Autor Tópico: "Vivendo" Historia  (Lida 989 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
"Vivendo" Historia
« Online: 01 de Agosto de 2005, 01:52:04 »
alguem aqui curte a Historia por "vive-la", por interagir com ela, por curti-la? Algo como arqueologia, fazer desenhos e mapas relacionados a certas culturas de seu gosto, jogar jogos de estrategia e épica, e etc?

qual desses jeitos de "viver Historia" vcs preferem mais? E existe algum outro jeito alem desses tres tipos que eu falei?

eu mesmo penso, pra um possivel plano profissional, em trabalhar em algo que traga essa convivencia com a Historia Pratica, algo que seja alem de estudos bibliotecarios, livros e teorias
so num te dou outra pq

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: "Vivendo" Historia
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2005, 10:31:24 »
Citação de: Hrrr
alguem aqui curte a Historia por "vive-la", por interagir com ela, por curti-la? Algo como arqueologia, fazer desenhos e mapas relacionados a certas culturas de seu gosto, jogar jogos de estrategia e épica, e etc?

qual desses jeitos de "viver Historia" vcs preferem mais? E existe algum outro jeito alem desses tres tipos que eu falei?

eu mesmo penso, pra um possivel plano profissional, em trabalhar em algo que traga essa convivencia com a Historia Pratica, algo que seja alem de estudos bibliotecarios, livros e teorias

Gosto bastante de história, principalmente história antiga. Um outro tipo que eu citaria é, entender a história para compreender diversidades culturais.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

rizk

• Visitante
Re: "Vivendo" Historia
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2005, 12:24:34 »
Citação de: Hrrr

Vai a opinião pessoal de uma PROFISSIONAL :oops:  da área, olha lá:

Esta classificação, "viver a história", faz o leitor desavisado achar que a história é uma coisa morta. Nada mais longe da verdade.

A História, sabemos todos, é o registro da atividade humana feito através dos anos. Tudo o que somos hoje, é fruto desta evolução. Essa posição de "viver a história" é a coisa mais CONSERVADORA que eu já vi na vida, e é invenção de professor desestimulado e sem-noção, que fica aí ensinando pra vocês nome e data e os grandes eventos da humanidade. Esse tipo de "história" não passa de conhecimento enciclopédico, coisa de que ninguém precisa e que era bom que acabasse logo. Não dão ênfase ao "atividade humana", centram nos heróis e nos eventos cívicos.

Tem que entender que a História é feita por pessoas. É a vida delas, ali, no meio da confusão, e elas têm que dar um jeito de sobreviver, de defender seus interesses, de acalmar sua consciência. E, do mesmo jeito que às vezes a gente pára e pensa nas escolhas que fizemos, e que identifica algumas motivações nossas como não sendo NOSSAS, afinal, a gente pode ver isso nos nossos mortos também!

Oras, lembro de uma discussão lá no fSTR sobre o uso de "palavras teístas", aquilo de a gente falar "graças a deus" e "minha nossa!" e afins. Todos então achamos o fator "costume" no uso destes termos... e também descobrimos que pouca alternativa há, na nossa língua, pra interjeições: ou é "jesus!!!" ou é "caralho!!!" (e mesmo o "caralho", por que justo ele, por que não "fígado!!!"?). Não é culpa de nós, individualmente, que se fala este tipo de coisa. E POR QUE não deveríamos falar?
(Vale uma tese, hehe, tô pensando aqui e dá pra voltar até os anarquistas italianos residentes em SP e seu "porco de dio")

Por muito tempo, se usou a História como justificativa pra interesses do grupo que a escrevia. Mesmo que isso possa parecer um pouco feio, ou sei lá, o fundamento do estudo da história é esse mesmo: justificar e explicar as coisas pelas quais passamos hoje. A História só tem valor quando a gente consegue encontrar nela paralelo com a nossa realidade - e é por isso que eu dispenso história antiga, Psychocandy, muito saco.

Se quem se interessa realmente por História largasse dos seus manuais e atlas históricos, ia ter um choque e apaixonar definitivamente. Eu aconselho ao colega a leitura dos livros de um tal Robert Darnton. Ele coleciona casos nonsense muito documentados e faz uma leitura muito sensata deles. Não tem muito a ver com a idéia do tópico, mas é uma daquelas coisinhas que mostra a dimensão humana da parada toda.

(nossa, fiquei PÓSSÉSSA agora hehe, o PUTO que me falar em história morta toma um "pedala"!!!)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Re.: "Vivendo" Historia
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2005, 13:42:49 »
eu nao falei que a Historia ta morta, e sim perguntei quem gosta de lidar com ela de um jeito que va alem dos livros e do estudo teorico.. quem trabalhe, por exemplo, com a Historia Antiga interagindo com ela
so num te dou outra pq

rizk

• Visitante
Re.: "Vivendo" Historia
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2005, 15:51:29 »
Hrrr, meu anjo, "interagir" com ela é isso. Além dos livros (nos quais não há teoria, é análise de FATOS), há os documentos - cultura material inclusa, a partir dos quais os livros são escritos.

Além disso, só há RPG, e isso não é "História prática", é brincadeira de nerd. Tipo aqueles caras que revivem o desembarque no Dia D e a guerra de secessão e vestem uniforminho e fingem de morto pelos campos. Duh.  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!