo, encontrado na Espanha. Ele afirma que este animal tinha tamanho normal, considerando que as fêmeas atuais são gigantes.

"Parece que nós tínhamos este diformismo neste período tão antigo. Gostaríamos de encontrar um macho para confirmar isto. Todas as evidências sugerem que os machos tinham tamanho normal, mas ainda não localizamos nenhum."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
Re: Maior fóssil de aranha já encontrado é descoberto na China
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2011, 18:39:47 »
Após já ter conhecimento a respeito de artrópodes gigantescos que viveram em pretérito distante, fico deveras alegre em viver nesta era...  :lol:  Acharia animais como este piores que um alossauro...  :susto:

Aliás, a indagação que valeria um tópico é: por que atualmente não existem animais de tamanho muito elevado, exceção a algumas baleias.
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2011, 18:57:51 »
Eu acho que elas ainda estão muito grandes :P

« Última modificação: 27 de Abril de 2011, 19:02:36 por Di Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2011, 19:35:36 »
Mas achei 15 cm pouco
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2011, 21:33:58 »
Após já ter conhecimento a respeito de artrópodes gigantescos que viveram em pretérito distante, fico deveras alegre em viver nesta era...  :lol:  Acharia animais como este piores que um alossauro...  :susto:

Aliás, a indagação que valeria um tópico é: por que atualmente não existem animais de tamanho muito elevado, exceção a algumas baleias.

Tem um lance do oxigenio ser mais abundante naquelas epocas, ou algo assim

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2011, 22:53:00 »
Caramba lembrei daquele filme das aranhas em que você tem que mata-las com tiros de 12..

15 cm pouco[2]
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2011, 23:31:57 »
Caramba lembrei daquele filme das aranhas em que você tem que mata-las com tiros de 12..

15 cm pouco[2]

Queria ver você topar com uma, pra ver se ia achar pouco...  :lol:

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2011, 18:49:57 »
se eu estiver com uma 12 tá de boa..
se não..

instindo de sobrevivência... corra!!!

lol
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2011, 01:00:36 »

Já vi "aranhas" maiores que esta. E muito peludas. ::)
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2011, 01:13:59 »

Isso foi ate o fim dos anos 80. A partir dos 90 elas perderam gradativamente os pelos, e em algumas regiões do planeta, como os EUA, aranhas peludas estão em risco de extinção. :)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2011, 04:46:19 »
Bem, estes 15 cm devem ser o "maior fóssil" encontrado. As espécies abaixo podem facilmente passar dos 20 cm:

Hysterocrates gigas

Theraphosa Blondi

Citharischius crawshayi

Hysterocrates hercules

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2011, 11:04:55 »
Eu queria ter uma dessas:

Haplopelma lividum (Cobalt Blue)

Na descrição do site:

Como diz o nome sua coloração azul metálica impressiona até os mais céticos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2011, 11:06:53 »

http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/10/giant-spider021.jpg

Isso foi ate o fim dos anos 80. A partir dos 90 elas perderam gradativamente os pelos, e em algumas regiões do planeta, como os EUA, aranhas peludas estão em risco de extinção. :)

Não sei porque, essa discussão profundamente científica me traz a mente a figura da Cláudia Ohana...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2011, 11:15:40 »

http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/10/giant-spider021.jpg

Não sei porque, essa discussão profundamente científica me traz a mente a figura da Cláudia Ohana...

Que poderia representar com honra as aranhas peludas brasileiras. :P
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 15:00:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2011, 13:23:31 »
Eu queria ter uma dessas:

Haplopelma lividum (Cobalt Blue)

Na descrição do site:

Como diz o nome sua coloração azul metálica impressiona até os mais céticos.
Um amigo meu vende. Tem uma mexicana alaranjada também, muito bonita.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2011, 14:48:42 »
Esta é a mexicana:

Particularmente gosto da laranja listrada:

E uma das mais bonitas é uma espécie pequena, a Avicularia versicolor:

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2011, 15:09:02 »
Particularmente, as tarântulas estão entre os animais mais bonitos. Nos Estados Unidos é comum tarântulas serem criadas como animais de estimação, mesmo por crianças:

E outras mais crescidinhas também:

Uma vez achei uma cruzando o asfalto no final do Morro do Boi, em Camboriú, já perto de Itapema. Cheguei a levar para casa, mas claro, minha mulher não me deixou ficar com ela. Minha mãe também pediu para "devolver o pobre bicho à natureza" (como se eu não tivesse salvado o coitado de ser atropelado). Mulheres têm problemas em você querer trazer aranhas para casa (no sentido literal mesmo, tá, ô gente! :-) ).

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2011, 15:24:40 »
Mesmo não sendo venenosas, uma picada delas deve doer.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2011, 15:50:14 »
Ah! Aranhas... Comida de sapinho.... :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2011, 16:01:04 »
Mesmo não sendo venenosas, uma picada delas deve doer.

Sim, certamente. Mas ao contrário de muitas espécies menores de aracnídeos, as grandes tarântulas (no Brasil são mais conhecidas como Caranguejeiras) muito dificilmente picam qualquer coisa que não seja um inseto que ela queira efetivamente comer. Não à toa muitas crianças as têm como pet. E, tirando algumas espécies que costumam esfregar seu abdômen para liberar pequenas cerdas urticantes como defesa, são animais extremamente inofensivos e limpos, muito mais que cães e gatos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2011, 16:01:42 »
Essa aranha é um barato. Sua estratégia é visar sua presa de longe, vigiando seus movimentos e ir se aproximando furtivamente e nhac! Seu salto poderoso ultrapassa vária vezes em extensão o seu tamanho. Moscas, mariposinhas, aleluias (cupins alados), são um prato cheio! Vale a pena o seu estudo.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2011, 20:50:52 »
Eu criei uma Avicularia desde bebê num terrário, pena que ela viveu só três anos, era um ótimo pet, não late, não mia, não morde e só come uma vez por semana.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2011, 10:27:12 »

Camel spider, dizem que vai bem com um limaozinho  :hihi:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2011, 10:38:32 »
Apesar do nome popular, estes bichos não são aranhas.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:18:19 »
Sim, são dinossauros. Ou aliens.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!