Autor Tópico: Amador ucraniano vence Rybka 4 em partida as cegas  (Lida 3226 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Amador ucraniano vence Rybka 4 em partida as cegas
« Online: 29 de Abril de 2011, 01:39:53 »
Resumo da história: um ucraniano chamado Andry Slyusarchuk venceu duas partidas de xadrez contra o Rybka 4, o programa de xadrez mais sofisticado do mundo e atual tetracampeão mundial de xadrez entre programas de computador. E lembrem-se que já passou o tempo em que um campeão mundial como Garry Kasparov poderia jogar de igual para igual com uma máquina, programas como o Rybka são consideravelmente mais fortes que os melhores jogadores humanos. Mas não é só isso: Slyusarchuk é um jogador amador. E ele jogou com olhos vendados. Após, alegadamente, ter lido 3000 livros sobre xadrez. E além disso, ele alega saber de cor 20 000 livros. E 30 milhões de dígitos de pi.

Ora, é claro que Slyusarchuk é uma fraude, a questão toda é como ele conseguiu vencer o Rybka 4, que de fato ele venceu. A acusação mais frequente é que ele decorou os movimentos de duas partidas computador × computador que ele fez o Rybka jogar e depois conseguiu fazer o Rybka repetir os movimentos do lado perdedor enquanto usava os do vencedor.

Mesmo assim, Slyusarchuk conseguiu manchetes em alguns jornais do mundo por seu suposto feito, principalmente na imprensa chinesa, mas não se assustem se a notícia for publicada em algum jornal do Brasil. E é bom ficar de olho com esse espertalhão.

http://www.jongo.com/articles/11/0428/251178/MjUxMTc4KLVXrs5j.html
http://chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7183

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Amador ucraniano vence Rybka 4 em partida as cegas
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 05:37:20 »
Mas essa questao de alegar que ele fez o software repetirmo jogo deveria ser de simples verificação nao?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 09:31:41 »
Ora, é claro que Slyusarchuk é uma fraude, a questão toda é como ele conseguiu vencer o Rybka 4, que de fato ele venceu. A acusação mais frequente é que ele decorou os movimentos de duas partidas computador × computador que ele fez o Rybka jogar e depois conseguiu fazer o Rybka repetir os movimentos do lado perdedor enquanto usava os do vencedor.
Nesse caso os programadores precisam pensar em como manter o programa poderoso e ao mesmo tempo variar um pouco seus movimentos para evitar jogos identicamente iguais. E tenho plena ciência de que não é fácil.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 12:17:23 »
Mas essa questao de alegar que ele fez o software repetirmo jogo deveria ser de simples verificação nao?

E você acha que ele vai se dispor a participar de uma verificação controlada?

Nesse caso os programadores precisam pensar em como manter o programa poderoso e ao mesmo tempo variar um pouco seus movimentos para evitar jogos identicamente iguais. E tenho plena ciência de que não é fácil.

Pois é, eu também fiquei meio surpreso de ler que esses softwares são meio determinísticos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 14:17:01 »
Ué, pega-se um tracking de um jogo e compara-se com o tracking de outro, não? Se ele jogou contra o computador, possivelmente (muito) o computador registra todos os passos do jogo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2011, 17:49:56 »
Não entendi a sua ideia, Agnóstico. Mas deve haver algum detalhe faltando nessa história, afinal se fosse tão fácil rastrear a trapaça esse caso não estaria ganhando repercussão nenhuma...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2011, 18:09:08 »
Não existe possibilidade do cara ser simplesmente bom assim?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2011, 18:40:10 »

Acho mais difícil do que a possibilidade de eu, com olhos vendados, ganhar do Anderson Silva na porrada. Mais difícil porque, lembre-se, ele não venceu um humano. Seria equivalente a eu vencer um ciborgue lutador programado para fazer picadinho de gente do nível do Anderson Silva. E de olhos vendados, é sempre bom lembrar :P

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2011, 20:47:18 »
John Connor 1 x 0 Skynet

"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2011, 21:41:12 »

Pois é, eu também fiquei meio surpreso de ler que esses softwares são meio determinísticos.

