Autor Tópico: O deus do ego?  (Lida 1122 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
O deus do ego?
« Online: 06 de Maio de 2011, 13:15:58 »
Hoje no refeitório vi uma menina rezando antes de comer. Um colega meu, católico radical, também faz isso sempre, mas a menina hoje que me fez pensar numa coisa óbvia: existe quase 1 bilhão de pessoas desnutridas no mundo, a cada minuto morrem de fome vinte pessoas. Quando você agradece a Deus pelo prato de comida que você tem à sua frente, no fundo você está agradecendo por não ser uma dessas pessoas. Está agradecendo porque Deus te escolheu para estar entre os privilegiados que têm muito, em vez de entre os desgraçados que não têm nada.

Eu penso a mesma coisa quando há uma tragédia, em particular após o terremoto no Japão este ano, eu vi uma nissei dando entrevista à tv onde ela enunciou a seguinte frase: "Graças a Deus não aconteceu nada." Não aconteceu nada com ela. Não aconteceu nada com a família dela, com os amigos dela. Morreram dezenas de milhares de pessoas, sem contar os desabrigados, mas não aconteceu nada. Graças a Deus.

Até onde esse deus é egoísmo puro e simples? Até onde esse deus é mera indiferença pelo sofrimento alheio? Se eu fosse Deus, esse tipo de fé seria pecado.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re: O deus do ego?
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2011, 13:52:39 »
Eu já pensei algumas vezes sobre essa questão e me parece que para pessoas assim, deus (qualquer um deles) está simplesmente nos fazendo um favor ao nos deixar em paz. O simples fato de ele não fazer nada é motivo de agradecimento.

Não acho que o fato de agradecer a ele (ou Ele) por ter poupado os amigos e familiares em um desastre seja um sinal de egoísmo. É o medo que essas pessoas têm do acaso, do caos, da aleatoriedade. Eu li recentemente em um artigo da revista "Mente e Cérebro" (acho que é esse o nome) uma ideia realmente interessante. O assunto não era bem esse (era uma investigação sobre os motivos que levam as pessoas a acreditarem em conspirações), mas se aplica igualmente: na verdade as pessoas se conformam mais em imaginar o mundo como uma luta entre o bem e o mal, com protagonista e antagonista definidos, do que um mundo onde não sabemos o que está em jogo e nem o que pode acontecer. Crer nessas coisas é uma maneira de achar que o mal, ainda que exista, está sob controle.

Como essa visão de mundo não admite causas desconhecidas ou ocultas, já que ela foi criada para deixar a mostra todos os agentes, todos os acontecimentos são creditados a alguma dessas forças. Claro, o mal às forças do mal e o bem às forças do bem. Portando, se deus age salvando uma família do desastre, ele deve ser humildemente agradecido, ainda que o as forças do mal tenham ceifado muitas vidas. Porque o bem, mesmo que pequeno e insuficiente, seria um presente de Deus.

Outro lado da questão, ainda produto do medo da aleatoriedade, é a crença de que todas as coisas têm um propósito. Então mesmo quando ocorre o mal, ele é visto como um mal menor, que veio para evitar um maior. Uma pessoa morre porque daqui um tempo ela iria cometer um pecado gravíssimo, então Deus decidiu matá-la mais cedo e poupá-la do inferno. Ou então uma pessoa quebra e perna e não pode ir trabalhar porque em um desses dias de trabalho ela sofreria um acidente ainda mais grava na empresa. Claro, são "desculpas" que não podemos testar e extremamente ad hoc, mas para quem crê, isso realmente faz sentido, apesar de serem absurdas para nós.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2011, 13:57:40 »
Interessante essa teoria de que as pessoas sentem conforto em idealizar o mundo entre uma luta entre o bem e o mal, Domiciano, mas no que se refere ao Deus cristão, o fato de ele ser supostamente onipotente e onisciente faz a mera existência do mal ser um mistério. Se Deus representa o bem, quem causa os terremotos? Quem causa a fome? Quem causa um acidente? O diabo? Mas Deus não é infinitamente mais poderoso do que o diabo? Será que nenhum crente se pergunta isso?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2011, 14:27:53 »
A questão não é deus ser egoísta, mas sim o que as pessoas fazem disso. Ou seja, que as pessoas usam este deus como desculpa para seus egoísmos, essa é a verdade, na maioria dos casos. A não ser se você já tiver a convicção de que não se deve agir desta forma. E mais, eu não acredito quer tudo tem um propósito intencionado. Por exemplo, eu duvido que mortes por causas naturais tenham qualquer envolvimento cármico ou espiritual, causas estas aleatórias.

