O site especializado em xadrez profissional ChessBase fez um extenso artigo sobre o tema:
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7194A conclusão é que o cara é um grande picareta. Em outras tentativas com o xadrez (como decorar várias posições de tabuleiros diferentes em pouco tempo) o cara não conseguiu. Em alguns vídeos dá pra ver que ele mal sabe as regras do jogo. Quanto mais uma proeza dessa que nem o melhor jogador da História conseguiria.
Há várias especulações de como ele fez, a que me parece mais plausível é que ele estava recebendo lances da plateia, através de alguma linguagem corporal codificada. A pessoa na plateia por sua vez estaria recebendo os lances de alguém rodando o próprio Rybka em um computador com hardware mais poderoso do que o usado no match.
Para quem não conhece bem como funciona os softwares enxadrísticos, eles são basicamente grandes calculadoras. Aperfeiçoadas com algumas instruções posicionais que os ajudam eliminar cálculos de jogadas desnecessárias ganhando tempo e poder de processamento. Ou seja na prática, o mesmo programa rodando em um hardware mais poderoso que outro, terá uma razoável vantagem.
Outro ponto interessante é que, após o match, o campeão de xadrez da Ucrânia desafiou o picareta pra um match de xadrez rápido, ele naturalmente recusou o convite,