Dá uma olhada nisso:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2011, 22:35:46 »
muito legal!!!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2011, 12:13:43 »
Dá uma olhada nisso:

:biglol:

Nossa, impressionante! Mas queria saber sobre os números. Talvez ele tenha escrito uma segunda carta após contar as peças em cada mesa e trocado com a que tinha entregue a um dos jogadores antes com um truque de prestidigitação.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2011, 13:01:16 »
Legal mesmo, mas eu também não entendi bem o  esquema dos numeros.
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2011, 13:28:15 »
É nos números que está a mágica do negócio. Acho até que ele errou o primeiro de propósito, para aumentar o drama.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2011, 14:20:58 »
Ele se inspirou num livro de Sidney Sheldon (If Tomorrow Comes):
Aparentemente ele trocou o papel logo após a abertura do envelope ou quando ajudou a expor os números (mais provável por que o "erro" atraiu a atenção de todos para o primeiro número registrado no papel enquanto ele fazia a troca. Em nenhum dos casos a troca aparece clara no vídeo.)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2011, 17:38:10 »
Cheira ser treta - trollagem do ucraniano.

Depois de ler isso:
In it Vassily Ivanchuk is interviewd over the chess feats of Andrew Slyusarchuk, who refuses
to play a game against Ivanchuk, saying it was like "child's play" for him to play humans.
estou razoavelmente convencido que é golpe do sujeito ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2011, 02:27:03 »
mas pera, o programa já perdeu alguma vez?

ele não poderia simplesmente ter analisado as derrotas do programa? ou melhor se colocado o programa para jogar contra ele mesmo, houve alguma derrota?

não acho que se ele fez isso seja trapaça. na verdade nem se ele tivesse acesso ao código fonte do programa seira trapaça.

ele só está usando um meio que a inteligencia humana alcança e a do soft não.

parabéns para ele.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2011, 18:24:15 »

Acho mais difícil do que a possibilidade de eu, com olhos vendados, ganhar do Anderson Silva na porrada. Mais difícil porque, lembre-se, ele não venceu um humano. Seria equivalente a eu vencer um ciborgue lutador programado para fazer picadinho de gente do nível do Anderson Silva. E de olhos vendados, é sempre bom lembrar :P
Interresante eh saber como foi jogar com olhos vendados, pois qto eu jogava mto xadrez tb não precisava jogar com tabuleiro na frente, soh com notação da jogada. Isso não é nada extraordinário. Nunca ouviu falar de xadrez epistolar,se joga sem tabuleiro cada um fazendo uma jogada mandando pelo correio/email e outro responde. 
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2011, 18:53:56 »
Quando o assunto é jogar às cegas, isso é impressionante:

Ao longo do tempo o recorde de partidas simultâneas às cegas foi quebrado várias vezes. Em 1900 Harry Nelson Pillsbury jogou 20 partidas simultâneas na Filadélfia, e pouco tempo depois tentou quebrar uma façanha rara de jogar quinze partidas de xadrez e quinze de Damas simultaneamente, sendo vinte oito o recorde de partidas de simultâneas deste jogo.

Em 1924 no Hotel Alamac em Nova Iorque, Alexander Alekhine jogou de 26 partidas simultâneas de xadrez contra fortes enxadristas como Isaac Kashdan e Hermann Steiner entre outros, com um placar de +16 -5 =5. Em Fevereiro do mesmo ano em Paris ele enfrentou 28 equipes de quateo enxadristas cada, obteve 22 vitórias, três empates e três derrotas. No mesmo ano, Réti melhorou seu recorde ao jogar vinte nove partidas simultâneas em São Paulo e provocou uma situação engraçada pois apesar da memória fantástica esqueceu sua mala depois do evento.
No dia 16 de Julho de 1934 em Chicago, Alekhine bateu novamente o recorde mundial ao jogar 32 partidas simultâneas, sendo Edward Lasker o árbitro do evento.

Em 20 de Setembro de 1937 o recorde era novamente batido por George Koltanowski, na cidade de Edinburgo, ao jogar 34 partidas, 24 vencer e perder 10 num período de 13 horas.
Botvinnik não jogava a modalidade por temer danos a sua saúde.

O recorde está incluído no Guinness Book of Records e é geralmente aceito como o recorde mundial atual,[1] apesar de outros enxadristas terem reclamado um feito maior. Miguel Najdorf e János Flesch alegaram ter quebrado o recorde mas o eventos não foram apropriadamente monitorados como o de Koltanowski. Nardorf alegou ter quebrado o recorde ao vencer 40 (+36 =1 -3) oponentes em Rosário, na Argentina,[2] e foi organizado com o intuito de ganhar publicidade o suficiente para comunicar a sua família que ainda estava vivo, uma vez que permaneceu na Argentina depois de ter viajado para competir pela Polônia nas olimpíadas de xadrez de 1939. Ele chegou a aumentar seu recorde para 45 oponentes em São Paulo no ano de 1947, com o resultado de 39 vitórias, quarto empates e duas derrotas.[3] Entretanto Najdorf teve acesso as planilhas de marcação, e havia vários oponentes por tabuleiro.[1] Koltanowski reclamou que poderia ter jogado mais de 100 partidas nestas condições.[4]

