Autor Tópico: Frase do papa Leão X  (Lida 4141 vezes)

Rhyan

• Visitante
Frase do papa Leão X
« Online: 29 de Abril de 2011, 23:41:54 »
Palavras do papa Leão X: “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (“Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”)

É verdade que a palavra 'fabula' em latim sigifica 'fábula' em pt-br?

(Não pensei numa área mais adequada para esse tópico.)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Frase do papa Leão X
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 23:44:05 »
fonte?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 23:49:37 »
Dizem que é mito esta frase

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 23:54:54 »
Fonte que eu tenho é essa: http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/

Mas é muito comum em sites céticos/ateus.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2011, 11:55:20 »
Quero é novidade dos papas..

antes eram autoritários, ainda o são mas, descaradamente disfarçados..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2011, 12:53:41 »
É claro que a igreja iria dizer que essa frase é mito, mesmo que não fosse. Mas se não sobraram evidências escritas, não tem como provar. Mas tem aquela frase de Napoleão, não sei se o Bonaparte ou o III: "Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2011, 12:55:12 »
É claro que a igreja iria dizer que essa frase é mito, mesmo que não fosse. Mas se não sobraram evidências escritas, não tem como provar. Mas tem aquela frase de Napoleão, não sei se o Bonaparte ou o III: "Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."

e o que eles faziam com as incomuns?

forca?

é o silêncio dos bons."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2011, 12:58:46 »
Na França era a guilhotina... mas acho que as pessoas incomuns a que ele estava se referindo eram eles mesmos, os governantes. As pessoas comuns são o povão.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2011, 12:59:26 »
ah, agora faz todo sentido..

:ok:

é o silêncio dos bons."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2011, 13:22:58 »
Palavras do papa Leão X: “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (“Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”)

É verdade que a palavra 'fabula' em latim sigifica 'fábula' em pt-br?

(Não pensei numa área mais adequada para esse tópico.)

Fábula neste caso significa uma narrativa estórica, isto é, sem fontes que não o próprio texto básico cristão.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2011, 13:34:03 »
Eu sempre ouvi a definição de que fábula é uma narrativa na qual animais se comportam como humanos. Por exemplo, pra mim a estória da cigarra e da formiga é uma fábula, mas João e Maria não é.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2011, 14:48:50 »
Eu sempre ouvi a definição de que fábula é uma narrativa na qual animais se comportam como humanos. Por exemplo, pra mim a estória da cigarra e da formiga é uma fábula, mas João e Maria não é.

Então voce está certo, pois o papa se chama Leão X! :)
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2011, 14:50:08 »
:biglol:

Offline Pryderi

• Nível 01
  • *
  • No evil shall scape of my sight!
    • Ceticismo.net
Re:Frase do papa Leão X
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2012, 09:18:48 »
Queiram desculpar, mas só hoje é que vi esta postagem, pq ela apareceu na listagem de cliques do Ceticismo.net. Sobre o questionamento da frase, eu já tinha respondido antes. Aqui vai:

Isso é relatado na obra do eclesiástico John Bale chamada “The Pageant of the Popes”. E essas palavras ganharam notoriedade por ter sido repetida por Elizabeth I, contemporânea de John Bale. Não há certeza se essas palavras de Bale possam ser 100% verdade, é claro. Mas, vamos examinar a vida de Leão X.

Devemos lembrar que o Ilustre Leão X foi eleito papa por ser na verdade um membro da família Médici, poderosa na Itália. Era homossexual (proibido pela liturgia católica hehehe), esbanjador e simonista. Organizou uma parada triunfal em Roma que incluiu bobos, músicos e animais selvagens, rematado por um jantar monumental com 65 pratos na ementa.

O estilo esbanjador do seu reinado e a construção da Basílica de São Pedro deixaram o Vaticano na bancarrota e para culminar, Leão resolveu vender indulgências através do monge Johann Tetzel. Por isso mesmo Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg e iniciou o movimento Protestante.

Foi um desastre do ponto de vista litúrgico, pois foi o causador da rebelião de Lutero, motivo pela qual iniciou-se a Reforma Protestante. Alguns historiadores comentam que se fosse um papa mais atuante e menos incompetente, a Reforma não teria ocorrido e o Protestantismo jamais existiria.

Outras frases de Leãozinho:

“Se nós fizemos trinta poderemos fazer trinta e um.” (dito em 1º de julho de 1517, quando criou trinta novos cardeais. Durante a cerimônia nomeou outro sacerdote que lhe pareceu atraente.)

“Já que Deus nos concedeu o papado, apreciemo-lo.” (em carta a seu irmão Giuliano.)

Exsurge Dómine, bula do papa Leão X (15 de junho de 1520), condenando as declarações de Lutero sobre o pecado, a confissão e a graça:

“É uma opinião herética, embora comum, que os sacramentos da Nova Lei dão a graça do perdão àqueles que não representam um obstáculo”.

“Os cristãos, em vez de terem medo das excomunhões, devem aprender com elas.”

“Os pecados não se perdoam a qualquer um, salvo quando um sacerdote os perdoa e ele crê que os pecados foram perdoados.”