Se pararmos para pensar, se definirmos Deus como a causa primária, e como não há nada para além desta causa, por ser uma causa primária, então poderia seguramente dizer que o acaso existe, já que este mesmo deus existiria por acaso, por ser uma coisa incriada, eterna... E se a causa primária existe por acaso ou é o acaso primário, então não duvidaria nada de que o que se baseia nesta causa também esteja em função desta aleatoriedade primária, seja ela o que for...

Ou seja, que o nosso universo se baseiaria nesta causa incriada que existe ao acaso, portanto haveriam eventos aleatórios em nosso universo, assim como para o que vai além dele (multiverso, plano espiritual, o que for). Se não me engano, a própria física quântica mostra que existem eventos aleatórios, logo o acaso existe. Mas ainda assim existem coisas que existem por causa de uma intenção, neste caso, as coisas que criamos.

Seria a raça humana produto de uma engenharia intencionada? Uma engenharia espiritual ou alienígena, como alguns acham? Talvez, mas daí teríamos que ter evidências disso. Ou seja, existem tanto eventos aleatórios quanto intencionados, mas teríamos que identificar o que é realmente intencionado ou aleatório.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2011, 14:32:03 »
Interessante essa teoria de que as pessoas sentem conforto em idealizar o mundo entre uma luta entre o bem e o mal, Domiciano, mas no que se refere ao Deus cristão, o fato de ele ser supostamente onipotente e onisciente faz a mera existência do mal ser um mistério. Se Deus representa o bem, quem causa os terremotos? Quem causa a fome? Quem causa um acidente? O diabo? Mas Deus não é infinitamente mais poderoso do que o diabo? Será que nenhum crente se pergunta isso?
Ao nos criar, Deus teria nos dado essa chance, de viver em um mundo sem o mal. Mas para mostrar a nós mesmos que, como criaturas inferiores a Ele, nós não merecíamos isso, ele nos fez passar pelo teste do Jardim do Éden, no qual fomos reprovados. Desde então, Ele decidiu dosar Sua generosidade com base em um atributo humano, a fé. Quanto mais fé temos, mais generosidade Ele teria para conosco.

É claro que em um desastre morrem crentes e descrentes. Mas isso não arranha a imagem de bondade divina, justamente por causa do mecanismo ad hoc que a protege: se morrem pessoas de fé, elas vão para o céu (coisa boa), se morrem pessoas sem fé, elas foram punidas (coisa boa), se pessoas de fé são prejudicadas, Deus fez o favor de poupar suas vidas e as está testando (coisa boa), e se pessoas sem fé são prejudicadas, estão sendo avisadas de que devem se arrepender (coisa boa).

O diabo, nesse caso, não seria visto como um agente contrário a Deus, mesmo que represente forças malignas. Ele é uma espécie de fiscal, que com o consentimento de Deus, nos faria passar por testes e provas, cujo objetivo é mostrar para nós mesmos se somos ou não dignos de um Paraíso.

É isso que alimenta a ingênua ideia de que estamos em um mundo sob controle. O mal aconteceria sempre com o consentimento de Deus, que deixa isso acontecer por um nobre motivo. A luta entre o bem e o mal não é uma luta entre Deus e o Diabo, mas uma luta entre a fé e o livre arbítrio.