A última tentativa de quebrar o recorde mundial foi reclamada pelo húngaro János Flesch em Budapeste no ano de 1960, ao enfrentar 52 oponentes e vencendo 31 jogos com três empates e 18 derrotas. Entretanto esta tentativa de recorde não é aceita porque Flesch podia verbalmente recontar as marcações nos jogos em progresso. O evento também teve uma pausa de cinco horas, e incluiu muitas partidas rápidas.[4]

Desde então não houve nenhuma tentativa de quebrar novamente o recorde, devido a falta de interesse nestes números.[5]

Outro recorde notável foi estabelecido Koltanowski em 1960 na cidade de São Francisco, quando enfrentou 56 partidas simultâneas consecutivas a uma velocidade de 10 segundos por movimento. A exibição durou aproximadamente 9 horas com um resultado de 50 vitórias e 6 derrotas.[5]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez_%C3%A0s_cegas

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2011, 19:45:54 »
Interresante eh saber como foi jogar com olhos vendados, pois qto eu jogava mto xadrez tb não precisava jogar com tabuleiro na frente, soh com notação da jogada. Isso não é nada extraordinário. Nunca ouviu falar de xadrez epistolar,se joga sem tabuleiro cada um fazendo uma jogada mandando pelo correio/email e outro responde. 

Na verdade xadrez por correspondência (epistolar) costuma ser jogado com um tabuleiro. Inclusive um professor meu na universidade é Grande Mestre nessa modalidade, ele deixa um tabuleiro arrumado, parado na última jogada, enquanto espera a resposta  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2011, 11:06:40 »
Ué, pega-se um tracking de um jogo e compara-se com o tracking de outro, não? Se ele jogou contra o computador, possivelmente (muito) o computador registra todos os passos do jogo.

Também não entendi. Se isso não é ṕossível, a impressão que dá é de que ele só falou, "e aí pessoal, ganhei do Rybka 4, e de olhos vendados, lá em casa".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2011, 13:09:21 »
É, parece que as notícias omitiram muitos detalhes.

Offline scoopbh

• Nível 00
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2011, 11:11:49 »
O site especializado em xadrez profissional ChessBase fez um extenso artigo sobre o tema:

http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7194

A conclusão é que o cara é um grande picareta. Em outras tentativas com o xadrez (como decorar várias posições de tabuleiros diferentes em pouco tempo) o cara não conseguiu. Em alguns vídeos dá pra ver que ele mal sabe as regras do jogo. Quanto mais uma proeza dessa que nem o melhor jogador da História conseguiria.

Há várias especulações de como ele fez, a que me parece mais plausível é que ele estava recebendo lances da plateia, através de alguma linguagem corporal codificada. A pessoa na plateia por sua vez estaria recebendo os lances de alguém rodando o próprio Rybka em um computador com hardware mais poderoso do que o usado no match.

Para quem não conhece bem como funciona os softwares enxadrísticos, eles são basicamente grandes calculadoras. Aperfeiçoadas com algumas instruções posicionais que os ajudam eliminar cálculos de jogadas desnecessárias ganhando tempo e poder de processamento. Ou seja na prática, o mesmo programa rodando em um hardware mais poderoso que outro, terá uma razoável vantagem.

Outro ponto interessante é que, após o match, o campeão de xadrez da Ucrânia desafiou o picareta pra um match de xadrez rápido, ele naturalmente recusou o convite,  :hihi:
"Conclamar as pessoas a acabarem com as ilusões acerca de uma situação é conclamá-las a acabarem com uma situação que precisa de ilusões" (Karl Marx).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2011, 11:26:11 »
Bem vindo ao fórum, scoopbh, e obrigado pelo comentário esclarecedor! Você pode se apresentar neste tópico aqui: ../forum/topic=198.5825.html

Offline scoopbh

• Nível 00
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2011, 12:35:20 »
Valeu :) já segui sua sugestão e me apresentei por lá  :ok:
"Conclamar as pessoas a acabarem com as ilusões acerca de uma situação é conclamá-las a acabarem com uma situação que precisa de ilusões" (Karl Marx).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!