Autor Tópico: Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético  (Lida 1038 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline TMAG

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 646
  • Sexo: Masculino
Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
« Online: 13 de Maio de 2011, 06:22:45 »
Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
Priscilla Dacher - CNRS - 13/05/2011



A cavidade óptica usada no experimento é um dispositivo no qual determinados raios de luz permanecem confinados por meio de espelhos, nos quais eles ficam refletindo continuamente.
Óptica e física básica

A luz não viaja na mesma velocidade em todas as direções quando ela está sob o efeito de um campo eletromagnético.

Embora tenha sido previsto pela teoria, esse efeito contra-intuitivo foi agora demonstrado experimentalmente pela primeira vez por uma equipe da Universidade Paul Sabatier e do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), da França.

Os pesquisadores mediram, com uma precisão extrema - de cerca de um bilionésimo de metro por segundo - a diferença entre as velocidades de propagação da luz em uma direção e na direção oposta.

A diferença encontrada abre caminho para pesquisas mais aprofundadas com o objetivo de melhorar o modelo que descreve as interações das partículas elementares, o chamado Modelo Padrão da Física.

Os resultados também apontam para novas aplicações em óptica.

Velocidade da luz

No vácuo absoluto, a luz viaja a uma velocidade constante de 299.792.458 m/s - para facilitar, esse número normalmente é arredondado para 300 mil km/s.

Parece natural que ela se propagasse na mesma velocidade em todas as direções.

No entanto, existem situações em que essa propriedade não é válida, principalmente quando a luz está viajando sob o efeito de um campo elétrico ou de um campo magnético.

Esses casos foram inicialmente previstos pela teoria no final dos anos 1970, e deveriam ser observados mesmo em um vácuo. No entanto, essas variações muito pequenas são difíceis de confirmar experimentalmente.

O progresso tecnológico tornou possível a detecção desses efeitos em um gás, o nitrogênio no caso do experimento agora realizado.



Esquema descritivo do experimento que mediu variações na velocidade da luz sob a ação de um campo eletromagnético.

Para observar a variação da velocidade da luz, os pesquisadores projetaram uma cavidade óptica na qual os feixes de luz passam através de um dispositivo composto por ímãs e eletrodos, o que torna possível a geração de intensos campos elétricos e magnéticos - o campo magnético aplicado é 20.000 vezes maior do que a da Terra.

Uma cavidade óptica é um dispositivo no qual determinados raios de luz permanecem confinados por meio de espelhos, nos quais esses raios ficam refletindo continuamente.

Dessa forma, os pesquisadores conseguiram demonstrar experimentalmente que a luz não viaja na mesma velocidade em direções opostas em um gás sobre o qual está atuando um campo eletromagnético.

A diferença medida na velocidade da luz é de cerca de um bilionésimo de metro por segundo (m/s), ou seja, 10-9 m/s, o que equivale a 10-18 vezes a velocidade da luz.

Esta diferença infinitesimal, prevista pela teoria, é causada pelos campos magnéticos e elétricos.

Implicações teóricas e práticas

Os resultados abrem caminho para diversas novas pesquisas.

Em primeiro lugar, eles permitirão um refinamento das medições da anisotropia da propagação da luz. Aumentando a sensibilidade do dispositivo de medição, os pesquisadores poderão, no futuro, observar minúsculas falhas da invariância de Lorentz, que é uma simetria fundamental expressa como parte da Teoria da Relatividade.

Isso tornaria possível testar algumas propostas teóricas para melhorar o Modelo Padrão, um modelo que hoje descreve todas as interações entre as partículas elementares.

Em segundo lugar, essa anisotropia direcional, governada por um campo eletromagnético, pode gerar novas aplicações em óptica, tais como componentes cujo comportamento será diferente dependendo da direção, tudo controlado por um campo magnético externo.