Não sei o quanto da cristandade concordaria com essa visão, mas é mais ou menos isso o que eu pensava quando me considerava cristão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2011, 14:53:40 »
Tudo bem, Domiciano, você me converteu! :P

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2011, 14:55:46 »
Tudo bem, Domiciano, você me converteu! :P
Ficarei contente em receber 10% do seu salário! A minha conta é...  :lol:

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2011, 19:22:47 »
Uiliníli essa sua linha de raciocínio da tanta margem que da pra escrever um livro a respeito. Ela toca bem nas questões básicas da religiosidade perguntando o que seria deus diante dos fatos. A história do “se ele existe porque essas coisas ruins acontecem”.

Na boa? O ser humano se acha privilegiado porque pensa, ou porque pensa que pensa alguma coisa. Criou seus Deuses diante do espelho e quando os cultuam é uma verdadeira masturbação mental. Ora! Deus tem nossa imagem e semelhança não tem?

Pobre dos animais, da natureza, toda a bela e complexa trama da vida, nada mais do que um cenário teatral, peças cenográficas desprezíveis que estão ali para o grande espetáculo do homem, bastião da realidade que assim se encerra apenas porque ele está ali. Cultuemos em fim o homem acima de todas as coisas, ó santificado umbigo do vosso próprio universo... Amen!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2011, 14:02:57 »
É o famoso "antes ele do que eu" no aspecto religioso

Mas sem maldade (acho)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2011, 20:14:28 »
A luta entre o bem e o mal não é uma luta entre Deus e o Diabo, mas uma luta entre a fé e o livre arbítrio.
Bem, me parece que este raciocínio faz sentido. Neste caso o mal seria o livre arbítrio, ou seja, em fazermos o que nos der na telha, apesar do livre arbítrio ser relativo, pois que a vontade está sempre em função de alguma coisa. Em função de um instinto ou sentimento, ou em função de uma responsabilidade social ou então de algo que nos dê prazer.

A luta entre os nossos desejos e a fé, ou seja, em você se submeter a uma linha de pensamento e código moral, em detrimento dos seus desejos. Ou fico então com o mal. Porém ainda assim teria em mente as minhas responsabilidades, sendo esta não em função de uma crença, mas em função da preservação da espécie, apesar de eu achar que devem haver certas mudanças em nosso sistema social, grandes mudanças!

Mas isso não significa, com base no que eu disse, que sou mal em essência. Uma prova de minha bondade é que eu tenho uma profunda empatia com aqueles que são considerados excluídos socialmente, seja por uma deficiência física, mental ou então apenas pelo jeito diferente de ser em relação a um padrão cultural.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2011, 22:17:50 »
[...]
Não aconteceu nada com ela. Não aconteceu nada com a família dela, com os amigos dela. Morreram dezenas de milhares de pessoas, sem contar os desabrigados, mas não aconteceu nada. Graças a Deus.
[...]

Os que morreram, se feriram ou ficaram desbrigados "mereceram" esta punição. ::)
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 22:32:43 »
Não sei porque tanta dúvida. Kardec explica tudo. Um dia vocês vão entender.

:enjoo:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2011, 13:29:51 »
Até onde esse deus é egoísmo puro e simples?

Até onde?... É totalmente, pois este tipo de crente não tem nenhum interesse por Deus... a não ser se Ele o vai aceitar no Paraíso ou não... nada interessa a este tipo de crente exceto a sua salvação pessoal (e quanto muito da sua família próxima...). Deus é um mero meio da concretização do egoismo puro e simples do crente... e o resto, de facto, não lhe interessa para nada.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2011, 23:47:11 »
Por falar em ego, gosto do ateísmo freudiano, que considera a religião como uma neurose coletiva. Pelo fato deste traço neurótico individual se dissolver no evento coletivo da religiosidade, ele acaba pesando menos para o indivíduo.

E o superego religoso é o mais problemático ainda. É baseado na ética doutrinária que é muito tosca. Neste aspecto a neurose coletiva se apresenta de maneira mais severa, com os seus principais líderes proclamando as maiores asneiras pseudo-científicas. Essa ética doutrinária tem a sua grande fundamentação no paraíso através da salvação.

Embora Freud tenha analisado mais o judaísmo, a estrutura da religião cristã é muito parecida, principalmente com a figura paterna que deus representa através da proteção oferecida ao crente.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!