Autor Tópico: O casamento só começou a existir a partir da bíblia?  (Lida 1871 vezes)

SenhorZen

• Visitante
O casamento só começou a existir a partir da bíblia?
« Online: 05 de Maio de 2011, 00:21:07 »

Estou no meio de um debate sobre o casamento gay, sempre algo assim para deixar os evangélicos aflitos hahaha... Aliás, existe essa coisa de falar que casamento surgiu na bíblia, quando não é assim né, várias culturas sem influência cristãs já fazem casamentos, inclusive gays, pelo que concluí numa breve pesquisa, mas quem saber mais e quiser contribuir, me ajudem!

Grato!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: O casamento só começou a existir a partir da bíblia?
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 00:35:42 »
Se você quiser fazer uma citação literárita, a cultura grega está cheia de exemplos: a Ilíada e a Odisseia já falavam nos casais Menelau e Helena e Ulisses e Penélope, por exemplo. Também se falava muito em deuses casados entre si, como Zeus e Hera e Afrodite e Hefesto. Sobre o homossexualismo em particular, este não é bem um exemplo que envolve o casamento formal, mas você pode citar o mito dos andróginos mencionado em O Banquete de Platão, aqui tem uma breve descrição dele: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=1070

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 00:37:41 »

Estou no meio de um debate sobre o casamento gay, sempre algo assim para deixar os evangélicos aflitos hahaha... Aliás, existe essa coisa de falar que casamento surgiu na bíblia, quando não é assim né, várias culturas sem influência cristãs já fazem casamentos, inclusive gays, pelo que concluí numa breve pesquisa, mas quem saber mais e quiser contribuir, me ajudem!

Grato!
Até onde sei o casamento começou a se estabelecer ou se fortalecer como uniao reconecida dentro de uma cultura juntamente com a transiçao de uma sociedade de extrativistas/caçadores, onde a muler tina um papel mais atuante na comunidade, para a sociedade de aricultores.
Com a fixaçao do omem na terra, suriu a necessidade de se proteer e trabalar a terra e por consequencia a arantia de sua linaem que vai te ajudar a trabalar essa terra e manter suas posses. Portanto se necessitava arantir a "propriedade" da muler e da familia erada por esta.

Com certeza outros foristas le darao respostas mais completas, mas espero ter ajudado.

p.s. Ainda com problemas de teclado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 00:40:14 »
Contini, pelamordedeus, compra um teclado novo! :P

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 01:13:02 »
Contini, pelamordedeus, compra um teclado novo! :P
É um note, do trabalo.  :(
Aceito contribuiçoes...  :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 08:25:55 »

Grato!

O "casamento" no sentido de união de pessoas formando casais é quase tão antigo quanto o homem moderno. Há algumas pinturas rupestres do Homem de Cro-Magnon que sugerem a existência de casais estáveis.

Não há certeza sobre a origem do "casamento" no sentido de união de um casal sob a égide de um deus (ou mais). Alguns atribuem-na à Roma e outros ao Egito.

« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 13:01:54 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 12:59:31 »
Inclusive gays, eu acho: http://respeitogay.blogspot.com/2009/02/o-tumulo-de-niankhkhnum-e-khnumhotep.html

Não sei se foi um casamento em sentido estrito, mas foi ao menos uma união estável e muito provavelmente homossexual e aceita pela "nobreza" e pela sociedade.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2011, 13:35:33 »
Foi criado pela bíblia sim, junto com as outras pragas do Egito, para ser a pior de todas  :hihi:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2011, 23:14:32 »
Foi criado pela bíblia sim, junto com as outras pragas do Egito, para ser a pior de todas  :hihi:...

:forca:  :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!