Manipulando a velocidade da luz

Ao longo dos últimos anos, várias pesquisas têm feito descobertas sobre a velocidade da luz e sobre as possibilidades de manipulação dessa velocidade:

Aumentando a velocidade da luz

Fótons individuais superam velocidade da luz
Cientistas afirmam ter superado a velocidade da luz
Experimento faz luz viajar acima da velocidade da luz

Diminuindo a velocidade da luz

Redução na velocidade da luz é obtida dentro de um chip de silício
Cientistas da IBM "freiam a luz" no interior de um chip
Memória óptica armazena e recupera pulsos de luz individuais

Mexidas mais exóticas com a velocidade da luz

Cientistas conseguiram fazer a luz dar marcha-a-ré
Computador óptico poderá ser construído com luz congelada

Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=campo-eletromagnetico-altera-velocidade-luz&id=010115110513

« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 06:47:55 por Apóstolo da Ciência »
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re: Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2011, 09:34:15 »
Pergunta besta: O gás no interior do dispositivo devido ao campo eletromagnético não pode ter se "concentrado" em determinadas regiões causando essa diferença de velocidade? Ou melhor: A densidade no interior do dispositivo era absolutamente homogênea para não levar a nenhum erro de medição?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 11:15:34 »
"Adoro" a imprecisão do Inovaçào tecnológica. Não sào direções opostas, isso não existe. São sentidos opostos.

Justamente pela luz percorrer o mesmo espaço nos dois sentidos, é improvável que o efeito seja causado por alguma anomalia no meio.

Além disso, um campo magnético 20.000 vezes maior que o da Terra é um campo de 2 tesla, comparável com o de um aparelho de ressonância magnética hospitalar.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2011, 21:12:52 »
Citar
Fótons individuais superam velocidade da luz
Com isto fico pensando... será que a velocidade da luz (próximo a 300.000 km/s) só se aplica quando os fótons estão em conjunto? Se é assim, então os fótons se interagiriam de alguma forma entre si, já que um fóton individual pode ser acelerado para além de sua velocidade normal. Por favor, me esclareça melhor sobre isso. Há alguns que especulam que podem haver partículas cuja velocidade natural é superior a da luz (táquions, por exemplo). Seria isso também verdade? Se for, então realmente podem haver muitas partículas a serem descobertas...

Quem sabe com isso possamos descobrir todo um novo mundo...

Mas ainda assim será estranho para a estimativa de que a velocidade máxima do universo é a da luz...

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re: Velocidade da luz é alterada por campo eletromagnético
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2011, 22:12:09 »
Apóstolo da Ciência (teria te sobrado apenas isso depois de eu ter utilizado já o nick Cientista ou pretendes de fato exercer um inconcebível apostolado pela ciência?), não sei se abriu, com seus apenas 12 posts, algum outro tópico além desse. Mas tinha que ser logo, se o primeiro, uma cópia de um artigo desse esdrúxulo site da 'embromação babosológica'?




...os fótons se interagiriam de alguma forma entre si...
Santo princípio da equivalência! Será que eu deveria começar a usar emoticons? Principalmente aqueles bonequinhos rolando de rir? Não, eu não vou começar a fazer isso só por sua causa, Enio.


Por favor, me esclareça melhor sobre isso. Há alguns que especulam que podem haver partículas cuja velocidade natural é superior a da luz (táquions, por exemplo). Seria isso também verdade? Se for, então realmente podem haver muitas partículas a serem descobertas...

Quem sabe com isso possamos descobrir todo um novo mundo...

Mas ainda assim será estranho para a estimativa de que a velocidade máxima do universo é a da luz...
Eu até gostaria de fazer considerações sobre essas especulações, que são muito interessantes (mas não para o que você, explicitamente, deseja) mas, no seu caso, você precisaria, primeiro, esclarecer melhor como é possível te esclarecer sobre alguma coisa.

Esse "mundo novo" por que você tanto anseia pode ser uma enorme decepção para suas expectativas.
« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 22:17:09 por Cientista »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!