A questão não é deus ser egoísta, mas sim o que as pessoas fazem disso. Ou seja, que as pessoas usam este deus como desculpa para seus egoísmos, essa é a verdade, na maioria dos casos. A não ser se você já tiver a convicção de que não se deve agir desta forma. E mais, eu não acredito quer tudo tem um propósito intencionado. Por exemplo, eu duvido que mortes por causas naturais tenham qualquer envolvimento cármico ou espiritual, causas estas aleatórias.
Se pararmos para pensar, se definirmos Deus como a causa primária, e como não há nada para além desta causa, por ser uma causa primária, então poderia seguramente dizer que o acaso existe, já que este mesmo deus existiria por acaso, por ser uma coisa incriada, eterna... E se a causa primária existe por acaso ou é o acaso primário, então não duvidaria nada de que o que se baseia nesta causa também esteja em função desta aleatoriedade primária, seja ela o que for...
Ou seja, que o nosso universo se baseiaria nesta causa incriada que existe ao acaso, portanto haveriam eventos aleatórios em nosso universo, assim como para o que vai além dele (multiverso, plano espiritual, o que for). Se não me engano, a própria física quântica mostra que existem eventos aleatórios, logo o acaso existe. Mas ainda assim existem coisas que existem por causa de uma intenção, neste caso, as coisas que criamos.
Seria a raça humana produto de uma engenharia intencionada? Uma engenharia espiritual ou alienígena, como alguns acham? Talvez, mas daí teríamos que ter evidências disso. Ou seja, existem tanto eventos aleatórios quanto intencionados, mas teríamos que identificar o que é realmente intencionado ou aleatório.