“Negar que depois do batismo de uma criança o pecado permanece é tratar com desdém tanto a Paulo como a Cristo.”

Depois de examinar tudo isso, qual é a probabilidade dele ter dito a referida frase? No meu ponto de vista, uma probabilidade bem alta.
http://ceticismo.net
Porque você quer saber!

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:16:00 »
Devemos lembrar que o Ilustre Leão X foi eleito papa por ser na verdade um membro da família Médici, poderosa na Itália. Era homossexual (proibido pela liturgia católica hehehe), esbanjador e simonista. Organizou uma parada triunfal em Roma que incluiu bobos, músicos e animais selvagens, rematado por um jantar monumental com 65 pratos na ementa.

O estilo esbanjador do seu reinado e a construção da Basílica de São Pedro deixaram o Vaticano na bancarrota e para culminar, Leão resolveu vender indulgências através do monge Johann Tetzel. Por isso mesmo Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg e iniciou o movimento Protestante.

Não sei quanto a você, mas Leão X é um dos papas mais interessantes do Catolicismo. Ele pode ser ter sido um bastardo de primeira linha, mas como todo bom Médici, ele era um bastardo de bom gosto e cultura (ele seria bem descrito com o começo da música Sympathy to the Devil, ou seja: "Please allow me to introduce myself, I'm a man of wealth and taste"). E o lado esbanjador do mesmo não se aplica só a jantares e paradas, mas também a coisas como incentivar as artes e arquitetura humanista, além de ter diversos literati humanistas como seus secretários, sem contar que ele mantinha a tradição populista da sua família em cuidado com pobres e inválidos.

Sinceramente, a Igreja Católica precisa de mais sujeitos como esse. Ainda mais se eles desviarem os fundos da venda de relíquias sagradas e cartas de indulgência para financiar a Arte Renascentista, um dos marcos da estética ocidental.  :)
"Make Money, Not War."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:16:58 »
Os papas do Renascimento eram bem divertidos! Alexandre VI, com suas amantes, suas festas de arromba e assassinatos políticos. Júlio II com suas guerras e a pintura do teto da Capela Sistina. E, claro Leão X. Não se fazem mais papas como antigamente...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pryderi

• Nível 01
  • *
  • No evil shall scape of my sight!
    • Ceticismo.net
« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:22:54 »

Não sei quanto a você, mas Leão X é um dos papas mais interessantes do Catolicismo. Ele pode ser ter sido um bastardo de primeira linha, mas como todo bom Médici, ele era um bastardo de bom gosto e cultura (ele seria bem descrito com o começo da música Sympathy to the Devil, ou seja: "Please allow me to introduce myself, I'm a man of wealth and taste"). E o lado esbanjador do mesmo não se aplica só a jantares e paradas, mas também a coisas como incentivar as artes e arquitetura humanista, além de ter diversos literati humanistas como seus secretários, sem contar que ele mantinha a tradição populista da sua família em cuidado com pobres e inválidos.

Sinceramente, a Igreja Católica precisa de mais sujeitos como esse. Ainda mais se eles desviarem os fundos da venda de relíquias sagradas e cartas de indulgência para financiar a Arte Renascentista, um dos marcos da estética ocidental.  :)

Arte esta que não era para os pobres, de quem ele efetivamente roubava. Se não fosse ele, Lutero não teria publicado as suas teses e não teríamos o movimento da Reforma. O mundo não ficou melhor com ela, ficou?
http://ceticismo.net
Porque você quer saber!

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:45:31 »
Arte esta que não era para os pobres, de quem ele efetivamente roubava

Arte nunca foi para os pobres, isso é algo que independe de qualquer período histórico (embora diversas Igrejas construídas na época eram cheias de gravuras justamente para atender a população analfabeta). E ao menos na prática da venda de relíquias e indulgências não havia roubo.

Se não fosse ele, Lutero não teria publicado as suas teses e não teríamos o movimento da Reforma.

A Reforma teve o lado positivo de ser a primeira contestação e oposição cristã que operou de forma consistente ao Catolicismo Romano em cerca de 10 séculos desde a Intitucionalização da Igreja (Concílios de Nicéia e Constantinopla), e um pouco de competição é algo saudável em qualquer campo, até mesmo no religioso.

O mundo não ficou melhor com ela, ficou?

De acordo com quais critérios?

Os papas do Renascimento eram bem divertidos! Alexandre VI, com suas amantes, suas festas de arromba e assassinatos políticos. Júlio II com suas guerras e a pintura do teto da Capela Sistina. E, claro Leão X. Não se fazem mais papas como antigamente...

Pois é. Pode-se acusar o Catolicismo de diversas coisas nessa época, mas ao menos colhões não era algo que faltava aos Papas. Talvez isso explique porque os Papados da época duravam muito menos do que duram atualmente, e quase nunca por causas muito "naturais".  :P
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 12:49:15 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:20:31 »
Pela frase, muito provavelmente ele era ateu, se aproveitando da religião para ter poder, $$ e mulheres.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!